Marcelo Barboza, flautista da @osmdesp lança o seu segundo single, a obra escolhida é “Improvisation No. 3”, de Mozart Camargo Guarnieri, que estará disponível em todas as plataformas digitais em 28 de junho. Esta peça, melancólica e espontânea, desafia o flautista com sua tessitura complexa, mesclando a simplicidade da seresta com a liberdade da improvisação e explorando caminhos harmônicos intrigantes.
.
Durante a “era de ouro” do século XIX, a flauta passou por significativas transformações, ainda que tenha sido pouco explorada nas composições do período. A chamada “Escola Francesa”, liderada por Paul Taffanel, mudou essa percepção, aprimorou a técnica e inspirou grandes obras que conferiram um novo protagonismo para o instrumento no século XX.
.
Marcelo Barboza, primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e associado ao The Royal Academy of Music, de Londres, apresenta em seu primeiro álbum solo, um panorama de obras escritas no século XX para flauta solo. O repertório inclui compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Edmundo Villani Côrtes, além de peças de ícones internacionais como Charles Koechlin, Sigfrid Karg-Elert, Eugene Bozza, Jacques Casterede e Paul Jeanjean.
A criteriosa seleção abrange obras tradicionais e consagradas do repertório, mas contempla temas menos conhecidos, oferecendo ao público ouvinte, uma diversificada paleta musical. Destacam-se os “Études Modernes 8, 5 e 10” de Paul Jeanjean, peças que vão muito além de simples exercícios técnicos; Trazendo combinações de passagens cromáticas e arpejos com frases expressivas, apresentam intensas progressões harmônicas, alternando contemplação e tensão marcante. Já em “Improviso” de Osvaldo Lacerda – uma das peças para flauta mais executadas do compositor – todos os registros do instrumento são explorados, com passagens líricas e virtuosas que oferecem um contraste fascinante e vibrante.
.
Barboza equilibra rigor técnico e sensibilidade nas interpretações, explorando uma ampla gama de estilos, cores e temperamentos. Ao adicionar um toque de brasilidade ao álbum, imprime sua personalidade artística, posicionando-se como grande intérprete do instrumento.
Single ‘Improvisation No. 3’ • Marcelo Barboza • Selo Azul Music • 2024
Música / compositor
:: Improvisation nº. 3 (Mozart Camargo Guarnieri)
– ficha técnica –
Marcelo Barboza (flauta) | Gravação, mixagem e masterização: Adonias Souza Jr. do Estúdio Arsis | Foto: Heloísa Bortz Fotografia | Assessoria de imprensa: Bárbara Leu | Selo: Azul Music | Cat. nº: AMDS1915 | Formato: Single digital | Ano: 2024 | Lançamento: 28 de junho | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
>> Siga: @marcelobarboza.flute | @azulmusic
.
.
.
.
Série: Discografia Brasileira / Música instrumental / Música clássica / Single.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…
“O avô na sala de estar: a prosa leve de Antonio Candido” mostra a intimidade…
DIVINDADES INCÓGNITAS Dizem que de divindades terrestres entre nós se encontram cada vez menos. Muitas…
Pensamentos noturnos Tão belas na rútila luz soberana, Guia do navegante aflito, sem norte (E…