A Orquestra Ouro Preto volta ao Rio de Janeiro em grande estilo, trazendo na bagagem um de seus maiores sucessos, o tributo “The Beatles”. Considerado uma síntese da excelência, ousadia e versatilidade que marcam a formação mineira, uma das mais relevantes do país, o concerto terá única apresentação no dia 29 de agosto, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com preços populares. A apresentação é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
.
Aclamado por público e crítica por todo Brasil, o tributo da Orquestra nasceu de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma formação de cordas e uma banda de rock. Essa mistura irreverente rendeu dois tributos da formação mineira, proporcionando à plateia um verdadeiro mergulho na obra da banda comandada por
John Lennon e Paul McCartney.
Mas o reconhecimento foi além das fronteiras do país, sendo celebrado com aplausos efusivos também na Inglaterra, quando foi apresentado na “International Beatle Week”, em Liverpool, em três elogiados concertos que tornaram a Orquestra a primeira do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o planeta.
.
O repertório do concerto abrange todo o período de produção artística do quarteto inglês, com verdadeiros clássicos no repertório, como “Let It Be”, “Hey Jude”, “Don’t Let Me Down”, entre outros verdadeiros hinos do Quarteto que encantou o mundo e mudou para sempre a história da música do século XX.
SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto: The Beatles
Data: 29 de agosto de 2024, quinta-feira
Horário: 19h00
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos oficiais no site do Theatro Municipal: clique aqui e na bilheteria do teatro.
Informações: orquestraouropreto.com.br
SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETOUma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. Seu trabalho ousado e plural é reconhecido com importantes premiações nacionais e aplausos efusivos do público nas salas e casas de espetáculo por onde passa.
.
Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Possui diversos trabalhos registrados em CD e DVD: Latinidade (2007), Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019) e Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019), Gênesis – João Bosco e Orquestra Ouro Preto (2022), Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2022), Orquestra Ouro Preto: Haydn & Mozart (2023), Orquestra Ouro Preto: A-Ha (2023), Orquestra Ouro Preto: Vander Lee – No Balanço do Balaio (2024) e Rotorquestra de Liquidificafu: Pato Fu e Orquestra Ouro Preto (2024).
.
A Orquestra Ouro Preto também se destaca por sua atuação além dos palcos, à frente de projetos com viés educacional e social. É o caso do Núcleo de Apoio a Bandas, que dialoga diretamente com as bandas tradicionais em cinco estados do Brasil, e realiza ainda projeto de formação de jovens talentos para o mercado de trabalho da música orquestral, por meio de sua Academia. O projeto se destaca por oferecer amplo apoio aos bolsistas, com apoio financeiro, pedagógico e psicológico, este por meio de parceria com a PUC Minas.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…