Músicos de uma nova geração, as afinidades musicais entre Luísa Lacerda e o Quarteto Geral são o ponto de partida de um trabalho que se iniciou há 10 anos. Luísa é cantora e violonista, considerada um expoente da nova MPB. Convidada para apresentações com renomados artistas, já lançou três discos e dois EPs. O Quarteto Geral é formado por Daniel Ganc (viola caipira), Lucas Gralato (violão), Lucas Videla (percussão) e Tomaz Retz (flautas). Em 2023 lançam seu disco de estreia, fundamentando sua linguagem autoral a partir de uma concepção sonora própria. O diferencial do grupo é a sonoridade, fazendo o uso de instrumentos não convencionais como panela, cadeira, queixada, viola caipira, violão e flautas.
.
O show Luísa Lacerda e Quarteto Geral homenageiam compositores do estado do Rio de Janeiro é parte da programação do Festival ¡HOLA RIO! que acontece em Madrid. Serão duas apresentações, uma no dia 23 e outra no dia 30 de setembro, que passam pelos diferentes gêneros e ritmos musicais presentes no estado do Rio. Os músicos cantarão e tocarão uma história a partir do olhar de compositores e poetas do estado, uma história musical cujo o fio condutor traz a mensagem de que o Rio de Janeiro foi fundado pela diversidade da miscigenação.
A partir de uma vasta pesquisa de compositores e letristas do estado do RJ da atualidade e pela vontade em homenagear o trabalho desses artistas, Luísa Lacerda e o Quarteto Geral sentiram a urgência em compartilhar com o público o maravilhoso trabalho que vêm desenvolvendo. O show, portanto, tem como mote principal apresentar ao público a consolidação desse trabalho.
.
O espetáculo apresenta uma seleção de canções escolhidas a partir de uma concepção estética que preza pelas diferentes manifestações culturais presentes no Rio de Janeiro – Maxixe, Choro, Marcha Rancho, Samba, Bossa Nova, Pagode e Funk – mesclados à sonoridade do grupo e à sua proposta de fazer musical.
.
É pautado nessa multiplicidade, e ao som da viola caipira, flauta, pífanos, violão, caxixi, queixada, percussão e voz, que Luísa Lacerda e o Quarteto Geral apresentam esse espetáculo. Um trabalho que resgata e apresenta um acervo musical fundamental da cultura popular brasileira.
Músicos premiados em diversos editais e concursos e com larga experiência em apresentações nacionais e internacionais, mostram um Brasil de gente nova que conhece e canta nossos compositores, que reverenciam Pixinguinha, Tom Jobim, Anacleto de Medeiros, Edu Lobo, Guerra-Peixe, Cartola, Villa Lobos, Nelson Cavaquinho, entre outros.
.
O projeto propõe um mergulho na cultura musical do estado do Rio de Janeiro, estimulando a troca de saberes entre diferentes nações e divulgando nossa cultura, tão apreciada e reverenciada fora do país. Um trabalho que resgata e apresenta um acervo musical fundamental da nossa cultura popular, criador de uma escola que rendeu frutos e que permanecerá sempre em atividade.
A valorização da cultura é um fator de inclusão social e o resgate da memória de um povo é condição imprescindível, pois estabelece um diálogo entre as pessoas, garantindo assim a permanência da nossa cultura e sua diversidade.
.
O ¡Hola Rio! é uma realização da Casa de América, do Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (SESC RJ) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC). A correalização é da Prefeitura de Madri e Programa 21distritos, com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Madri e produção executiva da Cinco Elementos Produções.
FICHA TÉCNICA
Luísa Lacerda (voz) | Lucas Gralato (violão) | Daniel Ganc (viola caipira) | Tomaz Retz (flauta) | Lucas Videla (percussão) | Direção musical: Quarteto Geral | Coordenação de produção: Tomaz Retz, Maria Holanda e Fátima Kzam | Produção executiva: Elis Ribeirete / Design Próprio | Fotos: Alex Santana @alexsantanaphotographer | Direção de arte: Gui Pondé @gui_ponde | Assessoria de imprensa: Ana Paula Romeiro
.
SERVIÇO
Espetáculo: Luísa Lacerda e Quarteto Geral homenageiam compositores do estado do Rio de Janeiro
Festival ¡Hola Rio!
Onde? Nave de Terneras, Arganzuela, Paseo Chopera, 10 28045, Madrid / Espanha
Quando? 23 de setembro e 30 de setembro, às 20h
.
Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…
No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…
Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…