COLUNISTAS

O peso das formas, do padrão e o vazio do pertencimento, por Clarice Lippmann

Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra Forma, do Estúdio Giz, surge como uma obra de arte visualmente arrebatadora e simbolicamente inquietante. A animação, ao explorar um futuro distópico em que a humanidade se transforma para caber em moldes perfeitos e quadrados, nos lança a um espelho desconfortável: até onde estamos dispostos a ir para pertencer?
.
A estética do filme é, sem dúvida, seu ponto mais impressionante. O contraste entre o orgânico e o geométrico compõe uma linguagem visual que é, ao mesmo tempo, encantadora e opressiva. Os tons sóbrios e frios da animação reforçam a sensação de aprisionamento, enquanto as formas rígidas criam um incômodo visual calculado. Não há cores vibrantes ou excessos; a paleta limitada reflete a aridez de um mundo que se esvaziou em busca de um ideal padronizado.

Parece um pouco com o dia a dia que conhecemos, será?
A trilha sonora, de uma sutileza magistral, atua como um fio invisível que costura a narrativa. Sem diálogos, cada som, cada ruído e nota musical ganha uma relevância quase física. O silêncio, por vezes, grita mais alto do que qualquer palavra, revelando a angústia do protagonista, Pedro Prensa, que luta para se moldar a um sistema onde a rejeição é uma ameaça constante.
.
Nesse sentido, o filme toca em uma ferida universal: o medo de não ser escolhido. A necessidade de ser aceito – ou ao menos reconhecido –, é uma das maiores angústias humanas, e A Outra Forma traduz essa inquietação com uma profundidade simbólica rara. Pedro se molda, se aperta, se espreme, como tantos de nós fazemos diariamente, buscando se encaixar em um padrão que, no fundo, nos desfigura. E a beleza dessa metáfora reside no fato de que as formas geométricas rígidas não representam apenas um futuro distópico, mas a própria realidade contemporânea, onde expectativas sociais, profissionais e pessoais criam prisões invisíveis.

‘A Outra Forma’ – Filme escrito e dirigido por Diego Felipe Guzmán

O filme nos convida a observar a solidão silenciosa que surge quando abrimos mão de quem somos para caber onde não pertencemos. A rejeição, nesse contexto, não é apenas externa: é interna, é um grito abafado de identidade sufocada. Pedro não luta apenas contra o sistema, mas contra si mesmo, contra o medo de ser diferente e, portanto, inadequado.
.
A habilidade técnica do Estúdio Giz – com suas escolhas de animação que brincam com texturas, formas e contrastes – transforma a tela em um espaço onde cada frame é uma obra de arte. É impossível não se impressionar com a fluidez dos movimentos e com a maneira como as sombras e a luz são trabalhadas, ampliando a carga emocional de cada cena.

Em A Outra Forma, a estética não é apenas um recurso: é uma linguagem. Cada tom, cada som, cada forma geométrica é uma peça de um quebra-cabeça que só se completa na mente do espectador. É um convite a sentir o peso do pertencimento e, ao mesmo tempo, a leveza que surge quando nos permitimos escapar das formas impostas.

‘A Outra Forma’ – Filme escrito e dirigido por Diego Felipe Guzmán

No fim, o filme não traz respostas, mas provoca. E talvez resida aí a sua maior força: ele nos obriga a olhar para nossas próprias formas – quadradas por si só, quando dependentes de etiquetas e caixas já moldadas – e questionar até onde vale a pena moldar-se para ser aceito. É uma obra que, como a melhor poesia visual, ecoa em silêncios e imagens, deixando-nos com mais perguntas do que certezas.
.
Entre o concreto das formas e o vazio do pertencimento, A Outra Forma nos lembra que a maior liberdade pode estar justamente naquilo que não se encaixa. É melhor destoar do que se desfigurar.

***

‘A Outra Forma’ – Filme escrito e dirigido por Diego Felipe Guzmán

SOBRE O FILME
.
Título: A Outra Forma
Título original: La Otra Forma
Sinopse: Dentro de um futuro próximo, a humanidade criou um paraíso na superfície da lua, mas para acessar esse lugar exclusivo, os cidadãos precisam ter uma cabeça quadrada. Neste mundo geométrico e rigoroso, um homem obcecado por se encaixar nas normas dessa sociedade enfrenta um dilema existencial.
Ficha técnica – Escrito e dirigido por: Diego Felipe Guzmán | Elenco: Jeka Garcés, Fabián Blanco, Sergio Barbosa | Música de: Daniel Velasco | Produzido por: Carlos Smith Rovira | Coprodutores: Aline Mazzarella, Daniel Velasco e Matherus Peçanha | Uma produção de: Smith & Smith (Colômbia) / em coprodução com: Hierro Animação (Colômbia) e Estúdio GIZ (Brasil) | Distribuição BR: Estúdio Giz | Ano: 2024 | Duração: 92min. | Gênero: Animação | Tema: Ficção científica | País: Colômbia / Brasil | Estreia nos cinemas BR: 12 de dezembro/2024 | Site oficial: aqui.
.
A Outra Forma chegou aos cinemas do Brasil, em 12 de dezembro/2024.

———
Clarice Lippmann, colunista da Revista Prosa, Verso e Arte, roteirista, assistente de direção em formação, fã de cinema e cultura pop, estudante entusiasta de filosofia e advogada.

Clique AQUI e leia outras colunas da autora.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Violonista André Siqueira lança álbum ‘Aura’

Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…

4 horas ago

Barão Vermelho apresentará o seu novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador (RJ)

O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…

6 horas ago

Fi Bueno lança ‘Que Clichê’, parceria com Zeca Baleiro

Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…

7 horas ago

Cristina, 1300: A escrita visual e a imemorabilidade poética de Affonso Ávila, por  Clarice Lippmann

Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…

8 horas ago

A ciência, o jogo e o fascínio pela roleta no universo de “The Eudaemonic Pie”

A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…

10 horas ago

Zécarlos Ribeiro lança single do seu clássico ‘Fim de ano’

Principal compositor do grupo RUMO junto com Luiz Tatit, Zécarlos é autor de clássicos como…

12 horas ago