MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo divulga quatro novas ações

A MITsp traz boas novas ainda para 2023: o programa Estação 2023, que faz o lançamento da Plataforma Pedagógica com quatro workshops de profissionais da Argentina, da África do Sul, da Bolívia, da França e da Alemanha, o 3º Encontro de Curadoria em Artes Cênicas e a abertura da convocatória para a MITbr – Plataforma Brasil
.
Em outubro, três iniciativas retomam as ações da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, um esquenta para sua nova edição, prevista para acontecer de 1º a 10 de março de 2024: o programa Estação 2023, que lança a Plataforma Pedagógica com quatro workshops ministrados por artistas vindas da América do Sul, da África e da Europa. As convidadas são a argentina Vivi Tellas, a sul-africana Ntando Cele, a boliviana Maria Galindo e a francesa Phia Ménard. Os encontros, presenciais e gratuitos, vão de 16 de outubro a 15 de dezembro, em diversos locais de São Paulo. Esta ação é apresentada / viabilizada por meio da Prefeitura Municipal de São Paulo por meio de sua Secretaria de Cultura.

Entre 4 e 6 de dezembro, será realizada a 3ª edição do Encontro de Curadoria em Artes Cênicas, com o coreógrafo e diretor sul-africano Jay Pather, a partir das experiências obtidas como curador nos festivais sul-africanos Infecting the City, um festival de arte pública na Cidade do Cabo e Arte ao Vivo, do ICA – Institute for Creative Arts. Ele também participou de eventos europeus como o Spielart, em Munique, na África (2020/2021), e em várias cidades da França, e Afrovibes, nos Países Baixos. Esta atividade é parte integrante do programa Estação 2023 e assim como os workshops da Plataforma Pedagógica, tem apresentação feita pela Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Cultura.
.
Entre os dias 11 e 31 de outubro, a MITbr – Plataforma Brasil, programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras, abre convocatória para inscrições de grupos e artistas de todo Brasil. A seleção dos finalistas será anunciada no dia 5 de dezembro de 2023. As inscrições também devem ser feitas pelo site mitsp.org.

A MITbr – Plataforma Brasil, um dos pilares programáticos da mostra internacional lançada em 2018, procura promover produções contemporâneas nacionais. Os grupos e artistas selecionados têm a oportunidade de se apresentar para programadores de festivais nacionais e internacionais. A iniciativa representa um passo importante para a expansão do reconhecimento do teatro brasileiro no cenário internacional, fomentando sua circulação e visibilidade.
.
Espetáculos e artistas participantes da última edição da MITbr – Plataforma Brasil, em junho de 2022
A MITsp, um evento anual das artes cênicas que prioriza os diálogos com artistas e a inovação na investigação da linguagem cênica, foi idealizada em 2014 por Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum – Encontro Mundial das Artes Cênicas), que exercem a função de diretor artístico e diretor geral de produção, respectivamente. Nessa trajetória de uma década, o ator e gestor cultural Rafael Steinhauser foi somado à equipe como diretor institucional.

MITsp – Estação 2023 – Plataforma Pedagógica
O Programa Estação 2023 vem ao encontro de um desejo de ampliar as atividades pedagógicas da MITsp para além do período de março a cada ano. Para tanto, com o aporte e viabilização por meio da Secretaria de Cultura de São Paulo, a MITsp lança sua Plataforma Pedagógica com quatro importantes nomes do teatro e da dança da cena mundial para a realização de oficinas, que acontecem entre 16 de outubro e 15 de dezembro, em vários espaços da cidade de São Paulo. A ideia é que essa Plataforma lance, ao longo do ano, vários workshops, sempre com convidados internacionais que dialoguem com o conceito e a busca contemporânea que a MITsp faz em suas edições anuais.
.
Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e seleção. A primeira a ser realizada é a da diretora argentina e criadora da abordagem do biodrama Vivi Tellas, que usa a história pessoal dos participantes para o jogo teatral. Outras presenças confirmadas são a sul-africana Ntando Cele, a boliviana Maria Galindo e a francesa Phia Ménard. As inscrições devem ser feitas pelo site mitsp.org.

Estação 2023 – Plataforma Pedagógica – Workshops
Biodrama: a Dramaturgia do Destino – 16 a 20 de outubro
Quem inaugura estas ações é a diretora, curadora e atriz argentina Vivi Tellas, criadora do biodrama, abordagem que mescla teatro, documentário e autoficção.
.
Potencializando Narrativas/Autobiografias – 6 a 10 de novembro
Em novembro, é a vez da performer sul-africana Ntando Cele comandar um workshop. A artivista está engajada nas discussões sobre negritude, preconceito social, racismo e branquitude. Inclusive, em 2017, na MITsp, apresentou o espetáculo com estrutura de comédia stand-up “Black Off”; bem como a obra “Go Go Othello”, que utiliza Shakespeare para discutir o espaço do negro no meio artístico.

A Revolução Puta – 27 de novembro a 1º de dezembro
A ativista e militante anarcofeminista boliviana María Galindo ministra o workshop A Revolução Puta. Nesta atividade, Galindo transporta as discussões centrais do universo da prostituição para um espaço político e poético. O ponto de partida é o documentário “A Revolução Puta”, realizado por ela com membros das organizações OMESPRO La Paz e OMESPRO Santa Cruz, entidades que lutam pelos direitos das trabalhadoras sexuais. O longa é estruturado em quatro curtas-metragens com as temáticas “Os Saberes da Prostituta”, “A Prostituta e o Trabalho”, “A Prostituta e o Estado” e “Testamento”. Em 2020, a artista esteve presente na MITsp com a performance “A Aula Invisível”, que parte da reativação criativa do protesto social, da assembleia e do manifesto político para indagar os horizontes da luta feminista.
.
Phia Ménard – 11 a 15 de dezembro
O último workshop é uma iniciativa da encenadora transgênero francesa Phia Ménard. A atividade ocorre entre e envolve dança e performance. A artista deseja se aproximar de outros criadores brasileiros. Em 2020, Phia apresentou o espetáculo “Contos Imorais – Parte 1: Casa da Mãe” na MITsp. O trabalho reflete sobre a identidade e os problemas da Europa de hoje, fazendo um paralelo entre a cidade alemã Kassel, no “rico norte” europeu, e a grega Atenas, imersa em crises.

3º Encontro de Curadoria em Artes Cênicas – 4 a 6 de dezembro
Nesta terceira edição do Encontro de Curadoria em Artes Cênicas, o coreógrafo e diretor sul-africano Jay Pather aborda o assunto a partir das suas experiências nos festivais sul-africanos Arte Pública Infecting the City (fundado em 2007) e Arte ao Vivo do ICA (fundado em 2014); bem como nos eventos europeus Spielart, em Munique, África (2020/2021), em várias cidades da França, e Afrovibes, nos Países Baixos, que ele formulou as suas ideias.
.
“É preciso aceitar que a arte não tem o imperativo de mudar a sociedade. No entanto, há uma falta de alinhamento entre as realidades materiais dos nossos públicos e os festivais que curamos? É suficiente abraçar em nossa curadoria temas de subjugação e descolonialidade, preservando, ao mesmo tempo, a forma e o acesso a essas obras, de maneiras que replicam sistemas antigos e exclusivos? Existe uma conexão entre o que é dolorosamente evidente na sociedade em macro escala e o que professamos estar fazendo no mundo da arte?”, reflete Pather.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o projeto MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – Estação 2023 . A realização é da Olhares Instituto Cultural, com coprodução da Corpo Rastreado, apoio da Casa do Povo e Goethe-Institut São Paulo. Assessoria de Imprensa da Canal Aberto.

SERVIÇO
De 16 de outubro a 15 de dezembro de 2023
MITsp – Estação 2023 – Plataforma Pedagógica
Workshops internacionais
Inscrições gratuitas no site mitsp.org
De 11 a 31 de outubro de 2023
Convocatória MITbr – Plataforma Brasil
Inscrições gratuitas no site mitsp.org
De 4 a 6 de dezembro de 2023
3º Encontro de Curadoria em Artes Cênicas – MITsp – Estação 2023
Inscrições gratuitas no site mitsp.org

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

3 horas ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

4 horas ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

5 horas ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

6 horas ago

Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’ na série Concertos de Eva

Jovem pianista mineiro com trajetória premiada no Brasil e na Europa, Rafael Ruiz é o convidado da…

6 horas ago

Mostra Bonecos Sem Fronteiras com a cia Caravan Maschera Teatro celebra 15 anos com espetáculos no Espaço Sobrevento

Cia Caravan Maschera celebra 15 anos com mostra Bonecos sem Fronteiras, no Espaço Sobrevento. Espetáculos…

7 horas ago