A DPHDM – Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – convida para uma tarde especial no Museu Naval no dia 18 de abril, das 13h às 16h. A programação contará com uma visita mediada à exposição “O Poder Naval na formação do Brasil”, seguida de contação de história do livro “Terra à Vista!” e musicalização pelo professor Marcos Vidal.
.
O livro “Terra à Vista” é uma publicação do Grupo Editorial Zit, selo Zit Editora, de autoria de Beatriz Ribeiro, Elizabeth Ribeiro e Ruyter Ribeiro, e ilustrado por João Guilherme Ribeiro
O Museu Naval localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro. É um espaço destinado à preservação da memória naval brasileira. Em seu acervo, se encontram diversos documentos que relatam a história da Marinha do Brasil.
.
SERVIÇO
O Museu Naval comemora o Dia Nacional do Livro Infantil
Dia 18 de abril, das 13h às 16h, no Museu Naval
Ficha de inscrição: clique aqui.
Faixa etária: 6 a 10 anos
Evento gratuito – A participação será confirmada por e-mail contendo todas as orientações.
Museu Naval Rio de Janeiro
Rua Dom Manuel 15, Praça XV – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Maiores informações: [email protected] – (21) 2104-6851.
>> Siga: site Museu Naval
FICHA TÉCNICA
Título: Terra à vista: o encanto do descobrimento do Brasil
Autores: Beatriz C. Ribeiro, Elizabeth C. Ribeiro, Ruyter C. Ribeiro
Ilustrações: João Guilherme C. Ribeiro
Editora: Zit Editora
Páginas: 32
Dimensões: 22 x 20 cm
ISBN: 9788599105610
Ano / 2ª edição: 2008
* Compre o livro: clique aqui.
Sinopse: Sinopse: Num mundo em que as comunicações derrubam as fronteiras, é preciso ressaltar nossos valores e nossas raízes, os quais nos tornam um país. Trazer a história do Brasil para o mundo mágico das crianças não é difícil, porque nossa história tem um encanto todo especial. E por que não começar pela chegada de Cabral às terras que hoje se chamam Brasil? Não, não é exagero. O Brasil foi descoberto porque, naquele tempo, não havia geladeira. Em busca das especiarias de terras distantes, que permitiam conservar os alimentos, os portugueses se lançaram ao mar desconhecido. Chegaram às Índias primeiro e, finalmente, ao Brasil. Nesse momento começa nossa história escrita! Em “Terra à Vista!”, que conta essa façanha incrível, há uma caravela para destacar e montar. Nas velas, está a cruz da Ordem de Cristo. Ela vai aparecer, três séculos depois, na primeira bandeira do Brasil independente.
——————-
Autores: Beatriz e Elizabeth são pedagogas, Beatriz é formada pela UFRJ e Elizabeth, pela UERJ. Ruyter é designer gráfico e trabalha com o pai João Guilherme, que é ilustrador desde 1963. Unidos por um intenso amor ao Brasil, resolveram que poderiam contribuir para sedimentar os valores básicos de cidadania contando histórias acessíveis às crianças, tornando nossa história e seus vultos parte de seu mundo mágico.
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
18 de abril, marca a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. A data é parte integrante do calendário oficial do Brasil desde janeiro de 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a comemoração em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia, em 1882, em Taubaté (SP), há exatos 141 anos.
.
Lobato foi o grande responsável por fundar a primeira editora brasileira, no ano de 1918. Anteriormente, todos os livros de escritores brasileiros eram impressos em Portugal. Autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “O Saci”, “A Chave do Tamanho”, entre outras obras infantis reconhecidas, Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. As obras do escritor, que morreu em 1948, foram traduzidas para mais de 10 línguas.