sábado, dezembro 21, 2024

Musical em Salto: Cordel Viajante conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino

O Núcleo Artístico Forró do Candeeiro faz uma circulação gratuita do espetáculo “Cordel Viajante” por várias cidades do interior de São Paulo. A nova apresentação acontece no domingo, dia 25 de agosto, às 19h, na Sala Palma de Ouro, no Teatro Municipal de Salto/ SP.
.
Trata-se de uma viagem poética ao sertão nordestino. Com texto do poeta e escritor baiano Marco Haurélio e direção de Raul Figueiredo, o trabalho une forró, baião, xaxado, galope, rastapé e canções juninas à poesia de cordel e à xilogravura. Nesse contexto, o repertório é formado de canções eternizadas por Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, Gil, Zé Dantas, Antônio Barros, Assissão e Humberto Teixeira.

Na trama, o público conhece Juarez, o protagonista da história, interpretado pelo ator Igor Mo. Ele parte em uma jornada de volta ao sertão nordestino para reencontrar sua amada Maria, após tentar a vida na cidade grande.
.
Enquanto busca por suas raízes, o personagem conduz os espectadores por paisagens, sensações e particularidades dessa região. A viagem atinge o ápice quando ele, enfim, reencontra seu grande amor, durante uma linda Festa de São João em uma noite estrelada.

Juarez personifica o povo nordestino, muitas vezes impelido a migrar pelo Brasil em busca de novas oportunidades, a ponto de acabar castigado pela saudade de viver distante da terra natal.
.
Ao longo da narrativa repleta de rimas, desenvolvida por Marco Haurélio, estão expostas tanto questões sociais quanto de sabedoria da cultura nordestina. O autor também é pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro.

“Todos os poemas foram compostos a partir das canções previamente escolhidas, costurando-as à jornada do protagonista. Esses textos precisavam ser curtos e incisivos, carregados de lirismo, mas sem pieguice. Escrevi tudo como se fosse um sonho de Juarez”, relata Marco.
.
Para completar toda essa atmosfera, o cenário, assinado por Dhiego Bueno, remete às estampas dos livretos de cordel, com ilustrações carregadas de símbolos sertanejos em xilogravuras criadas pelo artista Cadu Souza (Xilogravuras do Benedito).

O espetáculo estreou em uma temporada online em 2021, com direção de João Paulo Lorenzon. “Ele foi fundamental para fazer a conexão entre o protagonista e a banda. Há um diálogo entre Juarez e os instrumentos que evocam imagens e sensações. João também trouxe para a cena uma dimensão do sonho traduzido nas memórias e lembranças do personagem em sua viagem de volta ao sertão”, conta a cantora Julia King, que idealizou e produz o projeto.
.
Hoje, o “Cordel Viajante” conta com a direção de Raul Figueiredo. “O trabalho meticuloso dele e a forma lírica e lúdica com que o Forró de Candeeiro armou a latada completaram essa feliz junção de imaginários”, acrescenta Marco Haurélio.
.
Essas apresentações do trabalho foram contempladas pelo edital Proac nº17/2023 de Música Popular/ Circulação de Espetáculo, promovido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

revistaprosaversoearte.com - Musical em Salto: Cordel Viajante conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino
Espetáculo ‘Cordel Viajante’ – foto: Caio Galucci

Sobre o Núcleo Artístico Forró do Candeeiro
O Forró do Candeeiro nasceu a partir do grupo Forró do Cruzeiro, responsável por realizar apresentações em praças públicas em eventos comunitários na cidade de São Paulo para comemorar o São João.
.
Atualmente, o coletivo é formado por Daniel Doctors (baixo e voz), Ed Encarnação (zabumba), Fabio Katz (guitarra e voz), Julia King (voz), Rodrigo Scarcello (sanfona e voz), Wellington Tibério (percussão) e Camilo Zorrilla (percussão).
.
O espetáculo “Cordel Viajante” uniu esses artistas, que desejavam exaltar e homenagear a riqueza da cultura popular nordestina, em suas diversas linguagens.

revistaprosaversoearte.com - Musical em Salto: Cordel Viajante conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino
Espetáculo ‘Cordel Viajante’ – foto: Caio Galucci

SINOPSE
O espetáculo é uma viagem musical pela cultura popular brasileira, que une diversas manifestações artísticas, como forró, poesia de cordel e xilogravura. Cantado em clássicos do forró e contado em poesia de cordel, o trabalho narra a jornada de Juarez de volta para o sertão para reencontrar sua amada Maria. Memórias e sentimentos impulsionam sua caminhada pelos símbolos e paisagens desse lugar.

revistaprosaversoearte.com - Musical em Salto: Cordel Viajante conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino
Espetáculo ‘Cordel Viajante’ – foto: Caio Galucci

FICHA TÉCNICA
Voz: Julia King | Sanfona e voz: Rodrigo Scarcello | Baixo e voz: Daniel Doctors | Violão e voz: Fábio Katz | Zabumba: Ed Encarnação | Percussão: Camilo Zorrilla | Triângulo: Wellington Tibério | Narração/ Ator: Igor Mo | Equipe técnicaIdealização e produção: Julia King | Direção musical: Daniel Doctors e Rodrigo Scarcello | Texto/Poesia de cordel: Marco Haurélio Fernandes Faria | Direção de cena atual: Raul Figueiredo | Figurino: Vic Constantino | Iluminação: Lúcia Galvão | Técnico de som: Gabriel Gaucho ou Caio Alarcon | Maquiagem: Kathia Laurindo | Fotografia: Caio Galucci | Cenografia: Dhiego Bueno | Ilustrações: Cadu Souza (Xilogravuras do Benedito) | Assessoria de imprensa: Verônica Domingues – Agência Fática

revistaprosaversoearte.com - Musical em Salto: Cordel Viajante conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino
Espetáculo ‘Cordel Viajante’ – foto: Caio Galucci

SERVIÇO
Cordel Viajante, do Núcleo Artístico Forró do Candeeiro
Data: 25 de agosto, domingo, às 19h
SALA PALMA DE OURO – TEATRO MUNICIPAL DE SALTO
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 580 – Centro
Ingressos: gratuitos | Retirada na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
> Siga: @forro_do_candeeiro


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES