Após um hiato de 45 anos desde a última gravação no Brasil, os 50 ponteios de Camargo Guarnieri ressurgem pelas mãos de Karin Fernandes, pianista brasileira de renome internacional. O álbum digital democratiza uma das maiores obras da música de concerto brasileira, uma vez que as integrais anteriores não estão disponíveis nas plataformas de áudio. O público também poderá conferir ao vivo parte do repertório executado por Karin Fernandes em 29/1, quarta-feira, no Sesc Pinheiros.
Dividido em 5 cadernos, os 50 ponteios foram compostos por Guarnieri ao longo de 30 anos, culminando em uma obra que se equivale, na história da música de concerto brasileira, ao que seriam os prelúdios de Chopin para a música para piano em âmbito internacional. O termo “ponteio” vem de pontear, ou seja, dedilhar cordas e foi escolhido por Guarnieri para marcar a brasilidade de sua obra, com características únicas, diferenciando-os, assim, dos tradicionais prelúdios. Porém, assim como os prelúdios de Chopin, os ponteios do compositor brasileiro servem não de abertura para uma obra maior, mas são peças livres que compõem uma coleção independente, uma obra de grande concisão, que explora atmosferas diversas, com influências variadas.
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Os títulos, como “Saudoso”, “Raivoso e Ritmado”, “Com alegria” e “Dengoso, mas sem pressa”, remetem a essas atmosferas pensadas por Guarnieri, servindo como guias para quem os interpreta. Temas musicais que nos dão o tom de cada um deles. São peças curtas, porém de grande complexidade e profundidade.
“É quase como se fossem poemas. É uma ideia musical concentrada, muito lírica, alguns muito dramáticos, mas a maioria muito nostálgica. Fico imaginando que é uma obra para deleite próprio, que ele tinha prazer em fazer aquilo. Ele dedicava para amigos, parentes, alunos, jornalistas… uma forma de ele se relacionar com a música e com o mundo musical. Enxergo esses ponteios como uma produção muito prazerosa e muito pessoal dele.”, diz a jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca, também curadora do projeto.
Camila também enxerga que o lançamento reforça a tradição de grandes pianistas brasileiras, como Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Isabel Mourão e Laís de Souza Brasil. Muitas vezes, eram elas que alavancavam, com seus trabalhos, as carreiras dos compositores, levando seus nomes Brasil afora e internacionalmente. É o caso de Villa-Lobos que, na década de 20, tem sua obra levada ao exterior por Guiomar Novaes, à época mais famosa que o compositor. O mesmo aconteceu com Guarnieri a partir das interpretações de Isabel e Laís.
“Karin, além de amiga é uma grande pianista e interessada em música brasileira, com uma mente aberta. Eu falei ‘olha, eu acho que é você que tem que continuar esses registros e essa tradição e fazer uma nova versão desses ponteios’. Em 2024 faz 45 anos que a Laís gravou a versão dela. É muito tempo para uma obra dessa importância ficar sem um novo registro e eu acho que a Karin é a intérprete ideal neste momento”, completa Camila.
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Karin Fernandes, que toca peças de Guarnieri desde a infância e o coloca como um de seus compositores favoritos, enfatiza que não há como um(a) bom/boa pianista não passar pela obra de Guarnieri em sua formação, uma vez que o considera um dos músicos mais importantes da história da música de concerto. Segundo ela, as peças, que não passam de duas páginas de partitura, são ao mesmo simples, quando pensamos na concisão que propõem, e complexas na construção.
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“Ele tem uma forma de construir muito diferente. Acha caminhos muito interessantes. A escrita do Guarnieri não é fácil para uma leitura à primeira vista justamente porque ele sempre vai por caminhos diferentes. Você tem que se dedicar bastante. É uma música complexa para você realmente entender musicalmente. Você pode até seguir as orientações da partitura, mas nunca é só isso. Sempre acho que tem que tocar muito para descobrir pequenos detalhes musicais, dele.”, destaca Karin.
DISCO ’50 PONTEISO DE CAMARGO GUARNIERI’ • Karin Fernandes • Selo Sesc • 2025
Músicas / compositor (Camargo Guarnieri)
1. Ponteio No. 1: Calmo, com Profunda Saudade
2. Ponteio No. 2: Raivoso e Ritmado
3. Ponteio No. 3: Dolente
4. Ponteio No. 4: Gingando
5. Ponteio No. 5: Fatigado
6. Ponteio No. 6: Apaixonado
7. Ponteio No. 7: Contemplativo
8. Ponteio No. 8: Angustioso
9. Ponteio No. 9: Fervoroso
10. Ponteio No. 10: Animado
11. Ponteio No. 11: Triste
12. Ponteio No. 12: Decidido
13. Ponteio No. 13: Saudoso
14. Ponteio No. 14: Confiante
15. Ponteio No. 15: Incisivo
16. Ponteio No. 16: Tranquilamente
17. Ponteio No. 17: Alegre
18. Ponteio No. 18: Nostálgico
19. Ponteio No. 19 (Homenagem a Ernesto Nazareth): Calmo
20. Ponteio No. 20: Vagaroso
21. Ponteio No. 21: Decidido
22. Ponteio No. 22: Triste
23. Ponteio No. 23: Vigoroso
24. Ponteio No. 24: Tranquilo
25. Ponteio No. 25: Esperto
26. Ponteio No. 26: Calmo
27. Ponteio No. 27: Cômodo e Expressivo
28. Ponteio No. 28: Calmo e Sentido
29. Ponteio No. 29: Saudoso
30. Ponteio No. 30: Sentido
31. Ponteio No. 31: Triste
32. Ponteio No. 32: Com Alegria
33. Ponteio No. 33: Queixoso
34. Ponteio No. 34: Calmo e Solene
35. Ponteio No. 35: Dengoso
36. Ponteio No. 36: Tristemente
37. Ponteio No. 37: Com Humor
38. Ponteio No. 38: Hesitante
39. Ponteio No. 39: Dengoso
40. Ponteio No. 40: Con Moto
41. Ponteio No. 41: Tristemente
42. Ponteio No. 42: Dengoso, Mas Sem Pressa
43. Ponteio No. 43: Grandioso
44. Ponteio No. 44: Desconsolado
45. Ponteio No. 45: Com Alegria
46. Ponteio No. 46: Íntimo
47. Ponteio No. 47: Animado
48. Ponteio No. 48: Confidencial
49. Ponteio No. 49 (Homenagem a Scriabin): Torturado
50. Ponteio No. 50: Lentamente e Triste
– ficha técnica –
Karin Fernandes – piano | Gravado no estúdio Arsis em julho, agosto e setembro de 2024 | Gravação, mixagem e masterização: Adonias Jr. | Produção executiva e texto: Camila Fresca | Produção gráfica e capa: Alexandre Calderero | Afinação de piano: José Roberto Chico Giraldi | Foto: Dani Gurgel || Vídeo EPK – Imagens: Flavinho Vogtsmannberger, Bárbara Carneiro e Renan Abreu | Entrevistas: Renan Abreu e Sofia Calábria | Som: Adonias Jr. | Edição e finalização: Renan Abreu | Assessoria de imprensa: Sofia Calabria Y Carnero/ Selo Sesc | Selo: Sesc | Distribuição digital: Tratore | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 17 de janeiro | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩Assista o EPK: clique aqui.
SERVIÇO
Recital de lançamento 50 Ponteios de Camargo Guarnieri
Data/horário: 29 de janeiro 2025 | quarta, às 20h
Onde: Sesc Pinheiros (Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo/SP)
Credencial plena: R$ 15; Meia-entrada: R$ 25; Inteira: R$ 50
Venda online a partir de 21/1 e nas bilheterias das unidades a partir de 22/1.
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>> Siga: @karin_fernandes_piano | @selosesc
SOBRE CAMARGO GUARNIERI
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) foi um dos maiores compositores e maestros brasileiros, reconhecido internacionalmente por sua obra. Nascido em Tietê, no interior do estado de São Paulo, filho de imigrantes italianos de origem modesta que tinham grande admiração pela música, começou a compor aos 13 anos de idade. Tendo Mário de Andrade, que conheceu aos 21 anos, como seu mentor intelectual, foi influenciado pelo movimento modernista, o que determinou os caminhos do seu estilo musical.
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Entre os feitos de sua carreira, foi diretor do Coral Paulistano e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A partir de 1975, tornou-se diretor artístico e regente titular da então recém-criada Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), onde permaneceu até o final da vida. Dentre sua vasta obra, que contempla uma ópera, sinfonias, concertos, música de câmara, obras corais, peças para piano e mais de 300 canções, compôs os 50 ponteios para piano, seu primeiro e principal instrumento.
SOBRE KARIN FERNANDES
A pianista Karin Fernandes nasceu em São Paulo, Brasil, e participou de cursos de especialização em Portugal com Maria João Pires, na França com o pianista Bernard Flavigny, e na Inglaterra, como bolsista integral no Third Oxford International Piano Festival/2001, onde teve masterclasses com Menahem Pressler, Pierre-Laurent Aimard, Oxana Yablonskaya, Maria Curcio e Cristina Ortiz. No Brasil, Karin foi aluna de Lina Pires de Campos, ampliando seus conhecimentos musicais em seu país natal.
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Como solista, já se apresentou com a Filarmônica do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSUSP, OSESP, Camerata OSESP, Ensemble Cairn (França), Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe e Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), entre outros. Também é recitalista ativa, com apresentações frequentes na Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Portugal) e na América do Sul (Brasil, Argentina e Paraguai). Recentemente, realizou sua terceira turnê europeia, com recitais em Berlim e em Paris.
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A pianista foi premiada em 1º lugar em 21 concursos de piano no Brasil e conquistou o primeiro lugar no importante e disputado X Prêmio Eldorado de Música em 1999. Em 2015, o seu álbum “Cria – Nova Música Brasileira para Piano, Vol. I” recebeu o Prêmio Concerto como o Melhor CD do Ano no Brasil. No ano seguinte, o seu álbum “Seresta, Choro e Homenagem a Fructuoso Vianna”, que apresenta peças de Camargo Guarnieri para piano e orquestra, foi finalista na categoria de Melhor Álbum Clássico de 2015 no prestigioso 27º Prêmio da Música Brasileira, competindo com outros dois CDs, ambos da OSESP. Em abril de 2017, a pianista foi reconhecida como Melhor Instrumentista Clássica no Prêmio Profissionais da Música. Em 2019, o terceiro álbum do seu trio, intitulado “Trio Puelli”, que apresenta a primeira gravação integral dos Trios para piano, violino e violoncelo de Radamés Gnatalli, foi escolhido como o CD do Ano pelo Prêmio Concerto.
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SOBRE O SELO SESC
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em: sescsp.org.br/selosesc
SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 42 unidades operacionais com atendimento presencial e 4 unidades operacionais com atendimento não presencial no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
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Série: Discografia Brasileira / Música instrumental / Música clássica / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske