sexta-feira, abril 11, 2025

Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina, ganha sessões gratuitas e estreia comercial em novas praças do estado do Rio

Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina“, com direção de Ana Rieper, o documentário mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – entre eles, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
.
 Após conquistar o público em festivais e em circuito nacional em 2024, “Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina”, dirigido por Ana Rieper, com distribuição da Lira Filmes e co-distribuição da Vitrine Filmes, ganha um relançamento especial a partir de 12 de abril.

Durante dois meses, além do circuito de salas comerciais, o filme terá exibições gratuitas, realizadas em cineclubes, bibliotecas, centros culturais, escolas, universidades, equipamentos públicos, municipais ou estaduais, como Arenas Culturais e salas do grupo Cine+ no estado do Rio de Janeiro.
.
A ação amplia o alcance de um dos documentários musicais mais aclamados dos últimos anos, que mergulha no processo criativo de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, e outros artistas que revolucionaram a música brasileira, com o lançamento do disco, em 1972; levando a história do lendário álbum “Clube da Esquina” para públicos ainda mais diversos.

O projeto é viabilizado pelo apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e  Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
.
“Estamos falando de um filme que precisa ser visto em tela grande. Esse projeto nos permite chegar mais longe e a públicos que nem sempre têm acesso a produções como essa. E, principalmente, proporciona que o Clube da Esquina continue ecoando em novas gerações.” – afirma a diretora Ana Rieper, que participará de rodas de conversa após as sessões gratuitas em muitas das localidades.

Entre os locais gratuitos confirmados estão a Biblioteca Parque Presidente Vargas, a Arena Dicró, na Penha Circular, e Areninha Hermeto Pascoal, em Bangú; o Cineclube Rural, na Posse, Petrópolis, as salas do Cine + em Guapimirim, Itaocara, Casimiro de Abreu, Paraty e Areal, além de exibições em Miracema, Quissamã e Lumiar, entre outras localidades. A estreia será no dia 5 de abril 2025.
.
No circuito comercial – com ingressos acessíveis – o filme chegará a cidades do interior do Rio de Janeiro (e de Minas Gerais) que não receberam o longa em sua primeira passagem pelos cinemas garantindo que o público tenha mais oportunidades de vivenciar o impacto deste filme na tela grande.
.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO  

revistaprosaversoearte.com - Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina, ganha sessões gratuitas e estreia comercial em novas praças do estado do Rio
Documentário “Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina” – direção: Ana Rieper | foto: Cafi

Um disco que mudou a música brasileira
Lançado em 1972, o álbum Clube da Esquina é considerado por muitos críticos como um dos melhores discos da história da música brasileira e mundial. Milton Nascimento e Lô Borges -esse com apenas 16 anos quando começou a compor –  ao lado de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flávio Venturini, Wagner Tiso, Marcio Borges e outros músicos, criaram uma sonoridade inovadora, que desafiou as fronteiras entre o regional e o universal, e influenciou artistas do mundo inteiro.
.
Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina” recupera memórias e histórias inéditas de um movimento que ultrapassou o tempo e se transformou em símbolo da arte e da resistência brasileira. Com imagens sensíveis, narrativas emocionantes e canções que fazem parte da trilha sonora afetiva de gerações, o documentário apresenta ao público uma verdadeira viagem audiovisual a um dos períodos mais revolucionários da nossa música.

SOBRE A DIRETORA I Ana Rieper
Ana Rieper é documentarista e vem atuando na direção e roteiro de filmes que abordam a relação entre música e sociedade. Dirigiu os curtas Saara (1998), Veluda (2005) e Mataram meu Gato (2006), exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Seu trabalho mais conhecido é o documentário Vou Rifar meu Coração (2011), sobre o imaginário romântico no Brasil a partir do universo da música brega. É diretora e roteirista do documentário Clementina (2018), sobre a cantora Clementina de Jesus, entre outros longas e séries. Atualmente lança um longa musical sobre a família patriarcal brasileira e finaliza um documentário sobre o funk carioca – Massa Funkeira.

SOBRE A PRODUTORA | Paladina Filmes 
A Paladina Filmes é uma produtora de conteúdo audiovisual que tem se dedicado à realização de documentários sobre música e sociedade. Entre suas principais realizações consta o longa metragem “Vou Rifar meu Coração”, lançado em 2012, que participou de mais de 40 festivais no Brasil e no exterior. O primeiro documentário de longa metragem da produtora – “Na Veia do Rio” (2002), participou de mostras competitivas em festivais como FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), Doc Lisboa, forumdoc.bh e Sasà Awards – Festival Internacional de Cinema Ambiental – Itália, entre outros. Lançou em 2020 a série em 13 episódios “Natureza Feminina”, sobre ecologia e gênero; em 2024 o filme Nada Será Como Antes – a música do Clube da Esquina, está lançando em 2025 o longa documentário “Paraíso”, que teve estreia mundial em mostra competitiva no IDFA, em Amsterdam, e co-produz o longa “Massa Funkeira”, sobre o funk carioca, com grandes nomes do gênero.

SOBRE A DISTRIBUIDORA | Lira Filmes
A Lira Filmes atua na distribuição audiovisual desde 2018, buscando estabelecer estratégias de comercialização em parceria com os produtores e realizadores, e procurando obras que apostam na diversidade cultural, impacto social, identidade de gênero, conquista de direitos e na desconcentração regional. Lançou os longas-metragens Saudade e O Circo Voltou, ambos de Paulo Caldas, O Verde Está Do Outro Lado, de Daniel Rúbio, Sefarad, de Luis Isamel, Faz Sol Lá Sim, de Claufe Rodrigues, Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga, Luana Muniz – Filha Da Lua, de Rian Córdova e Leo Medeiros, Ménage, de Luan Cardoso, Luiz Carlini – Guitarrista De Rock, de Luiz Carlos Lucena e TENHO FÉ, de Rian Córdova. Além da estreia de Nada Será Como Antes, de Ana Rieper, a Lira Filmes prepara o lançamento dos longas Lo Que Queda Em El Camiño, de Jakob Krese e Danilo do Carmo, O Barulho Da Noite, de Eva Pereira, Levante, de Lillah Halla, Três Reis, de Steven Phill e Rua Aurora – Refúgio De Todos Os Mundos, de Camilo Cavalcante.

SOBRE O COPRODUTOR | Canal Brasil
O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

SOBRE A CODISTRIBUIDORA | Vitrine Filmes 
Criada em 2010, a Vitrine Filmes é uma distribuidora brasileira independente com mais de 150 títulos lançados, e uma das principais promotoras da circulação de produções independentes e autorais. Dentre seus lançamentos figuram títulos de grande sucesso, que ao longo de sua história já atraíram mais de de quatro milhões de espectadores, contabilizando apenas o público nas salas de cinema. Entre as ações inovadoras que marcam a trajetória da distribuidora está a Sessão Vitrine, projeto voltado para a formação de público, com ingressos mais baratos e projeções acompanhadas de debates, e que permite aos filmes uma maior permanência em circuito em um mercado caracterizado pela alta rotatividade.
.
NADA SERÁ COMO ANTES – A música do Clube da Esquina
Brasil, 2023, 79 min, cor/p&b
Sinopse: O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
Elenco: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Flávio Venturini, Marcio Borges, Murilo Antunes, Tavinho Moura, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva, Novelli, Nelson Ângelo, Luiz Alves, Duca Leal, Telo Borges, Marilton Borges, Paulinho Saturnino, Beto Lopes, Paulo Vilara.
Produção: Paladina Filmes
Coprodução: Canal Brasil
Distribuição: Lira Filmes
Codistribuição: Vitrine Filmes
Apoio à Distribuição: Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e  Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo
—————–
Assessoria de imprensa: Andrea Pessôa e Chris Martins


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES