TERCEIRA SEMANA DO FESTIVAL DIÁLOGOS LATINOS TRAZ OSESP COM MAESTRO GIANCARLO GUERRERO E PIANISTA FABIO MARTINO. Programa dos concertos, que acontecem entre 10 e 12/agosto na Sala São Paulo, reúne as duas primeiras “Fantasias Brasileiras” de Francisco Mignone e Sinfonia de Antonín Dvorák; performance de sexta-feira (11) terá transmissão ao vivo no YouTube da Osesp.
.
Ao longo de quatro semanas da Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp está recebendo uma seleção de regentes e solistas do México e das Américas Central e do Sul, em programas que também contam com obras compostas sob esse recorte, na primeira edição do festival Diálogos Latinos. É um projeto que reafirma, por parte da Orquestra, a valorização do diálogo constante com a produção musical sinfônica brasileira e também com a de nossos vizinhos latinos-americanos.
.
Na terceira semana dos Diálogos Latinos na Sala São Paulo, entre os dias 10 e 12/ago, a Osesp toca com o regente costa-riquenho Giancarlo Guerrero – um visitante frequente de nossos músicos – e convida o pianista brasileiro Fabio Martino como solista. O programa tem início com três obras do brasileiro Francisco Mignone – Burlesca e Toccata e as Fantasias Brasileiras de números 1 e 2 –, e termina com uma do tcheco Antonín Dvorák – sua Sinfonia nº 8. Vale lembrar que a performance de 11/ago, às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.
Composta por Francisco Mignone (1897-1986) em 1929, com o título de Concerto Fantasia Brasileira, a Fantasia Brasileira nº 1 foi estreada a 20 de março de 1931, pela Sociedade Sinfônica de São Paulo, tendo Souza Lima ao piano e Lamberto Baldi na regência. A Fantasia Brasileira nº 2, composta em 1931 por Mignone, foi estreada em 1934, no Rio de Janeiro, tendo Souza Lima ao piano e Villa-Lobos como regente. Aqui, se comparada à peça anterior, os temas são mais caracterizados ritmicamente, o que o musicólogo Bruno Kiefer chamou de “elementos musicais considerados de ancestralidade africana”.
Apesar da Sinfonia do Novo Mundo (nº 9) de Antonín Dvorák (1841-1904) ter se tornado um hit, a Sétima e a Oitava são igualmente obras-primas, frutos de um compositor maduro, livre de influências externas e que já garantira seu lugar no panteão de Grandes Mestres da Música. “Diferente de todas as outras, com ideias desenvolvidas de um jeito novo”, escreveu Dvorák no verão de 1889, enquanto trabalhava na Sinfonia nº 8 em sua propriedade rural em Vysoká, na Morávia. Rodeado por verdejantes prados e plácidos riachos, o compositor buscava no campo a tranquilidade para renovar as energias após um período bastante estressante, que envolveu muito trabalho, pouco retorno financeiro e desavenças com seu editor.
.
O projeto Diálogos Latinos se encerra com a Osesp tocando novamente sob a batuta de Giancarlo Guerrero, e com Fabio Martino como solista convidado, entre os dias 17 e 19/ago. O programa completo pode ser conferido neste link.
.
Os concertos da série Diálogos Latinos têm o copatrocínio de Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Fundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas – o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos.
.
Giancarlo Guerrero
Seis vezes vencedor do Grammy e Diretor Musical da Sinfônica de Nashville e da Filarmônica de Wrocław (Polônia), Guerrero nasceu na Nicarágua, imigrando ainda na infância para a Costa Rica. Posteriormente, estudou Percussão e Regência na Baylor University e obteve seu mestrado em Regência na Northwestern, ambas nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, apresentou-se junto a importantes orquestras norte-americanas, como as de Baltimore, Dallas, Los Angeles, Filadélfia, Seattle e a Sinfônica Nacional (Washington), além de atuar com diversos grupos europeus, como a Sinfônica da Rádio de Frankfurt e as Filarmônicas de Londres, da Rádio França e da Holanda. Em 2019, recebeu a honraria de ser orador na Conferência da Liga de Orquestras Americanas. Na Temporada 2022-23, Guerrero retorna à Orquestra de Cleveland, às Sinfônicas de Boston, Cincinnati e Queensland, à Sinfônica Alemã em Berlim, à Casa de Ópera de Frankfurt e à própria Osesp, da qual é convidado frequente.
.
Fabio Martino
Iniciou seus estudos aos cinco anos de idade, a partir das lições herdadas de sua avó. Após anos de formação no Brasil e na Alemanha, recebeu aos 22 anos o primeiro lugar no Concurso BNDES e, desde então, vem acumulando outras premiações internacionais. Possui também uma extensa discografia, que inclui a gravação em 2019 do Concerto para Piano nº 1 de Rachmaninov, junto à Filarmônica de Stuttgart (Hänssler Classic), e de seu elogiado terceiro álbum solo, Latin Soul (Tico Classics), voltado a compositores da América Latina. A encargo do canal público alemão ZDF, em parceria com o ARTE, Martino gravou a trilha do filme mudo Beethoven junto à Filarmônica de Thüringen, em 2020. No mesmo ano, recebeu grande destaque na Festspielhaus de Salzburg, por sua interpretação da Rhapsody in Blue, de Gershwin, e da Fantasia Brasileira nº 4, de Francisco Mignone, obra que apresenta e grava com a Osesp na Temporada 2023.
PROGRAMA
TEMPORADA OSESP: GIANCARLO GUERRERO E FABIO MARTINO
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
GIANCARLO GUERRERO regente
FABIO MARTINO piano
Francisco MIGNONE
Burlesca e Toccata
Fantasia Brasileira nº 1
Fantasia Brasileira nº 2
Antonín DVORÁK | Sinfonia nº 8 em Sol Maior, Op. 88
.
SERVIÇO
10 de agosto, quinta, às 20h30
11 de agosto, sexta, às 20h30 – Concerto Digital
12 de agosto, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 258,00 (preços inteiros)
Bilheteria (INTI): Neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.
* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.
.
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.
Quadrinista e músico, Camilo Solano busca o que nos aproxima como pessoas no álbum "Quase…
Duo S.N.A.K formado em Nova York por baixista brasileiro Marcelo Maccagnan e baterista francês Maxime…
A banda goiana Boogarins lança “Corpo Asa”, single de seu novo álbum “Bacuri” (Urban Jungle/ONErpm),…
Espetáculo solo do ator Roberto Camargo, dirigido por Luís Artur Nunes, põe em cena textos…
O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…
O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…