Compositora, poeta e artista plástica Maria Vasco comemora seus oitenta anos com novo álbum “Maria Vasco 80” e a mostra “TukurOitenta” apresentando seus últimos trabalhos em colagem.
.
O evento acontece no próximo dia 11, sexta-feira, às 19h30, no Estúdio Hanoi, com audição em primeiríssima mão do novo álbum. São 10 faixas com suas poesias musicadas pelos parceiros Armandinho Macedo, Arnaldo Brandão, Fernando Moura, João Callado, Toni Costa e Luiz Brasil.
Para a mostra Maria criou 30 colagens e entre elas um tukuru com 80 cones representando seus oitenta anos. A nova série dos seus “Tukurumans”, seres que ela criou em 2011 e que vivem no planeta fictício de Mamoremê, em formato de cone — feitos com vários materiais, como em tecido de lona pintados e recheados de espuma que podem ser tocados. Nesse trabalho Maria contou com a ajuda dos designers Márcio Roberto Caique Niemeyer e Monica Illa.
.
Natural de Recife, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Sua estreia como artista plástica se deu em 1967 nos Leilões de Arte de São Paulo organizados por Giuseppe Baccaro. Logo em seguida veio a primeira individual na ‘Arte Galeria’, também em São Paulo.
De lá para cá foram dezenas de exposições realizadas, teve duas de suas esculturas colocadas no Parque da Cidade, que fazem parte do Acervo do Museu Histórico da Cidade, no Rio. Entre 2015 e 2017, vieram a Exposição Planeta Mamoremê, no Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro, a Exposição incones na Galeria hrocha (Hélio Rocha) no Shopping Cassino Atlântico, Copacabana, Rio de Janeiro, e foi homenageada pelos seus 50 anos de arte com o lançamento da peça Sons de Vermelho, inspirada no Livro Vermelho de Maria Vasco.
.
No final dos anos 60 estreou na TV participando do programa ‘Mulheres de Ouro’, comandado por Bibi Ferreira. No Jornal Hoje, da TV Globo, participou apresentando a parte musical do jornal, tendo participado também do programa Satyricon. Na TVE participou de um programa com Fausto Wolf, Ziraldo e Sergio Cabral.
Foi a primeira porta-bandeira da Banda de Ipanema e fez parte de uma geração de artista que revolucionou nossa cultura como Tom Jobim, Fausto Wolff, Ziraldo, Jaguar, Rubem Braga, Carlinhos de Oliveira, entre tantos outros.
.
Com três livros lançados, “O livro vermelho de Maria Vasco”, lançado pela Tinta Negra, selo do Grupo Editorial Zit, “Plou” e “Oba” lançados pela 7Letras, Maria tem longa carreira. A música sempre esteve presente em sua vida tendo dois discos gravados e parcerias musicais com Paulo Moura, Paulinho da Viola, Moraes Moreira, Toni Costa, Ary Dias, Luiz Brasil e Fernando Moura, e agora o “Maria Vasco 80”.
SERVIÇO
Lançamento do álbum “Maria Vasco 80” e mostra “TukurOitenta”
Data: 11 de outubro 2024
Horário: 19h30
Local: Estúdio Hanoi – Rua Paula Barreto, 16, em Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Entrada Franca
Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…
O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…
Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…
Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…
Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…
A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…