A obra épica é atribuída ao poeta da Grécia Antiga e é considerada um dos maiores trabalhos literários da História Humana
ATENAS — Arqueólogos descobriram, na Grécia, o que eles acreditam ser o mais antigo fragmento de que se tem conhecimento do poema épico “Odisseia”, de autoria do poeta grego Homero. Segundo o Ministério da Cultura do país, a equipe de pesquisadores gregos e alemães encontrou o material em uma placa de argila gravada na Antiga Olímpia, região onde nasceram os Jogos Olímpicos, na península Peloponeso.
O fragmento contém treze versos da 14ª rapsódia (nome dado a certas composições poéticas) da “Odisseia”, em que o herói Odisseu conversa com seu amigo Eumaeus. Estima-se que o achado date da era romana, provavelmente antes do século III depois de Cristo. A data ainda precisa ser confirmada, mas, segundo o Ministério da Cultura, a placa ainda é “uma grande peça arqueológica, epigráfica, literária e histórica”.
O poema épico “Odisseia” é atribuído a Homero, poeta da Grécia Antiga, e conta a história de Odisseu, rei da ilha grega Ítaca. Ele peregrina por dez anos tentando chegar em casa após a queda de Troia. A “Odisseia” é a segunda maior obra creditada ao autor depois de “Ilíada”, e estudiosos datam sua escrita por volta de 675-725 aC. A epopeia é considerada um dos maiores trabalhos de literatura do mundo.
Fonte: Reuters| O Globo