O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.
Entre quinta-feira (20/jun) e sábado (22/jun), a Osesp toca obras do compositor Johannes Brahms (1833-1897) como parte do Ciclo Brahms, um dos eixos temáticos da Temporada 2024. Na ocasião, serão apresentadas a Sinfonia nº 3 em Fá maior e o Concerto para violino em Ré maior, este com o jovem prodígio do violino Daniel Lozakovich. A regência será da mestra sino-americana Xian Zhang, substituindo Thierry Fischer. Originalmente escalado para o programa, Fischer não poderá reger a Osesp neste programa por razões de força maior. A performance da sexta-feira (21/jun) será transmitida ao vivo no YouTube da Orquestra.
E no domingo (23/jun), às 18h30, o Coro da Osesp apresenta um programa muito especial em sua série de concertos, regido por seu Maestro Preparador, William Coelho: O silêncio que nunca (h)ouve será todo dedicado a obras de compositoras mulheres do século XIX, como Amy Beach e Florence Price, até a atualidade, como as brasileiras Valéria Bonafé e Juliana Ripke.
Sobre o programa
A Terceira Sinfonia de Brahms, assim como a Segunda, foi escrita em apenas quatro meses, no Reno, em Wiesbaden, cidade famosa por suas termas e seus spas. É a mais curta de suas quatro sinfonias e, de certa maneira, a que se presta ao maior número de leituras, podendo pender com igual facilidade para o lado do Classicismo ou do Romantismo.
Ainda jovem, Brahms fascinou-se pela música cigana húngara durante uma turnê com o violinista Ede Reményi. Em uma das cidades dessa turnê, conheceu o também húngaro Joseph Joachim, que se tornou um de seus grandes amigos. Essas experiências influenciaram sua carreira, levando-o a compor o Concerto para violino anos mais tarde, assessorado por Joachim. A integração entre solista e orquestra é marcante na obra, e era justamente uma das qualidades do Concerto para violino de Beethoven, compositor que Brahms buscava emular e de quem era considerado o herdeiro artístico.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp é um dos grupos sinfônicos mais expressivos da América Latina. Com 13 turnês internacionais e quatro turnês nacionais realizadas, mais de uma centena de álbuns gravados e uma média de 120 apresentações por temporada, a Osesp vem alterando a paisagem musical do país e pavimentando uma sólida trajetória dentro e fora do Brasil, obtendo o reconhecimento de revistas especializadas como Gramophone e Diapason, e relevantes prêmios, como o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica de 2007. A Orquestra se destacou ao participar de três dos mais importantes festivais de verão europeus, em 2016, ao se tornar a primeira orquestra profissional latino-americana a se apresentar em turnê pela China, em 2019, e ao estrear em 2022, no Carnegie Hall, em Nova York, apresentando um concerto na série oficial de assinatura da casa e o elogiado espetáculo Floresta Villa-Lobos. Desde 2020, Thierry Fischer ocupa os cargos de Diretor Musical e Regente Titular, antes ocupados por Marin Alsop (2012-19), Yan Pascal Tortelier (2010-11), John Neschling (1997-2009), Eleazar de Carvalho (1973-96), Bruno Roccella (1963-67) e Souza Lima (1953). Mais que uma orquestra, a Osesp é também uma iniciativa cultural original e tentacular que abrange diversos corpos artísticos e projetos sociais e de formação, como os Coros Sinfônico, Juvenil e Infantil, a Academia de Música, o Selo Digital, a Editora da Osesp e o Descubra a Orquestra. Fundada oficialmente em 1954, a Orquestra passou por radical reestruturação entre 1997 e 1999 e, desde 2005, é gerida pela Fundação Osesp.
Coro da Osesp
O Coro da Osesp, além de sua versátil e sólida atuação sinfônica e de seu repertório histórica e estilisticamente abrangente, enfatiza em seu trabalho a interpretação, o registro e a difusão da música dos séculos XX e XXI e de compositores brasileiros. Destacam-se em sua ampla discografia os álbuns Canções do Brasil (Biscoito Fino, 2010), Aylton Escobar: Obras para Coro (Selo Digital Osesp, 2013) e Heitor Villa-Lobos: Choral Transcriptions (Naxos, 2019). Em sua primeira turnê internacional, em 2006, apresentou-se para o rei da Espanha, Filipe VI, em Oviedo, na entrega do 25º Prêmio da Fundação Príncipe de Astúrias. Em 2020, cantou, sob a batuta de Marin Alsop, no Concerto de Abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, feito repetido em 2021, quando participou de um filme virtual que trazia também Yo-Yo Ma e outros artistas e grupos de sete países. Junto à Osesp, estreou no Carnegie Hall, em Nova York, em 2022, se apresentando na série oficial de assinatura da casa e integrando o elogiado espetáculo Floresta Villa-Lobos. Fundado em 1994 como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, por Aylton Escobar, foi integrado à Osesp em 2000, passando a se chamar Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como coordenadora e regente, funções que, entre 2017 e 2019, foram desempenhadas por Valentina Peleggi, que contou com a colaboração de William Coelho como maestro preparador, posição que ele ainda ocupa.
William Coelho
É Maestro Preparador do Coro da Osesp desde 2019. Doutor em Musicologia e Bacharel em regência pela USP, foi Regente Assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA-USP, professor de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes e da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de Canto Coral da UNESP e Professor Convidado da Academia de Regência da Osesp. É Regente Titular da Eos Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII, e Regente Convidado da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Xian Zhang
Diretora musical da Sinfônica de Nova Jersey, principal regente convidada da Sinfônica de Melbourne e regente emérita da Sinfônica de Milão, a maestra chinesa tem acumulado distinções, como o primeiro lugar na Competição de Regentes Maazel-Vilar [2002]. Letters for The Future [2022], sua gravação junto à Orquestra da Filadélfia e ao Time for Three, pela Deutsche Grammophon, ganhou vários Grammy nas categorias de Melhor Composição Clássica Contemporânea e de Melhor Performance Instrumental Solo. Seus compromissos para a temporada incluem retornos às Sinfônicas de Boston, Seattle, Houston, Londres, além da Filarmônica de Los Angeles, da Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, da Orquestra Nacional Belga e da Ópera Norueguesa. Na Temporada 2023-2024, rege Madame Butterfly, de Puccini, na Metropolitan Opera em Nova York. Zhang foi principal regente convidada da Orquestra e do Coro Nacionais da BBC do País de Gales, sendo a primeira mulher a ocupar um cargo titular em uma orquestra da BBC. Foi regente assistente da Filarmônica de Nova York em 2002, tornando-se posteriormente sua regente associada e a primeira titular da Cadeira Arturo Toscanini.
Daniel Lozakovich
Nascido em Estocolmo, Lozakovich fez sua estreia solo aos oito anos com a Orquestra de Câmara Virtuosi de Moscou. Desde então, apresenta-se regularmente com importantes grupos, como as Sinfônicas de Chicago, Cleveland, Pittsburgh e Singapura, as Filarmônicas della Scala, de Luxemburgo, de Seul, de Los Angeles e de Oslo e a Orquestra da Suíça Romanda. Como recitalista, tem se apresentado em salas históricas, como Carnegie Hall, Théâtre des Champs-Élysées, Tonhalle Zurique, Concertgebouw de Amsterdam e Konzerthaus de Viena. Abriu a temporada atual com sua estreia no festival BBC Proms e como Artista em Residência da Filarmônica de Monte-Carlo. Aos 15 anos, assinou contrato de exclusividade com a Deutsche Grammophon – o álbum de 2019 foi eleito pela revista Gramophone como “Escolha principal” dentre as melhores gravações do Concerto para violino de Tchaikovsky nos últimos 70 anos. Lozakovich recebeu muitos prêmios, incluindo o 1º lugar no Concurso Internacional de Violino Vladimir Spivakov [2016] e o prêmio “Artista Jovem do Ano 2017” no Festival das Nações. Toca um Stradivarius de 1713, gentilmente emprestado pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.
PROGRAMAS
DUAS VEZES BRAHMS
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP
XIAN ZHANG regente
DANIEL LOZAKOVICH violinista
Johannes BRAHMS
Sinfonia nº 3 em Fá maior, Op. 90
Concerto para violino em Ré maior, Op. 77
O SILÊNCIO QUE NUNCA (H)OUVE
CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO regente
Amy BEACH
Three Shakespeare Choruses, Op. 39 [Três coros de Shakeaspeare]
Sea Fever [A febre do mar]
Florence PRICE | Resignação
Ethel SMYTH | Cinco canções sacras baseadas em melodias corais: Komm, Süsser Tod [Vem, doce morte]
Undine Smith MOORE | I would be true [Eu serei verdadeiro]
Valéria BONAFÉ | Nos silêncios da tua voz
Tadeja VULC | O Sapientia [Oh Sabedoria]
Jocelyn HAGEN | To see the sky [Para ver o céu]
Kerensa BRIGGS | Media Vita [Na metade da vida]
Eleanor DALEY | Upon your heart [Sobre seu coração]
Caroline SHAW | And the swallow [E a andorinha]
Juliana RIPKE | Vozes-Mulheres [texto: Conceição Evaristo]
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SERVIÇO
20 de junho, quinta-feira, às 20h30
21 de junho, sexta-feira, às 20h30 – Concerto Digital
22 de junho, sábado, às 16h30
23 de junho, domingo, às 18h30 [Coro da Osesp]
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 271,00 [Osesp] e R$ 39,60 [Coro] (valores inteiros)
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.
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*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.
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A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.