AGENDA CULTURAL

Mauro Senise e Cristovão Bastos lançam ‘Choro Negro’ no Festival de Inverno de Petrópolis

O saxofonista e flautista Mauro Senise e o pianista Cristovão Bastos sobem ao palco do Palácio de Cristal – na série “Cristal Jazz”, dentro da programação do 22º Festival de Inverno de Petrópolis – Petrópolis/RJ, no dia 16 de julho, às 20h, com o show de lançamento do CD “Choro Negro – Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola.
.
Lançado pela gravadora Biscoito Fino, em formato físico e digital, o álbum celebra os 80 anos do grande mestre Paulinho da Viola, completados em novembro de 2022. O disco traz 10 faixas, sendo sete delas composições de Paulinho da Viola, duas parcerias de Paulinho da Viola com Cristovão Bastos e uma composição de Cristovão em homenagem a Paulinho.

“O álbum Choro Negro: Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola vem contrapor o som quase silente do grande mestre da Portela. Já alertava Rimbaud, “par délicatesse j’ai perdu ma vie”, num contexto social que ele chamou de “le temps des assassins.” Pois é armado de suavidade e delicadeza, afrontando a brutalidade dos homens e das ruas, que Paulinho da Viola tece na calada da noite sonhos que tocam fundo na alma e nos dedos de Cristovão e Mauro. Um antídoto para os venenosos dias de hoje, um maná para nossos anseios mais profundos. […] As múltiplas passagens em uníssono entre piano e sopro atestam a força dessa simbiose musical entre Cristovão e Mauro. Com este álbum, Senise acrescenta mais um grande compositor da MPB à sua série de Songbooks, que já inclui Edu Lobo (Casa Forte), Dolores Duran e Sueli Costa (Lua Cheia), Noel Rosa (com Gilson Peranzzetta), Gilberto Gil (Amor até o fim) e Johnny Alf (Ilusão à toa). E Cristovão Bastos não só reforça seu compadrio literal e figurado com Paulinho da Viola, mas o brinda ainda com a décima e última faixa do disco, “Outonal”. Alusão à idade a que chega Paulinho, o que não o desmerece, ao contrário: o torna eterno no coração brasileiro. Coração que, nesta encruzilhada crítica e nestes tempos chorados, pulsa mais forte em nossa arte e principalmente em nossa música.” – Roberto Muggiati (jornalista).
.
No roteiro do show estão: ‘Coração leviano’ (Paulinho da Viola), ‘Não me digas não’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), ‘Choro negro’ (Paulinho da Viola e Fernando Costa), ‘Um choro pro Waldir’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), ‘Para um amor no Recife’ (Paulinho da Viola) e ‘Não me digas não’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), entre outras. Para quem curte música instrumental de primeira linha, esse é um daqueles programas imperdíveis, Mauro Senise (sax e flauta) e Cristovão Bastos (piano).
.
O “Festival de Inverno de Petrópolis”, realizado há 22 anos pelo Instituto Dell’Arte, acontece de 14 a 23 de julho (2023) em diversas áreas da cidade. O festival, pioneiro da região serrana do estado do Rio, apresenta uma programação diversificada de alta qualidade artística que, além de dinamizar a vida cultural da serra, impulsiona a economia da cidade e arredores. Com concertos de música clássica, shows de jazz, e teatro oferece ainda oficinas musicais. Participe! Será tudo gratuito e você tem a oportunidade de ajudar os mais carentes doando alimentos. Uma experiência enriquecedora que contribui para o desenvolvimento cultural de Petrópolis e região serrana. Confira a programação completa do Festival de Inverno clicando aqui.

 

Cristovão Bastos Mauro Senise – foto: ©Nana Moraes

SERVIÇO
Show Lançamento do CD “Choro Negro: Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola” / Mauro Senise (sax e flauta) e Cristovão Bastos (piano)
Série: “Cristal Jazz” do Festival de Inverno de Petrópolis
Local: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá – s/nº, Centro – Petrópolis/RJ
Data: 16 de julho (2023) | Domingo
Horas: 20H00
Entrada: Gratuita*
Realização e produção: Dell’Arte
*Toda a programação é gratuita, ancorada na “Campanha da Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições carentes da região.
> Mais informações: clique aqui.
.
>> Imagem capa da matéria: Cristovão Bastos e Mauro Senise – foto: Nana Moraes.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Violonista André Siqueira lança álbum ‘Aura’

Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…

17 horas ago

Barão Vermelho apresentará o seu novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador (RJ)

O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…

20 horas ago

Fi Bueno lança ‘Que Clichê’, parceria com Zeca Baleiro

Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…

20 horas ago

Cristina, 1300: A escrita visual e a imemorabilidade poética de Affonso Ávila, por  Clarice Lippmann

Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…

22 horas ago

O peso das formas, do padrão e o vazio do pertencimento, por Clarice Lippmann

Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…

23 horas ago

A ciência, o jogo e o fascínio pela roleta no universo de “The Eudaemonic Pie”

A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…

23 horas ago