Escrita originalmente em seis tomos entre 1920 e 1931, esta obra de Charles Andler [1866-1933] — germanista francês, professor de literatura no Collège de France e na Sorbonne — é provavelmente a maior, a mais bem elaborada e a mais completa biografia intelectual de Nietzsche.
No volume I, Andler mostra como se constituiu o pensamento do filósofo alemão a partir dos autores que o influenciaram, desde os antigos até os modernos, incluindo os seus contemporâneos.
No volume II, identifica o “pessimismo estético” do filósofo, sua constatação do “renascimento da tragédia” na cultura e a formação da sua “filosofia da ilusão”.
Finalmente, no volume III, esclarece o que entende como sendo o “transformismo intelectualista” de Nietzsche, sua última filosofia configurada nos “espíritos livres” e sua crítica da cultura da modernidade como decadência. Tudo vem articulado com os diferentes momentos da vida pessoal de Nietzsche e se baseia nas suas obras.
A trilogia de Andler, vista como um todo, aborda exaustivamente a temática presente no pensamento de Nietzsche, esclarecendo os principais desenvolvimentos das suas ideias.
Todos os grandes comentadores de Nietzsche precisaram considerar e citar esta obra monumental, que só existia — esgotada — em francês e agora é oportunamente lançada em português. Todos reconheceram sua importância e sua indispensabilidade, não somente para os estudiosos de Nietzsche, mas também para os que lidam com a filosofia de maneira mais ampla.
.
– por Noéli Correia de Melo Sobrinho
Doutor em filosofia pela PUC-Rio, tradutor e especialista na obra de Friedrich Nietzsche.
* * *
Sobre o autor
Charles Philippe Théodore Andler foi um importante germanista francês, professor titular de língua e literatura alemãs no Collège de France e na Sorbonne. Sua família, de cidadania francesa, permaneceu na Alsácia-Lorena depois que a região foi anexada à Alemanha em 1871.
Andler foi um militante socialista bastante ativo. Viveu em Berlim até 1891, onde estudou com Erich Schmidt e Heinrich von Treitschke. Tornou-se conferencista na École Normale Supérieure a partir de 1893. Em 1904 viajou a Weimar, onde conheceu Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã do filósofo, e Carl Albrecht Bernoulli, grande conhecedor do pensamento nietzschiano.
Publicou este monumental estudo — “Nietzsche, sa vie et sa pensée” — em seis tomos. Esta edição da Contraponto e da Editora PUC-Rio organizou os tomos originais em três volumes da seguinte maneira:
VOLUME I
Tomo I. Os precursores de Nietzsche
Tomo II. A juventude de Nietzsche até a ruptura com Bayreuth
VOLUME II
Tomo III. O pessimismo estético de Nietzsche
Tomo IV. A maturidade de Nietzsche
VOLUME III
Tomo V. Nietzsche e o transformismo intelectualista
Tomo VI. A derradeira filosofia de Nietzsche
JÁ DISPONÍVEL NO BRASIL PELA CONTRAPONTO EDITORA
clique no link para mais informações
Acompanhe edições e lançamentos pela fanpage da editora: CONTRAPONTO
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…
“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…