O documentário “Até que a vida nos separe”, com direção de Emilia Silveira, será exibido no próximo dia 10/5 no Senado, em Brasília/DF e no dia 15/5, no Rio de Janeiro. Diretora e equipe estarão acompanhando as sessões.
.
“Até que a vida nos separe” retrata a vida e obra do deputado federal e senador constituinte Nelson Carneiro. Nascido na Bahia e Botafoguense, Nelson Carneiro foi responsável pela aprovação de mais de mil leis, dentre elas a Lei dos Royalties de Petróleo e do controle de caça às baleias, mas sua luta mais celebre e especial se deu para implantar o divórcio no Brasil. O longa documental entrelaça a vida e a história do grande político brasileiro, peça chave na promulgação da nova constituição brasileira durante a redemocratização, com as lutas do movimento feminista e da sociedade em favor da mulher. Bem como seu papel de destaque, ainda que nos bastidores, nos fatos políticos relevantes da segunda metade do século XX e na busca das minorias por liberdade e direitos civis.
.
BIOGRAFIA DA DIRETORA
Diretora, roteirista e produtora, dirigiu seis longas documentais: “Setenta”(2014) e “Galeria F”(2016), sobre fatos ligados à ditadura civil-militar; “Silêncio no Estúdio”(2017), sobre a jornalista, escritora e apresentadora Edna Savaget; “Tente Entender o que Tento Dizer”(2019), sobre pessoas que vivem com HIV; “Callado”(2021), que se aproxima da vida e da obra de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, Antonio Callado; e “Até que a Sorte nos Separe” sobre o parlamentar Nelson Carneiro, responsável pela aprovação de mais de mil leis, dentre elas a Lei do Divórcio.
.
Para a TV, Emilia Silveira dirigiu as séries “Histórias de um Tempo de Guerra” (Canal Brasil), “Tá no Quadro” e “Expedição Água” (TV Globo). Já na GloboNews, dirigiu séries sobre Bossa Nova, Tom Jobim e Cartola. Seus próximos projetos, para o cinema e plataformas de streaming, são o documentário “Sem Saída”, que trata do sistema carcerário feminino, e a série de ficção, baseada em fatos reais, “Primeira Página”. A temporada de abertura, intitulada “Feliz Aniversário”, aborda a atuação de grupos neonazistas no país.
.
Como jornalista, foi vencedora de um prêmio Esso e repórter do Jornal do Brasil, do O Globo, além de editora e editora-chefe de telejornais, programas e eventos no Departamento de Jornalismo dos Canais Globo. Na área de Entretenimento da mesma TV Globo, foi diretora, autora e diretora-geral de programas musicais, especiais e transmissões ao vivo. Emilia Silveira é sócia da produtora 70 Filmes.
ICEM – INSTITUTO CULTURA EM MOVIMENTO
Fundado em 2002, o ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) nascida da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento – uma rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros que se tornou o maior circuito não formal de cinema da América Latina. Com atuação em todas as 27 Unidades da Federação, o ICEM dedica-se à produção de projetos com grande relevância sociocultural como o “Marco Universal – Direitos Humanos”, que contribuiu para a divulgação dos Objetivos do Milênio, através da criação de um acervo de 9 curtas-metragens, o “Cinema Para Todos”, que democratizou o acesso à produção cinematográfica nacional através da distribuição de vales-ingressos para alunos das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, o “Cinema Pela Verdade”, que levou às universidades filmes que abordam a temática da ditadura e o “70 Olhares sobre os Direitos Humanos” projeto que teve por objetivo a promoção da Declaração Universal de Direitos Humanos, através da produção de 70 filmes de 1 minuto, em parceria com 60 estudantes e 10 cineastas de todo o Brasil. Nesses 22 anos de atuação, os projetos do ICEM já beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas em 1480 municípios e 844 universidades de todo o país.
.
Ademais, entendendo o cinema como ferramenta para a transformação social, o ICEM investe também na produção de documentários, dentre dentre os quais destacamos “Nunca Mais Serei a Mesma”, seleção oficial em festivais internacionais como o 16º DocsMX, o 10º Olhar de Cinema e o 9º FIDBA, “Histórias da Fome no Brasil”, que conta com o apoio da FAO, PMA – Programa Mundial de Alimentos, Ação da Cidadania e IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, e “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”, vencedor da Medalha de Ouro no 26º FIPADOC – Festival International de Programmes Audiovisuels de Biarritz.
.
.
FICHA TÉCNICA RESUMIDA
Idealização: Daniel Souza
Produção: ICEM
Direção: Emilia Silveira
Produtores: Alberto Graça, Luciana Boal Marinho e Daniel Souza
Produtor executivo: Ricardo Favilla e Daniel de Souza
Diretor de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC
Som direto: Frederico Massine
Montagem: Vinícius Nascimento e Lívia Pimentel
Roteiro: Emilia Silveira, Rosane Hatab, Vinicius Nascimento e Miguel Paiva
Pesquisa: Marcus Fernando, Eloá Chouzal e Flora Rouanet
Apoio: Instituto Senador Nelson Carneiro
Distribuição: BRETZ FILMES
.
SERVIÇO
Lançamento do documentário “Até que a Vida Nos Separe – Uma Biografia de Nelson Carneiro”, com direção de Emilia Silveira
.
BRASÍLIA
Data: 10 de maio, quarta-feira
18h30 coquetel, 19h00 exibição do filme, 20h20 debate com a diretora do filme e convidadas.
Local: Salão Negro – Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes
.
RIO DE JANEIRO
Data: 15 de maio, segunda-feira
19h retirada de ingressos
Local: Estação Net Rio* – Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
* Sujeito a lotação (100 lugares)
.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Instituto Cultura em Movimento (ICEM)
Av. Franklin Roosevelt, 23
Sala 1201 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20021-120
Tel. + 55 21 3804-5600
icem@icemvirtual.org.br
Instagram @icemvirtual. clique aqui
Facebook. @icemvirtual. clique aqui.
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…
Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das existências dissidentes no espetáculo…
A Temporada 2025 da tradicional Série Dellarte Concertos Internacionais traz concertos de primeira linha com…
Los2 une MPB, samples e ritmos afro-cubanos em “Yo Quiero Vivir”. Faixa estará em álbum…