Marco Pereira e Rogério Caetano lançam álbum ‘Folia das Cinco’

“Marco Pereira e Rogério Caetano, violonistas de gerações distintas, estrelas incandescentes do ‘Mundo Violão Brasil’, lançam um álbum esplêndido: ‘Folia das Cinco’. Cada qual em seu reino – Marco, um emblema do violão brasileiro, instrumentista exuberante, compositor dos mais importantes e executados mundo afora, professor, arranjador, um legítimo jedi musical, referência obrigatória e permanente. Rogério, herdeiro da tradição do violão de 7 cordas de aço, do choro e do samba, partiu do legado do pioneiro Dino 7 Cordas e ressignificou o instrumento e sua linguagem, tornando-o solista, improvisador, dialogando com outros mundos musicais e influências. O álbum revela a majestade desses dois artistas em voo autoral em que tudo está na órbita da beleza, da sofisticação e do encantamento. Nada é dispensável. O ouro do violão do Brasil está ali: o virtuosismo, os sons e os sentidos, dialogando com a dança dos ritmos e gêneros, recriados e revestidos de fúria, suingue, lirismo, além de impressionante leveza e sintonia. O aço e o nylon. Música divina brotando da matéria, do baile das cadeias carbônicas e do ferro dessas ligas. Liga das ‘unhas de nylon’ e ‘dedos de aço’ de Marco Pereira e Rogério Caetano em que o violão do Brasil se consagra e se sacraliza. A participação brilhante de Zélia Duncan, Pretinho da Serrinha, Amoy Ribas e Marcelinho Moreira amplia ainda mais a espessura artística e a ressonância do álbum em faixas que revelam a dimensão de acompanhadores magníficos e sensíveis, conectados com a tradição da canção brasileira.”  (Swami Jr)
.
Dois exímios violonistas brasileiros, o paulistano Marco Pereira, 73, (violão de 6 cordas de nylon) e o goiano Rogério Caetano, 46, (violão de 7 cordas de aço) lançaram nas plataformas digitais, um primor de trabalho: o álbum “Folia das Cinco”.

Embora pertençam a gerações distintas, os dois artistas abarcam experiências musicais e talentos excepcionais que unidos promovem um enlace no qual a dedicação e o respeito à música brasileira e a seus instrumentos fica evidente.
.
Além de excelente instrumentista, Marco Pereira é professor, compositor, arranjador e há muito referência no meio musical brasileiro e do exterior. Não há um álbum sequer desse artista que deixe a desejar. Seus trabalhos são todos primorosos e elevam a música brasileira ao patamar mais alto da música deste planeta.

Rogério Caetano não só domina por completo a tradicional sonoridade das cordas de aço do violão de 7 cordas vinda de um dos melhores instrumentistas de choro, o Horondino José da Silva, conhecido como Dino 7 Cordas (1918-2006), como a ela acrescenta, com habilidade e bom gosto, uma nova linguagem, além de uma técnica absurda. Rogerinho como é conhecido não se atém apenas ao choro, mas a outros gêneros como a valsa e o samba, nos quais sempre deixa impressa sua marca sonora quando sola, acompanha, improvisa ou compõe.
.
O diálogo entre os dois instrumentistas é claro, limpo, suave quando há de ser e vigoroso quando a peça assim solicita. As dinâmicas, nuances, harmonias e melodias promovidas por ambos traduzem sempre uma conversa franca, sincera, transparente, suingada, prazerosa e comum às boas rodas de choro e de samba, mas por vezes atingem fácil a sofisticação requerida das salas de concerto.

Em “Folia das Cinco” o encantamento que surge do encontro dos dois artistas é arrebatador. Segundo Swami Jr., outro violonista mestre do instrumento, de arranjos sempre bem escritos e autor de composições nas quais a brasilidade impera: “Nada [no álbum] é dispensável. O ouro do violão do Brasil está ali: o virtuosismo, os sons e os sentidos, dialogando com a dança dos ritmos e gêneros, recriados e revestidos de fúria, suingue, lirismo, além de impressionante leveza e sintonia”.
.
O álbum traz dez faixas superbem arranjadas pelos dois instrumentistas: “Folia das Cinco”, de Rogério Caetano; “Irene”, de Marco Pereira; “Obrigado Rapha!”, de Rogério Caetano; “Choro em Dó Menor”, de Marco Pereira; “Cidade Lagoa”, de Sebastião Fonseca e Cícero Nunes; “Samba pro Marcão”, de Rogério Caetano; “Uma Valsa para Rosa”, de Marco Pereira; “Amigo é Casa”, de Capiba e Hermínio Bello de Carvalho; “Tema das Águas”, de Rogério Caetano; e “Flor das Águas”, de Marco Pereira.

Participam ainda do álbum dois percussionistas craques, Amoy Ribas e Marcelinho Moreira, em “Folia das Cinco”, além de Pretinho da Serrinha, que dá o ar de seu talento em “Obrigado Rapha!” e em “Flor das Águas”.
.
A voz da cantora Zélia Duncan aparece em “Cidade Lagoa” e em “Amigo é Casa”, abrilhantando o álbum e mostrando o lado dos dois músicos como acompanhantes, que ocupam tais lugares com muita propriedade.
.
Com gravação e mixagem realizadas por Daniel Musy, Diego do Valle e Roger Freret, e masterização, por André Dias, “Flor das Águas” mal chegou e já ocupa lugar de referência quando o assunto é violão brasileiro.
.
Boa audição!

Capa do álbum ‘Folia das Cinco’ • Marco Pereira e Rogério Caetano • Selo Gravadora Galeão • 2024

DISCO ‘FOLIA DAS CINCO’ • Marco Pereira e Rogério Caetano • Selo Gravadora Galeão • 2024
Canções / compositores
1. Folia das cinco (Rogério Caetano) | Participação especial Amoy Ribas e Marcelinho Moreira
2. Irene (Marco Pereira)
3. Obrigado Rapha! (Rogério Caetano) | Participação especial Pretinho da Serrinha
4. Choro em dó menor (Marco Pereira)
5. Cidade Lagoa (Sebastião Fonseca e Cícero Nunes) | Participação especial Zélia Duncan
6. Samba pro Marcão (Rogério Caetano)
7. Uma Valsa pra Rosa (Marco Pereira)
8. Amigo é casa (Capiba e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação especial Zélia Duncan
9. Tema das águas (Rogério Caetano)
10. Flor das águas (Marco Pereira) | Participação especial Pretinho da Serrinha
– ficha técnica –
Marco Pereira (violão) | Rogério Caetano (violão 7 cordas de aço) | Participações especiais: Marcelinho Moreira (percussão – fx. 1) | Amoy Ribas (percussão – fx. 1) | Pretinho da Serrinha (percussão – fx. 3 e 10) | Zélia Duncan (voz fx. 5 e 8) || Produção musical: Marco Pereira e Rogério Caetano / Faixa 1: Marco Pereira, Rogério Caetano e Yamandu Costa | Técnicos de gravação e mixagem: Daniel, Diego do Valle e Roger Freret | Masterização: André Dias | Arte: Gabriel Leite | Texto: Swami Jr | Produção executiva: Mariana Matos | Selo: Gravadora Galeão | Formato: CD digital / Físico | Ano: 2024 | Lançamento: 23 de fevereiro / (físico) julho 2024 | ♪Ouça o álbum nas plataformas: clique aqui / ♩álbum completo: clique aqui.
.
>> Siga: @marcopereiraguitar | @rogeriocaetano7
> Sobre os artistas: MC/Bio | RC/Bio

Marco Pereira e Rogério Caetano – foto © Diego do Valle

LEIA TAMBÉM
:: ‘Xodós’, álbum de Paulo Bellinati e Marco Pereira
:: ‘Comum de Dois, álbum de Marco Pereira e Toninho Ferragutti
:: ‘Cristal’ – álbum e songbook de Marco Pereira
:: Álbum ‘Dois Destinos – Marco Pereira toca Dilermando Reis’
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
:: ‘Rogério Caetano Solo’ – álbum autoral com 10 temas para o violão de 7 Cordas
:: Encontro histórico, o piano de Cristovão Bastos e o violão 7 cordas de aço de Rogério Caetano
:: Gian Correa e Rogério Caetano homenageiam o mestre Waldir Azevedo em single
:: Coletivo Choro na Rua lança disco em homenagem ao trombonista Zé da Velha
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira /  Música instrumental / choro / jazz / álbum.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.

.

 

.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

4 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

4 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

5 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

5 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

5 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

5 dias ago