AGENDA CULTURAL

Nova exposição imersiva te leva para dentro das obras de Tarsila do Amaral

Tarsila para Crianças: Após o grande sucesso da exposição da artista no MASP, o ‘Farol Santander’ decidiu renovar e homenagear a pintora com uma exposição imersiva, em 3D.

O Farol Santander inaugurou a mostra Tarsila para Crianças. Dividida entre os pisos 19 e 20 do prédio, as sete estações temáticas totalizam cerca de 490 metros quadrados e fica em cartaz até fevereiro de 2020. Não há, no entanto, nenhum quadro original de Tarsila do Amaral.

A exposição imersiva tem projeto assinado pela YDreams Global e curadoria da sobrinha-neta Tarsilinha, Patrícia Engel Secco e Karina Israel. Recursos cenográficos, como almofadas e lustres, são usados para dar ao visitante a sensação de caminhar entre as obras.

Você encontrará quatro estações no vigésimo andar do Farol Santander. A primeira delas, Vila dos Sentidos, remete à infância da artista na fazenda em São Bernardo. Com inspiração no quadro A Feira, há quatro casinhas rodeadas por cestos de frutas. Em cada uma delas, está uma característica marcante da infância da pintora, como seu quarto com caixinha de música, a sala de estar com piano, fotos de família e seu perfume favorito. No segundo ambiente, inspirado em A Cuca, o público encontra projeções dos seres imaginários da obra. Também estão nesse andar áreas inspiradas em Cartão Postal, Urutu, O Touro e Floresta. Este último tem uma versão tátil, pensada para pessoas com deficiência visual.

Espaço ‘Jardim Afetivo’, no 19º andar do farol: animações e sons remetem aos quadros ‘O Sapo’, ‘Estação de Ferro’, ‘A Boneca’ e ‘Passagem com Touro I’ (Divulgação)

No andar de baixo, há mais três ambientes. O primeiro deles, o Jardim Afetivo, utiliza animações e sons que remetem aos quadros O Sapo, Estação de Ferro, A Boneca e Passagem com Touro I. Alguns dos sons utilizados são os ruídos da estação de ferro, da caixinha de música, o coaxar do sapo e barulho de grilos.

No andar de baixo, há mais três ambientes. O primeiro deles, o Jardim Afetivo, utiliza animações e sons que remetem aos quadros O Sapo, Estação de Ferro, A Boneca e Passagem com Touro I. Alguns dos sons utilizados são os ruídos da estação de ferro, da caixinha de música, o coaxar do sapo e barulho de grilos.

Espaço ‘Sol Poente’, no 19º andar: pensado para fotografias (Divulgação)

A mostra deve ficar em cartaz até 2 de fevereiro de 2020, e os ingressos podem ser comprados no site por R$ 25,00. Vale lembrar: a recente exposição Tarsila Popular, em cartaz entre abril e julho no Masp, foi um sucesso de público e gerou grandes filas em frente ao museu, caso que pode se repetir por aqui.

Farol Santander – Tarsila para Crianças

Rua João Brícola, 24, CentrO
Telefone: 3553-5627
Terça a domingo, 9h às 20h
R$ 25,00
De 26 de novembro/2019 a 2 de fevereiro/2020

*Com informações de Farol Santander/ e rev. Veja.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo solo ‘Caio em Revista’, com ator Roberto Camargo estreia temporada no MI Teatro

Espetáculo solo do ator Roberto Camargo, dirigido por Luís Artur Nunes, põe em cena textos…

3 horas ago

Leo Russo lança ‘Isabella’, parceria com Moacyr Luz

O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…

3 dias ago

Espetáculo ‘Eu conto essa história’ tem apresentação gratuita no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…

3 dias ago

Espetáculo ‘Quando o Discurso Autoriza a Barbárie’ estreia na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho

A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie na Casa de Teatro Mariajosé de…

3 dias ago

Espetáculo ‘Verme’, estreia curta temporada no Teatro Paulo Eiró

A Cia. Los Puercos inicia temporada do espetáculo Verme, no Teatro Paulo Eiró, localizado na Zona Sul de…

3 dias ago

Comedia musical ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ tem apresentações em seis teatros municipais de São Paulo

Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido e adaptado por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em…

3 dias ago