O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe Eliana Pittman na edição de julho. A cantora e atriz carioca, conhecida como a “Rainha do Carimbó”, participa de bate-papo musical, mediado pela jornalista Laura Wie, no dia 17, às 20h. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integrar o roteiro da noite.
.
O programa mensal do MIS se divide em duas etapas: a primeira é conduzida pela historiadora Rosana Caramaschi, que registra, em estúdio, um completo depoimento sobre a vida e a obra do convidado. A segunda etapa é um bate-papo ao vivo no palco do Auditório MIS, com presença da Banda MIS, formada por membros do grupo Gama Musical e dirigida por Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos da personalidade homenageada. O projeto reúne, em sua coleção, centenas de entrevistas, reunindo mais de 5 mil horas de material, franqueadas gratuitamente à pesquisa desde 2011.
Sobre a convidada
Eliana Pittman nasceu no Rio de Janeiro e começou sua carreira aos 16 anos, acompanhada do saxofonista estadunidense Booker Pittman, seu padrasto. Juntos, eles cantavam jazz e bossa nova em diversas casas noturnas cariocas. Ao longo da década de 1970, Eliana lançou vários sucessos populares, como “Abandono”, posteriormente gravada por Roberto Carlos, “Sinhá pureza” e “Mistura de carimbó”. Por essas canções, ganhou o título de “Rainha do Carimbó”. A trajetória de Eliana nos palcos sempre foi permeada por um ecletismo musical cativante, trafegando com sofisticação e habilidade por estilos bem diferentes. Nos anos 2000, foi um dos destaques do espetáculo musical “7”, de Charles Mueller e Claúdio Botelho, ao lado de nomes como Alessandra Maestrini, Rogéria e Zezé Motta, reforçando também sua presença segura como atriz. Nos mais de sessenta anos de carreira, Eliana sempre soube usar sua qualidade vocal e sua capacidade artística multifacetada, e seus últimos dois álbuns de estúdio refletem isso: “Hoje, ontem e sempre” (2019) traz canções icônicas de Gilberto Gil, Chico César, Cazuza, Cartola, Tom Jobim, Edu Lobo, entre outros; já em “As canções de Elizeth” (2021), Eliana rende homenagem à cantora Elizeth Cardoso, com releituras de suas canções favoritas.
Sobre a mediadora
Laura Wie é palestrante e professora. Graduada em Letras pela USP e especializada em Fashion History pela Parsons-NY. Modelo internacional, desfilou e fotografou nas capitais mundiais da moda, onde trabalhou pessoalmente com renomados estilistas, como Karl Lagerfeld, Hubert de Givenchy e Ralph Lauren. Foi apresentadora nos canais de TV People&Arts, TV Cultura, Rede 21, TV Ideal, Rede TV e Record News. Atualmente, ministra cursos e palestras sobre a história da moda em várias instituições e escreve e produz conteúdo para matérias, podcasts e vídeos.
.
Sobre a banda
Banda MIS é um grupo de formação variável, composta por membros do grupo Gama Musical, que nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, os arranjos e a direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e os músicos da banda são pensados de acordo com cada artista convidado.
Sobre a pesquisadora e entrevistadora (em estúdio)
Rosana Caramaschi é historiadora com especialização em arte, crítica e curadoria. Tem larga experiência em música e artes cênicas, com ênfase em ópera. No segmento musical, o destaque é para atividades ligadas à música erudita e à música popular, sobre as quais realiza pesquisas e curadorias diversas. Desde a primeira edição do Notas Contemporâneas, realizada em 2011, é responsável pela pesquisa, pelo desenvolvimento de roteiro e pela condução do depoimento em estúdio.
.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè e Sorvetes Los Los.
SERVIÇO
Notas Contemporâneas – Eliana Pittman
Local: Auditório MIS SP (172 lugares) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 17 de julho 2024 | às 20h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: livre
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…