A esfuziante trajetória da mineira de Caetanópolis, que cruzou os céus do Brasil e se tornou uma estrela de primeira grandeza de nossa música, ganha um completo registro iconográfico no livro “Clara, uma fotobiografia” (uma parceria Numa Editora e Editora PUC-Rio), organizada por Julio Diniz, e será lançada sábado, dia 2 de março, às 13 horas na quadra da Portela (Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz).
.
Aos ensaios de Rodrigo Alzuguir (pesquisador e especialista em música brasileira), Julio Diniz (professor da PUC e gestor cultural), Giovanna Dealtry (doutora em letras e autora de Clara Nunes – guerreira), Aza Njeri (doutora em Literaturas Africanas), Luiza Marcier (estilista e designer) e Rodrigo Faour (jornalista e historiador da música brasileira) “Clara, uma fotobiografia” acrescenta uma impressionante coleção de imagens.
Há desde as fotos de Wilton Montenegro, célebre por haver retratado os maiores nomes de nossa música na segunda metade do século XX, Thereza Eugênia, Ricardo Beliel, até imagens de acervos como o Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Estado de Minas, revistas Manchete e O Cruzeiro, Museu da Imagem e do Som (Coleções Nelson Motta e Jorge Murad) e Instituto Moreira Salles (Coleção José Ramos Tinhorão), em um amplo arco visual.
.
“Clara era a alma do Brasil como cantora”, disse uma vez Chico Buarque, e isso reforça o fato de que ela recusava o rótulo de “sambista”– “Sou uma cantora da música brasileira”. E que ao deixar o catolicismo mineiro pela umbanda, passou a encarnar tudo o que as raízes africanas trouxeram de belo ao Brasil. Muitos artistas deixaram seus depoimentos no livro – de Maria Bethânia a Marisa Monte, de João Bosco a Dori Caymmi, confirmando que sua estrela ainda brilha como poucas na constelação de nossa música.
SERVIÇO
Lançamento: Clara, uma FotoBiografia
Data/hora: sábado, dia 2 de março | às 13 horas
Local: Quadra da Portela (Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz)
O LIVRO
“Clara, uma FotoBiografia”. organização Julio Diniz. Rio de Janeiro, Numa Editora e Editora PUC-Rio, 2024
Sinopse: Uma fotobiografia recheada de textos que contam a história desta mineira que saiu das Geraes para conquistar o Brasil. Clara é uma voz para ser sempre ouvida, uma mulher que engrandeceu a arte de cantar os dilemas, alegrias e sonhos do ser brasileiro
* Compre o livro: clique aqui.
.
.
.
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…
“O avô na sala de estar: a prosa leve de Antonio Candido” mostra a intimidade…
DIVINDADES INCÓGNITAS Dizem que de divindades terrestres entre nós se encontram cada vez menos. Muitas…
Pensamentos noturnos Tão belas na rútila luz soberana, Guia do navegante aflito, sem norte (E…