COLUNISTAS

Mais teatro – Cristovam Freitas

Ontem fui ver “Grande Sertão, Veredas”, com direção da Bia Lessa! Foi como se eu tivesse sido arrebatado! Ela conseguiu transcrever a monumental história de Riobaldo Tatarana para o palco de modo tão absolutamente magistral que até agora estou tentando absorver todas as imagens, sons, cheiros.

O CCBB foi o palco dessa maravilha. Não o palco do teatro, mas aquele átrio central. Uma armação de andaimes cerca o palco, em formato de arena retangular. A plateia fica muito próxima da ação e a sonorização, que a princípio pode causar algum estranhamento, é o ponto mais surpreendente. Fones de ouvido nos conectam aos sons, falas, trilhas, músicas. Talvez por causa desse recurso o transporte ao universo do Guimarães Rosa tenha sido tão absoluto! Não ouvimos mais nada, só os sons da peça. A trilha sonora foi assinada por ninguém menos que Egberto Gismonti, o mago. Dispensa maiores comentários. Na medida exata do transporte para a atmosfera dos matos, planícies, serras e coivaras dos Gerais.

No papel de Riobaldo/Tatarana, Caio Blat é o destaque absoluto! Manteve as duas horas e meia de espetáculo com a energia lá em cima, no máximo. Voz, corpo, gesto, tudo absolutamente impecável! O elenco todo faz tudo. Não há hierarquia entre os integrantes. São pássaros, árvores, aracnídeos, reses.

A minha maior expectativa era para a cena da hecatombe dos cavalos. Essa passagem no romance é daquelas coisas de se ler com lágrimas nos olhos. A atriz que narra, Luisa Arraes, é exata. Traduz com perfeição o quanto se fica estupefato com a crueldade dos homens frente a alimária indefesa.

Enfim, superou o outro espetáculo que eu havia visto sobre a obra de Guimarães Rosa: “O Vau da Sarapalha”, do grupo teatral paraibano Piollin. Até ontem, era a mais esplendorosa experiência teatral que eu havia vivido. Bia Lessa superou. Obrigado, Dionísio! EVOÉ!

* Cristovam Freitas. Bacharel em direito, dublê de jornalista, ator semiprofissional. Bicha pintosa, ativista, não discreta e dentro do meio. Quer saber mais acesse aqui!

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

João Fênix lança seu álbum de duetos ‘Pequeno mapa do tempo’

“Pequeno mapa do tempo” reúne duetos do cantor João Fênix com Jonna, Almério, Moreno Veloso,…

9 horas ago

Lúcia Santos lança álbum ‘Eu não quero prosa se não for pra tanto’

Álbum da poeta e letrista Lúcia Santos tem as participações de Anastácia, André Bedurê, Ceumar,…

12 horas ago

Roger Resende lança single ‘Cavaco Madeira’

O cantor e compositor Roger Resende antecipa seu novo EP com a intimista “Cavaco Madeira”.…

14 horas ago

Fi Bueno lança single ‘Cabra da Peste’

Single 'Cabra da Peste' anuncia novo álbum autoral de Fi Bueno, gravado com produção do…

17 horas ago

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

2 dias ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

2 dias ago