Simone de Beauvoir
“Penso que amar, de fato, não é querer possuir, mas que amar seja querer criar elos com o outro ser que não são de possessão, no mesmo sentido de possuir uma roupa ou o que comemos.” – Simone Beauvoir
A escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir (1908-1986), consagrada por um livro fundamental para o movimento feminista, “O segundo sexo”, um marco teórico do feminismo no século XX, publicado em 1949.
Formada em filosofia pela Universidade de Sorbonne, onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre – com quem manteve um relacionamento por toda a vida -, De Beauvoir escreveu romances, ensaios, biografias, (e até uma autobiografia!) sobre filosofia, política e questões sociais.
Uma mulher atual, pensadora essencial de nosso tempo em suas mais diversas facetas: o existencialismo, a relação com Jean-Paul Sartre, o ativismo político, o feminismo, os romances e a análise sociológica. Beauvoir, continua sendo discutida dentro e fora do mundo acadêmico, atraindo a atenção de novas gerações de ativistas no Ocidente.
Assista aqui esta rara entrevista filmada em Paris pela Radio-Canada, que censurou sua difusão por pressão do arcebispo de Montreal, Simone de Beauvoir fala sobre existencialismo, religião, casamento, amor livre, entre outros temas.
Saiba mais sobre Simone de Beauvoir:
Simone de Beauvoir – aforismos e excertos
O espetáculo “Aquele Momento Em Que…”, com artistas do elenco da Associação Doutores da Alegria…
Com metáforas de resistência e realidade, espetáculo teatral 'Cavalos Pretos São Imensos' é o retrato…
O Barão Vermelho apresenta seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música inédita…
Após enorme sucesso e mais de 80 mil espectadores Mamma Mia! chega ao Teatro Riachuelo…
O Centro de Pesquisa em Artes faz nova temporada do espetáculo Geografia, estrelada por Elina…
Parceiros em cena e na memória do público, Marisa Orth e Miguel Falabella voltam a contracenar…