Não Te Pareço Vivo?, do Màli Teatro fundado em 2017 por artistas que se encontraram no Centro de Pesquisa Teatral, CPT-SESC, dirigido por Antunes Filho, estreia curta temporada de 13 a 28 de julho, no Espaço Cultural A Próxima Cia, no centro. Este trabalho ganhou temporada de estreia em 2023, na Casa Livre, dirigido por Marcos de Andrade, com elenco formado por Anísio Serafim, Carol Marques da Costa, Chrystian Roque, Guta Magnani, Marcelo Villas Boas e Maria Clara Strambi.
.
O Màli assina colaborativamente a dramaturgia, que contou com as parcerias de Rogério Guarapiran na adaptação do texto de Sófocles, de Aline Santini no desenho de luz, direção de arte e figurino e concepção de Lívia Loureiro.
Não Te Pareço Vivo? dialoga com uma fábula clássica, Electra, de Sófocles, criando uma experiência no tempo presente com o espectador, sem se distanciar da realidade trazendo à tona temas urgentes. O Màli Teatro mergulhou no universo da Tragédia Grega e em seus desdobramentos na atualidade com a perspectiva de construir uma obra que expressasse a inquietação do grupo com os percalços e conflitos políticos vivenciados no Brasil dos últimos anos.
.
Impulsos atávicos típicos do universo trágico se misturam e se confundem com questões urgentes e contemporâneas, e parecem nos perguntar: poderá haver algum sonho coletivo de futuro em que construiremos um novo destino?
.
“O Teatro Màli definia nossa vida espiritual. Posso dizer com segurança que não fui educado em uma escola, mas no Teatro Màli”
- Constantin Stanislavski
SINOPSE
A história milenar da família dos Átridas e o mito de Electra são apresentados ao público em paralelo à descrição de uma tragédia que não deixou sobreviventes ocorrida numa comunidade não tão distante de nós. Os rituais fúnebres deste coro de mortos e a obra clássica de Sófocles se fundem em um chamado por justiça. Orestes retorna do exílio de volta para a casa para vingar a morte do pai, rei Agamêmnon, cujo assassinato é compulsivamente lamentado por sua irmã Electra, aquela que não esquece.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
O Màli Teatro se dedica ao espetáculo Não Te Pareço Vivo?, desde janeiro de 2020, quando surgiu no grupo a necessidade de abordar temas urgentes que espelham as inquietações do momento atual. Passaram-se dois anos de encontros virtuais devido à pandemia e se fez pulsante o desejo de amplificação dos temas das tragédias, desde a filosofia grega até o contexto histórico das peças, mais especificamente de “Electra”, de Sófocles.
.
Como consequência, surgiu também o interesse de aprofundamento da iconografia estética, tendo como influência não apenas o texto original, que é base para o projeto, mas todo o conteúdo literário acerca do mito de Electra e da rainha Clitemnestra. Então, apareceram como influências fundamentais: a Oresteia, de Ésquilo, as obras de Eurípedes e Sófocles, escritos e conceitos de Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Simone Weil e Miguel Rio Branco.
Durante esse período, o Màli incorporou parceiros de outras áreas para potencializar as discussões e aprofundar os temas surgidos. Durante os encontros foram também desenvolvidos materiais pelo elenco, tais como textos, trabalhos em vídeo e estudo das personagens, que reverberaram na concepção e na dramaturgia do espetáculo.
.
Para dar continuidade a esse movimento, o Màli deu início, em fevereiro de 2022, a encontros presenciais, os quais seguem em curso regularmente. O objetivo destes é, além de manter viva a pesquisa teórica que embasa a produção do espetáculo, desenvolver uma gramática em comum, composta pelas mais variadas referências, desde a literatura à fotografia, e por um trabalho técnico, vocal, corporal e mental, o qual se utiliza de diversos conhecimentos, e que pretende solidificar uma base para o trabalho interpretativo e de encenação que se seguirão no processo.
MÀLI TEATRO
O Màli estreou sua primeira peça teatral no SESC Avenida Paulista: “45 GRAUS”, baseada no novela “A Dócil”, de Dostoiévski, com direção de Marcos de Andrade. Desde então, o Màli se constitui como um grupo de pesquisa continuada, formado por artistas de diversas gerações que mantêm em suas trajetórias larga experiência voltada ao trabalho de pesquisa e se dedicam a aprofundar questionamentos relacionados ao mundo contemporâneo através da arte.
.
O grupo, formado por um coletivo oriundo do Centro de Pesquisa Teatral, CPT-SESC, coordenado por Antunes Filho, reúne profissionais de diversas áreas, e se debruçou desde 2020 em uma pesquisa continuada com o intuito de criar nova montagem teatral, intensificando seus estudos. Da psicanálise à filosofia, o Màli fez uma espécie de radiografia das peças trágicas gregas e seus principais autores, o que o levou à definição do objetivo artístico: a criação de uma obra tendo como eixo a famosa Casa dos Átridas, cujos personagens, membros de uma família, foram descritos inúmeras vezes em peças de todos os principais autores gregos do período, e em diversas outras obras desde então.
.
Em 2023 o Màli foi contemplado pela FUNARTE no laboratório de cena, realizou uma abertura de processo da peça Não Te Pareço Vivo? na Oficina Cultural Oswald de Andrade e estreou na CASA LIVRE em novembro.
FICHA TÉCNICA
Não Te Pareço Vivo?, baseado em Electra de Sófocles | Direção: Marcos de Andrade | Elenco: Anísio Serafim, Carol Marques da Costa, Chrystian Roque, Guta Magnani, Marcelo Villas Boas e Maria Clara Strambi | Assistência de direção: André Mourão | Dramaturgia: Màli Teatro | Adaptação Electra de Sófocles: Rogério Guarapiran | Cenografia e figurino: Lívia Loureiro e Màli Teatro | Desenho de luz: Aline Santini | Assistência e montagem de luz: Felipe Scalzaretto | Operação de luz: Laysla Loyse | Operação de som: André Mourão | Fotos: Caio Oviedo, Marcelo Villas Boas e Nicolle Comis | Vídeo: Frontera Filmes – Tiago Pinheiro e Luiza Rangel | Produção executiva: Carol Marques da Costa e Marcos de Andrade | Produção: Màli Teatro e Corpo Rastreado – Lud Picosque | Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro – Ofício das Letras | Mídias sociais: Barbára Rìcciardi | Arte gráfica: Anísio Serafim | Artista visual convidada: Isabella Beneduci | Agradecimentos: Cia Livre, Cia Razões Inversas, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Funarte – SP e A Próxima Cia | Realização: Màli Teatro
SERVIÇO
Espetáculo: Não Te Pareço Vivo?
Temporada: de 13 a 28 de julho
Sábados às 20h / Domingos às 19h
Ingressos: R$40 | R$20
Vendas de ingressos pelo Sympla – clique aqui.
Onde: Espaço Cultural A Próxima Cia
Endereço: Rua Barão de Campinas, 529
Classificação: 14 anos
Duração: 95 minutos
Capacidade: 60 pessoas
.
Este espetáculo faz parte da ação de Cessão de Espaço do Projeto ‘Revoltas Urbanas: Blocos e Barricadas’ contemplado pela 41a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…
No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…
Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…