Dia 23/3, terça-feira, o evento exibido na plataforma Zoom, às 16h30, será acompanhado de uma animada oficina (ritmo, vocal e corporal) com inscrição antecipada
Ritmo, voz e corpo, tudo em harmonia no lançamento do audiolivro “Brincando com o Samba”, seguido de oficina dedicada às crianças de 4 a 6 anos de idade. Após temporada na Itália atuando no ensino da arte e educação, a carioca, atriz, pedagoga, bailarina e escritora Dayze Nascimento apresenta aos brasileiros em nova versão, seu livro, ilustrado e musicado, que conta uma história animada para toda a criançada.
A realização do projeto foi possível pelo patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura – SMC, contemplado em edital pela Lei Aldir Blanc – Prêmio “Arte & Escola”. A intenção com o projeto é estimular nas crianças da pré-escola o interesse pela leitura através do ritmo, das artes cênicas e artes visuais, respeitando as diferenças e as formas privilegiadas de conhecer o mundo através do brincar.
O “Brincando com Samba”, que tem edição impressa pela Editora Sinnos (Roma, Itália, 2002), surgiu a partir da criação do poema “Amarelinhos” de autoria de Dayze. Para ela, a inspiração veio como um suspiro de encantamento, entre dois momentos:
_ O primeiro – de observar crianças negras, do morro do Salgueiro, recolhendo doces pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, durante os festejos de São Cosme e Damião. O segundo – ao escutar o canto da ala das baianas, descendo a comunidade do Salgueiro, no bairro da Tijuca, durante o carnaval de 1983.
Segundo a autora os anos se passaram e o poema correu trilhas até chegar à cidade de Roma. Na capital da Itália ela morou e trabalhou por 15 anos, onde idealizou e desenvolveu o “Laboratório Performativo de Pedagogia Teatral Afro-brasileiro” – LPTAB, programa criado pela artista e educadora, um método intercultural e inter-transdisciplinar que se iniciou a contação de histórias.
O audiolivro “Brincando com o Samba” – Sinopse:
Um pintinho de nome, “Brasileirinho”, nasce emitindo som muito parecido com o do instrumento musical de nome “cuíca”. O som fascinante, contagia toda a cidade do Rio de Janeiro. E logo, se compõe uma banda musical que decide levar a alegria em uma cidade vizinha.
A Oficina:
As crianças brincam com os ritmos, com as palavras, com as imagens. Experimentam a musicalidade, o movimento do corpo, o canto. Passam a conhecer, valorizar e respeitar o território, a comunidade do entorno, os costumes e hábitos da cultura brasileira e, em especial: a cultura afro-brasileira.
Sobre a autora:
Dayze Nascimento é produtora, representante da EspressartBrasile, autora de literatura para a infância, atriz, com formação em Escola de Dança Angel Vianna. Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO, com graduação em Arte Performance do Espetáculo – Universidade “La Sapienza di Roma”, Itália.
Desde 1991 em Roma, Dayze Nascimento por meio da EspressartBrasile, dedica suas atividades aos processos educativos através dos programas: “Livro Vivo Itinerante”, e “Pedagogia Teatral de Educação Intercultural” (Afro–brasileira). São frutos de experiências e de pesquisas, realizadas por Dayze em escolas de Roma, Itália e Estado do Rio de Janeiro.
Ficha Técnica:
Produção Executiva e Direção Artística: Dayze A.N. Azevedo
Produção Musical: Luiz Henrique Prado de Farias
Produção Online: Cris Nascimento
Comunicação e Design: Andrezza Paulo
Texto e Ilustrações: Dayze Nascimento
Músicas: “Para ser Feliz e Brincar” e “Um Novo Tempo Chegou”- gravadas em Apê Estúdio. Arranjo de Luiz Prado de Farias e composição (letra e melodia) de Dayze Nascimento
Percussão – oficinas: Diogo Presuntinho.
Mais informações sobre o “Brincando com o Samba” e Dayze Nascimento
Blog: EspressartBrasile
SITE: Espressartbrasile
Youtube: Espressart Brasile
Serviço
23/3, terça-feira,16h30 às 17h.
Evento gratuito
Lançamento do audiolivro “Brincando com o Samba”, de Dayze Nascimento + oficina (ritmo, vocal e corporal) para crianças de 4 a 6 anos de idade, mediante inscrição antecipada neste link .
Onde: Plataforma Zoom
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…