quarta-feira, dezembro 18, 2024

Maestra chinesa Elim Chan e percussionista holandês Domniq estarão à frente da Osesp no programa desta semana

Concertos acontecem na Sala São Paulo entre quinta (19/set) e sábado (21/set) e trazem repertório com obras de Anna Clyne, Peter Eötvös e Dmitri Shostakovich; apresentação de sexta-feira (20/set) será transmitida ao vivo no YouTube da Orquestra.
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O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.

Nesta semana, de quinta-feira (19/set) a sábado (21/set), a Osesp recebe pela primeira vez na Sala São Paulo a regente chinesa Elim Chan, atual titular da Sinfônica de Antuérpia. Nascida em Hong Kong, Chan já foi regente assistente da Sinfônica de Londres e principal maestra convidada da Royal Scottish National Orchestra.
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O repertório terá início com This midnight hour, composição da jovem britânica Anna Clyne (1980-), que será seguida por Speaking drums, do húngaro Peter Eötvös (1944-2024). Subintitulada “Quatro poemas para percussão e orquestra”, a obra estreou em 2013 e, segundo o compositor, foi inspirada em um poema de Sándor Weöres, no qual cada frase tem uma forma mais complexa que a anterior. Os ritmos formam palavras, as palavras formam frases e as frases criam uma narrativa. O solista será Dominique Vleeshouwers, conhecido profissionalmente como DOMNIQ, um virtuoso percussionista holandês que combina performances solo com projetos inovadores e colaborações com dançarinos, artistas plásticos e escritores.
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Na segunda parte do programa, entra em cena um dos maiores sinfonistas do século XX, o russo Dmitri Shostakovich (1906-1975). A monumental Sinfonia nº 10 foi estreada pela Filarmônica de Leningrado sob a direção de Yevgeny Mravinsky em 17 de dezembro de 1953. Em seus 50 minutos de duração, mergulhamos num mundo de tragédia e mesmo de terror, que só será redimido com o fim triunfal. Vale lembrar que a performance de sexta-feira (20/set) terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Osesp no YouTube.

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OSESP – foto: acervo Osesp

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas. A cada ano, a Osesp realiza em média 130 concertos para cerca de 150 mil pessoas. Thierry Fischer tornou-se diretor musical e regente titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Além da Orquestra, há um coro profissional, grupos de câmara, uma editora de partituras e uma vibrante plataforma educacional. Possui quase 100 álbuns gravados (cerca de metade deles por seu próprio selo, com distribuição gratuita) e transmite ao vivo mais de 60 concertos por ano, além de conteúdos especiais sobre a música de concerto. A Osesp já realizou turnês em diversos estados do Brasil e também pela América Latina, Estados Unidos, Europa e China, apresentando-se em alguns dos mais importantes festivais da música clássica, como o BBC Proms, e em salas de concerto como o Concertgebouw de Amsterdam, a Philharmonie de Berlim e o Carnegie Hall. Mantém, desde 2008, o projeto “Osesp Itinerante”, promovendo concertos, oficinas e cursos de apreciação musical pelo interior do estado de São Paulo. É administrada pela Fundação Osesp desde 2005.

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Elim Chan – regente | foto: Simon Pauly

Elim Chan regente
Nascida em Hong Kong, Elim Chan foi regente convidada da Orquestra Nacional Real Escocesa de 2018 a 2023 e é regente titular da Sinfônica da Antuérpia desde 2019. Na temporada 2023-2024, estreia no Festival de Salzburgo, com a Orquestra de Paris, as orquestras das Óperas Estatais de Berlim e de Dresden e a Filarmônica de Nova York. Outras estreias estão programadas com a Orchestre Métropolitain, em Montreal, bem como com a Orquestra de Minnesota, a Sinfônica de Seattle e a própria Osesp. Retorna ainda à Filarmônica de Los Angeles, à Sinfônica de St. Louis, à Filarmônica de Oslo, à Sinfônica da Rádio Sueca e à Philharmonia em Londres. Em 2023, iniciou colaboração de três anos com a Sinfônica de Castilla y León como Regente Associada. Foi a primeira mulher a vencer a Competição de Regência Donatella Flick, o que lhe permitiu passar a temporada de 2015-2016 como regente assistente na Sinfônica de Londres. Na temporada seguinte, ingressou no programa de Bolsas Dudamel da Filarmônica de Los Angeles. Em temporadas recentes, Elim Chan estreou com a Sinfônica de Chicago, a Orquestra de Cleveland e a Mahler Chamber Orchestra.

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DOMNIQ – percussão | foto: Roy Overdijk

DOMNIQ percussão
O percussionista holandês Dominique Vleeshouwers, conhecido como DOMNIQ, já tocou como solista junto a orquestras como a Royal Concertgebouw, a Tokyo Sinfonietta, o conjunto Asko|Schönberg, as Orquestras de Câmara e Filarmônica dos Países Baixos e a Filarmônica de Nizhny Novgorod. DOMNIQ leva em turnê seu próprio programa solo, Water Ripples, bem como obras de Daniel Wohl, Vincent Houdijk, Samuel Carl Adams e Hanna Benn, destacando o lado lírico da percussão. Em 2014, cofundou a produtora Combined Creatives para apoiar sua visão de artes interdisciplinares. Nesta temporada, ele traz seu novo projeto, World of Rhythm, ao Concertgebouw. Em 2020, foi o primeiro percussionista a vencer o prestigiado Dutch Music Prize. DOMNIQ é um artista da marca Adams, e seus instrumentos de percussão são apoiados pelo Fundo de Cultura Príncipe Bernhard (Holanda) e pela Sichting Eigen Muziekinstrument.

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Sala São Paulo – foto: Tuca Vieira

PROGRAMA
OSESP
ELIM CHAM regente
DOMNIQ percussão
Anna CLYNE | This midnight hour [Esta meia-noite]
Peter ËOTVÖS | Speaking drums [Falando percussão]
Dmitri SHOSTAKOVICH | Sinfonia nº 10 em mi menor, Op. 93
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SERVIÇO

19 de setembro, quinta-feira, 20h30
20 de setembro, sexta-feira, 20h30 — Concerto Digital
21 de setembro, sábado, 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 271 (valores inteiros)
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 35,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 20,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.
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A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.


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