AGENDA CULTURAL

Ney Matogrosso ganha exposição no MIS, em São Paulo

Em Cartaz: Exposição “Ney Matogrosso” no Museu de Imagem e do Som de São Paulo – O público poderá conferir centenas de objetos originais, como figurinos, pôsteres, fotografias, trechos de apresentações e depoimentos. Na comemoração dos 50 anos de carreira, o artista também se prepara para a estreia da cinebiografia “Homem com H”
.
Um dos maiores intérpretes da música brasileira, Ney Matogrosso ganha homenagem no MIS SP, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. No ano de celebração dos 50 anos de carreira, o artista também terá sua vida contada nos cinemas em Homem com H, longa dirigido e escrito por Esmir Filho, que traz Jesuíta Barbosa como protagonista. Com produção da Paris Entretenimento e distribuição da Paris Filmes, o filme estreia nos cinemas no dia 1° de maio.

Homem com H acompanha a brilhante e intensa trajetória de Ney de Souza Pereira, desde sua infância, passando pelos períodos de repressão da ditadura no Brasil. Resistindo a toda forma de repressão da família e da sociedade, Ney Matogrosso desafiou preconceitos e inaugurou um estilo próprio.
.
Além de Jesuíta, o elenco conta com Jullio Reis (Cazuza), Bruno Montaleone (Marco), Rômulo Braga (pai de Ney), Hermila Guedes (Beíta, mãe de Ney), Mauro Soares (João Ricardo), Jeff Lyrio (Gerson Conrad), Carol Abras (Lara), Lara Tremoroux (Regina) e grande elenco.
.
Os elementos cenográficos desenvolvidos pela Paris Entretenimento para o filme poderão ser visitados na exposição “Ney Matogrosso”. A mostra faz um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação na frente dos palcos – desde a estreia como vocalista do grupo “Secos & Molhados”, até seu mais recente álbum “Nu com minha música”, o primeiro concebido separadamente de um show.

Dividida em seis áreas, a exposição exibe centenas de elementos têxteis como figurinos e adereços de shows e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Há trechos de uma entrevista concedida por  Ney Matogrosso ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, na ocasião dos 45 anos do museu. Diversas fotografias emblemáticas de todas as fases do homenageado estão na exposição também, em obras de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.

Cartaz “Homem com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso – Paris Filmes.

A curadoria da exposição é assinada pelo diretor-geral do MIS, André Sturm, o projeto expográfico é dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá e os textos da exposição foram compostos pelo jornalista Julio Maria, autor de “Ney Matogrosso – a biografia”, lançada pela Companhia das Letras em 2021. A exposição tem parceria do SENAC e apoio da Paris Filmes.

Ney no palco, 1975. Foto: Thereza Eugênia, cortesia da artista

SERVIÇO
Exposição “Ney Matogrosso”
Data: a partir de 21 de fevereiro 2025.
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3). Vendas: a partir do dia 5 de fevereiro pela plataforma Megapass.
Classificação indicativa: livre.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Ney Matogrosso – foto Madalena Schwarcz, 1974, Arquivo Madalena Schwartz, cortesia IMS

O longa Homem com H teve o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, por meio do edital de Cash Rebate de 2023.
.
A exposição é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROAC.
.
O MIS SP tem patrocínio da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio das empresas Unisys, Unipar, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Secos & Molhados – foto: Ary Brandi (1973-1974)
Secos & Molhados / Ney Matogrosso, no Teatro 13 de Maio, 1971- foto: Ary Brandi
Ney posa em sua casa, Rio de Janeiro. Foto Daryan Dornelles, cortesia do artista

——–
Assessoria de imprensa: Marina Magdaleno / Palavra Assessoria

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Álbum e audiovisual: Sambabook Beth Carvalho reúne uma constelação de artistas

Sambabook Beth Carvalho presta homenagem à madrinha do samba na sexta edição do projeto da…

4 horas ago

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

15 horas ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

16 horas ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

17 horas ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

18 horas ago

Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’ na série Concertos de Eva

Jovem pianista mineiro com trajetória premiada no Brasil e na Europa, Rafael Ruiz é o convidado da…

18 horas ago