Os casos de demência devem triplicar atingindo 152 milhões até 2050, diz OMS

Relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela Organização Mundial da Saúde mostra ainda que em torno de 10 milhões de pessoas desenvolvem a doença por ano no mundo.

O número de indivíduos vivendo com demência deve triplicar até 2050, divulga nesta quinta-feira (7) um relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a condição. Dos 50 milhões atuais, o mundo terá 152 milhões de pessoas convivendo com a doença nos próximos trinta anos.

Hoje, em torno de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença por ano — e a maioria delas vive em países com menos recursos financeiros nos sistemas de saúde. Segundo a OMS, 6 milhões dos novos casos atuais ocorre em regiões de baixa e média renda.

O número de acometidos ainda pode ser maior, diz a OMS, já que os dados divulgados correspondem à contribuição de 21 países. A entidade espera que até o final de 2018 em torno de 50 países contribuam com os dados para um melhor cenário sobre a prevalência global da doença.

O relatório aponta ainda que o custo anual com a condição está em torno de US$ 818 bilhões. A estimativa foi calculada levando-se em conta não só os gastos com saúde, mas também a perda de renda de doentes e cuidadores — que muitas vezes deixam o trabalho para cuidar de familiares.

Ainda, segundo o documento, os gastos vão mais que duplicar até 2030 — quando devem alcançar a marca de US$ 2 trilhões — “um custo que poderia prejudicar o desenvolvimento social e econômico e sobrecarregar a saúde e os serviços sociais”, diz nota da entidade.
A demência é tida como um “guarda-chuva” para um conjunto de condições que tem como característica comum o fato de terem perda cognitiva, falhas na memória e a progressiva dificuldade de lidar com as tarefas do cotidiano.

O Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos, mas há outras causas, como a demência associada ao HIV, a problemas vasculares ou a lesões. Mulheres são mais afetadas que os homens, segundo a OMS.

O problema com o diagnóstico e pesquisa

A OMS informa que apenas 14% dos países informaram o número de pessoas diagnosticadas com a doença e isso pode ser um indicativo de que pode haver um subdiagnóstico. Estudos anteriores já demonstraram que em torno de 90% das pessoas de países com renda baixa e média não sabem que têm a doença.

Uma outra questão apontada pela OMS são problemas com a pesquisa para a doença — que não acompanham o número de pessoas que são afetadas pela condição. Segundo a entidade, 7 mil artigos científicos foram publicados sobre a doença em 2016 — contra 15 mil de estudos sobre diabetes e em torno de 99 mil pesquisas sobre o câncer.

Lançamento de plataforma global

Nesta quinta-feira (7), a entidade também lançou o Observatório Global da Demência — que vai acompanhar o progresso na prestação de serviços e de políticas públicas para pessoas com demência e seus cuidadores. O sistema também vai acompanhar o número de casos no globo.

“O sistema não só nos permitirá acompanhar o progresso, mas também o mais importante, identificar áreas onde os esforços futuros são mais necessários”, disse Tarun Dua, do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde, em nota da entidade.

Fonte: G1

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

1 dia ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

1 dia ago

Roger Resende lança single ‘Duas Léguas’

O cantor e compositor Roger Resende busca beleza na saudade no sensível single “Duas Léguas”.…

1 dia ago

Ná Ozzetti e Tulipa Ruiz cantam “Bem Humorado”

Zécarlos Ribeiro e Ná Ozzetti lançam “Bem Humorado”. Single irradia felicidade e tem a participação…

1 dia ago

Ilessi lança seu sexto álbum ‘Atlântico Negro’, pela Gravadora Rocinante

Cantora, compositora e pesquisadora musical, Ilessi reverencia sua ancestralidade e explora a liberdade sonora em…

2 dias ago

Xande de Pilares lança uma nova versão de ‘Força Estranha’ de Caetano Veloso

A interpretação da música é o ponto alto dos shows da Turnê Xande Canta Caetano.…

3 dias ago