Muitos foram os desenvolvimentos que permitiram ao mercado de jogos alcançar um patamar de mais de 3 bilhões de pessoas jogando em todo o mundo. Mas um setor em específico mostrou avanços significativos, o do design dos games.
Os aprimoramentos no design de jogos foram essenciais para que mais jogadores se sentissem motivados a jogar ao longo dos anos. Cores, jogabilidade, dinâmica de jogo e experiência do usuário foram alguns dos aspectos levados em consideração para chegar aos gráficos perfeitos para quem joga seu jogo favorito.
Exemplos de jogos de videogame como Grand Theft Auto, até MPL Jogos Crash são evidências claras de que existem designs para todos os gostos. Desde as pessoas que gostam de um gráfico mais realista, até quem busca uma experiência mais simplista, é possível encontrar a opção de sua preferência em jogos para consoles, computador e celulares.
Inteligência Artificial entre como um divisor de águas
Foi no ano de 1956 que o termo Inteligência Artificial (IA) ganhou força entre as pessoas que já vivenciavam aplicações da IA naquele tempo. Durante uma conferência realizada na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, os participantes chegaram ao consenso de que essa será a terminologia mais adequada para a tecnologia que hoje virou realidade diária.
Uma das aplicabilidades da IA é, justamente, no segmento de desenvolvimento de jogos. Especialistas apontam que essa tecnologia chega com um divisor de águas por permitir a criação de games muito mais personalizados.
Diversos dados alimentam os robôs de IA que criam artes rápidas e com uma qualidade muito alta. Isso faz com que muito mais possibilidades sejam disponibilizadas às empresas que atuam no desenvolvimento de jogos.
A IA já é usada por mais de 60% dos estúdios de criação de jogos e a probabilidade é de que ainda mais empresas adotem essa tecnologia ao longo dos próximos anos. Essa tendência é reforçada pelo estudo Inteligência artificial generativa para criação de conteúdo em jogos digitais, o qual foi publicado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No estudo, Matheus Belfort de Moura destaca que o uso de modelos de aprendizagem permite a geração de conteúdo original e de maneira completamente anônima. Para empresas, a IA aparece como uma solução inovadora para criar níveis que impactam diretamente na experiência dos jogadores.
Matheus ainda aponta que muitas técnicas foram utilizadas com sucesso visando a melhora da coesão do conteúdo gerado, mesmo que mais estudos sejam necessários para entender como a IA pode impactar ainda mais no design de jogos de qualidade.
Personalização ganha papel de destaque
Existem muitas empresas de desenvolvimento de jogos que apostam na personalização como alternativa para que suas criações ganhem espaço no mercado brasileiro. A ideia de personalizar um jogo diz respeito à possibilidade de torná-lo ainda mais específico para quem joga.
A personalização dos jogos acontece no design dos gráficos e na própria experiência audiovisual do jogador ao longo de sua jornada jogando o título de sua preferência. É preciso que existe a possibilidade de quem joga definir se prefere determinada experiência ou se tem preferência por um caminho alternativo.
Esse rol de possibilidades cria uma jogabilidade muito mais engajadora do jogador. Fora que cada jogador tem a sua experiência jogando o jogo de sua preferência. Esses são elementos que especialistas apontam como essenciais para o sucesso de games na atualidade.
Os profissionais do ramo de design ainda apontam que a personalização não deve ser apenas para um tipo de dispositivo, mas para todas as plataformas digitais utilizadas por quem joga jogos dos mais variados temas.
Possibilidade de diferenciação em um mercado extremamente competitivo
A importância do design de jogos também aparece quando o assunto é a diferenciação de seus concorrentes. Um bom jogo conta com recursos que o jogador não encontrará em opções concorrentes.
Os recursos precisam ser oferecidos com base em um design que reforce que aquela possibilidade é um diferencial. Luzes, cores vivas e até mesmo a sonorização adequada podem fazer a diferença quando os desenvolvedores pretendem destacar alguma funcionalidade em específico.
Do lado do jogador, o ideal é embarcar nessas novidades que os desenvolvedores de jogos apostam. Enquanto as empresas buscam se destacar, o jogador pode acessar novos designs e conhecer recursos que antes não eram possíveis ou até mesmo imagináveis.
Existe uma clara tendência para que a indústria continue aplicando novas abordagens de design em seus jogos. Ao longo dos releases futuros será possível ver quais desenvolvedoras de games estão se destacando quando o assunto é transformar a experiência do jogador.