“O olho de Deus não joga dados”, álbum de Rogério Essin, é um trabalho pautado nas lições da alma brasileira: é musicalmente variado em estilos e sons, contém um crucial otimismo filosófico e se aproxima da antropofagia cultural em suas referências.
Inspirado na conversa entre Einstein e Max Born sobre a física quântica, em que ele afirma que Deus não joga dados com o universo, o cantor e compositor Rogério Essin criou o repertório de “O olho de Deus não joga dados”, seu primeiro álbum, em que apresenta 10 canções autorais e uma regravação, a canção “Você tá mais bonita”, de Antônio Ceará, seu pai, e Elias Soares.
.
O álbum traça um painel musical a partir de múltiplos olhares sobre o Brasil: um país que se vê mas nem sempre se enxerga, um país invisível a ser redescoberto, um país que olha para o mar e esquece de olhar para sua terra, um país que só é visto na reduzida faixa de terra entre o mar e a montanha, um país que ama profundamente os seus filhos naturais, adotivos, gratos e ingratos, enfim, um Brasil complexo, generoso e habitado por gente, como o próprio Rogério, com grande fé e esperança no futuro.
.
Produzido por Fernando Caneca, o álbum conta com as participações de Arthur Maia (baixo), Cesinha (bateria), Beto Sousa (acordeom), Lui Coimbra (Violoncelo), Cláudio Infante (bateria), Donatinho (teclado) e do próprio Fernando Caneca (guitarra e violões). O olho de Deus não joga dados traduz o resultado sonoro construído através da colaboração desses vários olhares musicais e suas perspectivas de mundo, mostrando que o todo é muito mais que a soma das partes, e que o que se faz coletivamente transcende o individual, ao mesmo tempo que o constitui e forma.
Segundo o artista: “O olho de Deus não joga dados” é um trabalho pautado nas lições da alma brasileira: é musicalmente variado em estilos e sons, contém um crucial otimismo filosófico e se aproxima da antropofagia cultural em suas referências. (Rogério Essin)
.
Compositor de mais de 200 músicas em cerca de dez anos, Rogério Essin foi descoberto em 2003 pelo renomado músico e produtor musical Paulo Calasans, que observou no jovem artista um talento raro, originalidade e criatividade. Desde então o artista foi ganhando a autoconfiança que precisava para cultivar seu talento, até que se sentisse pronto para a gravação do primeiro álbum “O olho de Deus não joga dados”, agora lançado orgulhosamente pela Zênitha Música.
.
Nascido no Rio de Janeiro numa família de artistas, o cantor e compositor Rogério Essin foi progressiva e irreversivelmente se entregando ao mundo da música, através do violão, da voz e das suas composições. Filho do lendário Antônio Ceará (cantor e compositor, artista pioneiro das casas de forró da cidade nos idos dos anos 60), desde cedo aprendeu a apreciar os encontros de músicos e compositores da chamada música regional nordestina, que caiu no gosto do grande público, sendo amplamente apreciada hoje nos meios digitais e grande mídia.
A formação acadêmica na área das ciências humanas deu a Rogério Essin habilidades de observação, análise e síntese, treinadas em pesquisa científica, que ele muito bem soube somar em suas pesquisas musicais e na construção de sua estética musical e poética.
.
O que vemos em Rogério Essin é uma mescla muito bem alinhavada de ritmos e estilos como o samba, o xote, o reggae, o forró, o pop, pautados por inspirações por vezes românticas e por outras, bem-humoradas, temperados por uma crítica social apurada.
.
Os temas passeiam por questões existenciais entre o ser, o fazer e o sentir do homem brasileiro nordestino comum, usando imagens urbanas de forte conteúdo social, trilhando caminhos que falam da solidão nas grandes cidades, à dois e à sós, além de apontarem para a esperança, a fraternidade e a beleza captadas na extraordinária aventura humana, seja no Rio de Janeiro, seja no Ceará, ou mesmo em Paris ou Bagdá.
DISCO ‘O OLHO DE DEUS NÃO JOGA DADOS’ • Rogério Essin • Zênitha Música • 2023
Canções/ Compositores:
1. De Recife a Gramacho (Rogério Essin)
2. Agora eu vou (Rogério Essin)
3. Só mais um (Rogério Essin)
4. Orange City (Rogério Essin)
5. A elegância (Rogério Essin)
6. Novamente divino (Rogério Essin)
7. O Olho de Deus não joga dados (Rogério Essin)
8. Homens não sabem chorar (Rogério Essin)
9. Alguém está devendo (Rogério Essin)
10. A onda (Rogério Essin)
11. Você tá mais bonita (Antônio Ceará e Elias Soares)
– ficha técnica –
Rogério Essin (voz – fx. 1-11) | Fernando Caneca (guitarras – fx. 1, 2, 3, 5, 7, 8, 10, 11; violões – fx. 2, 7, 10; violão tenor – fx. 3; guitarra base e guitarra solo – fx. 4; violão – fx. 6; guitarra – fx. 6, 9; efeitos eletrônicos – fx. 1) | Arthur Maia (baixo – fx. 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 10, 11; baixolão – fx. 4; baixo fretless – fx. 7) | Cláudio Infante (bateria – fx. 1, 5, 8, 10) | Cesinha (bateria – fx. 2, 3, 4, 6, 7, 9, 11) | Donatinho (piano – fx. 3, 4, 8; teclados – fx. 2, 3, 4, 6, 8, 9; efeitos eletrônicos – fx. 6) | Beto Sousa (acordeon – fx. 1, 11) | Lui Coimbra (cello – fx. 7, 10) || Produção musical e arranjos: Fernando Caneca | Produção executiva: Sosa | Técnicos de gravação: Marcelo e Bob | Mixagem: Rodrigo Vidal (Home Studio) | Masterização: Osvaldo Vidal (Home Studio) | Capa/arte: Luíza Gueiros | Fotos: Márcia Bahia Re | Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa || ** Gravado no Estúdio QG (De Arthur Maia, em Piratininga) de Abril de 2008 à Agosto de 2008.
Selo: Zênitha Música
Ano: 2023
Formato: CD / Digital
*Um lançamento de Zênitha Música, disponível para venda de download no site, em 30 de maio de 2023.
DISCOGRAFIA DE ROGÉRIO ESSIN
Rogério Essin já criou mais de 250 composições, sendo que, há cerca de 6 anos, suas músicas se tornaram mais conhecidas através de gravações de bandas novas e antigas como a Pimenta do Reino (de Daniel Guerra), o Trio Nordestino e o Trio Pé de Serra
.
Trio Nordestino: CD “Balanço bom”
Gravadora: Abril Music/Deck Disc
Faixa: “Gota de Luar“ (n.º 8)
Ano: 2001
.
Trio Pé de Serra: CD “Trio Pé de Serra”
Gravadora: Nikita Music
Faixa: “Gota de Luar” (n.º 5)
Ano: 2001
.
Pimenta do Reino: CD “A hora é essa”
Gravação Independente
Faixas: “Pimenta do Reino” (n.º 9) e “Cabra macho” (n.º 12) Ano: 2002
.
Trio Pé de Serra: CD “Trio Pé de Serra”
Gravadora: Nikita Music
Faixa: “Rastafari no forró” (n.º 6)
Ano: 2003
.
Rogerio Essin
Single / clipe: “Contigo o mundo não tem Ilusões”
Gravado na Biscoito fino
Ano: 2019.
.
>> Imagem (capa da matéria) – Composição: Rogério Essin — foto ©Márcia Bahia Re / Capa do álbum / arte: ©Luíza Gueiros
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…