Escrita originalmente em seis tomos entre 1920 e 1931, esta obra de Charles Andler [1866-1933] — germanista francês, professor de literatura no Collège de France e na Sorbonne — é provavelmente a maior, a mais bem elaborada e a mais completa biografia intelectual de Nietzsche.
No volume I, Andler mostra como se constituiu o pensamento do filósofo alemão a partir dos autores que o influenciaram, desde os antigos até os modernos, incluindo os seus contemporâneos.
No volume II, identifica o “pessimismo estético” do filósofo, sua constatação do “renascimento da tragédia” na cultura e a formação da sua “filosofia da ilusão”.
Finalmente, no volume III, esclarece o que entende como sendo o “transformismo intelectualista” de Nietzsche, sua última filosofia configurada nos “espíritos livres” e sua crítica da cultura da modernidade como decadência. Tudo vem articulado com os diferentes momentos da vida pessoal de Nietzsche e se baseia nas suas obras.
A trilogia de Andler, vista como um todo, aborda exaustivamente a temática presente no pensamento de Nietzsche, esclarecendo os principais desenvolvimentos das suas ideias.
Todos os grandes comentadores de Nietzsche precisaram considerar e citar esta obra monumental, que só existia — esgotada — em francês e agora é oportunamente lançada em português. Todos reconheceram sua importância e sua indispensabilidade, não somente para os estudiosos de Nietzsche, mas também para os que lidam com a filosofia de maneira mais ampla.
.
– por Noéli Correia de Melo Sobrinho
Doutor em filosofia pela PUC-Rio, tradutor e especialista na obra de Friedrich Nietzsche.
* * *
Sobre o autor
Charles Philippe Théodore Andler foi um importante germanista francês, professor titular de língua e literatura alemãs no Collège de France e na Sorbonne. Sua família, de cidadania francesa, permaneceu na Alsácia-Lorena depois que a região foi anexada à Alemanha em 1871.
Andler foi um militante socialista bastante ativo. Viveu em Berlim até 1891, onde estudou com Erich Schmidt e Heinrich von Treitschke. Tornou-se conferencista na École Normale Supérieure a partir de 1893. Em 1904 viajou a Weimar, onde conheceu Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã do filósofo, e Carl Albrecht Bernoulli, grande conhecedor do pensamento nietzschiano.
Publicou este monumental estudo — “Nietzsche, sa vie et sa pensée” — em seis tomos. Esta edição da Contraponto e da Editora PUC-Rio organizou os tomos originais em três volumes da seguinte maneira:
VOLUME I
Tomo I. Os precursores de Nietzsche
Tomo II. A juventude de Nietzsche até a ruptura com Bayreuth
VOLUME II
Tomo III. O pessimismo estético de Nietzsche
Tomo IV. A maturidade de Nietzsche
VOLUME III
Tomo V. Nietzsche e o transformismo intelectualista
Tomo VI. A derradeira filosofia de Nietzsche
JÁ DISPONÍVEL NO BRASIL PELA CONTRAPONTO EDITORA
clique no link para mais informações
Acompanhe edições e lançamentos pela fanpage da editora: CONTRAPONTO
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…