AGENDA CULTURAL

Osesp, Coro e cantores solistas apresentam magistral obra de Bach na Sala São Paulo

‘Missa em si menor’ de Bach será apresentada entre 5 e 7/dez sob regência do maestro argentino Leonardo García Alarcón; performance de sexta-feira (6/dez) faz parte da série ‘Osesp duas e trinta’ e será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp.
.
O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.

Abrindo o último mês de uma Temporada arrebatadora, ouviremos na Sala São Paulo a Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach, de quinta-feira (5/dez) a sábado (7/dez). A Osesp, o Coro da Osesp e os cantores solistas Mariana Flores (soprano), Dara Savinova (mezzo soprano), Valerio Contaldo (tenor) e Andreas Wolf (tenor), todos intérpretes especializados em música barroca, estarão sob a regência do argentino Leonardo García Alarcón, também cravista e um especialista no período Barroco. Considerada uma das obras mais importantes de Bach, a Missa levou cerca de 15 anos para ser escrita e é tida como uma espécie de resumo da trajetória composicional deste gênio barroco.
.
A apresentação de sexta-feira (6/dez) integra o projeto Osesp duas e trinta, com início às 14h30 e ingressos a preço único de R$ 39,60 (valor inteiro), e será transmitida ao vivo no canal de YouTube da Orquestra.

Sobre o programa
Entre 1748 e 1749, anos finais de uma vida dedicada a levar a tradição da música luterana a seu ápice, Johann Sebastian Bach (1685-1750) empreendeu o projeto de compor uma missa tota [completa] em latim, mesmo pressentindo que ela não seria executada. A razão que o levou a tal realização permanece, até hoje, um enigma. De acordo com o estudioso Christoph Wolff, a Missa em si menor – ao lado de A arte da fuga (iniciada em 1742 e não finalizada) – faz parte de um movimento de síntese pessoal, em que a busca pela perfeição artística e humana levaria o compositor a superar os limites — inclusive os seus — do que se acreditava possível em termos de engenhosidade e maestria composicionais.
.
Para erigir a monumental Missa em si menor, Bach recorreu à técnica da paródia, comum desde o Renascimento. O reaproveitamento de obras anteriormente compostas permite que elas, depois de reelaboradas e integrando um novo contexto, adquiram novos significados e funções. Assim aconteceu com o Sanctus, executado no Natal de 1724, em Leipzig, e com o Kyrie e o Gloria enviados a Dresden em 1733 como presente ao novo eleitor da Saxônia e rei da Polônia, Augusto III. Para as outras seções, partes de cantatas foram reescritas e incorporadas.

Osesp e Thierry Fischer – foto: Mariana Garcia

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas. A cada ano, a Osesp realiza em média 130 concertos para cerca de 150 mil pessoas. Thierry Fischer tornou-se diretor musical e regente titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Além da Orquestra, há um coro profissional, grupos de câmara, uma editora de partituras e uma vibrante plataforma educacional. Possui quase 100 álbuns gravados (cerca de metade deles por seu próprio selo, com distribuição gratuita) e transmite ao vivo mais de 60 concertos por ano, além de conteúdos especiais sobre a música de concerto. A Osesp já realizou turnês em diversos estados do Brasil e também pela América Latina, Estados Unidos, Europa e China, apresentando-se em alguns dos mais importantes festivais da música clássica, como o BBC Proms, e em salas de concerto como o Concertgebouw de Amsterdam, a Philharmonie de Berlim e o Carnegie Hall. Mantém, desde 2008, o projeto “Osesp Itinerante”, promovendo concertos, oficinas e cursos de apreciação musical pelo interior do estado de São Paulo. É administrada pela Fundação Osesp desde 2005.

Coro da Osesp – foto: Laura Manfredini

Coro da Osesp
O Coro da Osesp, além de sua versátil e sólida atuação sinfônica e de seu repertório histórica e estilisticamente abrangente, enfatiza em seu trabalho a interpretação, o registro e a difusão da música dos séculos XX e XXI e de compositores brasileiros. Destacam-se em sua ampla discografia os álbuns Canções do Brasil (Biscoito Fino, 2010), Aylton Escobar: Obras para coro (Selo Digital Osesp, 2013), José Maurício 250 (Selo Digital Osesp, 2017) e Heitor Villa-Lobos: Choral transcriptions (Naxos, 2019). Fundado em 1994, como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, pelo maestro e compositor Aylton Escobar, à época, Diretor Técnico da Universidade Livre de Música (atual Emesp Tom Jobim), instituição à qual o grupo estava vinculado, o Coro foi integrado à Osesp em 2000, passando a se chamar Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em seu primeiro ano, o conjunto foi regido por José Ferraz de Toledo, Mônica Meira Vasques e o próprio Aylton. Porém, já em 1995, Naomi Munakata assumiria como coordenadora e regente, funções que desempenharia de modo profundamente transformador e marcante até 2015. De 2000 a 2016, Marcos Thadeu foi o Preparador Vocal do grupo. Entre 2017 e 2019, o Coro esteve sob coordenação e regência de Valentina Peleggi, que contou com a colaboração de William Coelho como maestro preparador.

Leonardo García Alarcon – foto: Jean Baptiste Millot

Leonardo García Alarcón regente
Argentino radicado na Suíça, Alarcón é requisitado pelas maiores instituições musicais e líricas, como a Ópera de Paris, a Ópera Estatal de Berlim, a Filarmônica da Rádio França, a Orquestra Gulbenkian, o Teatro de la Zarzuela em Madri, as Óperas de Dijon, de Versailles e da Bastilha e o Grand Théâtre de Genebra, onde se destacou como um maestro indispensável no cenário barroco, especialmente graças aos seus aclamados concertos no Festival de Ambronay. Em 2005, criou o conjunto Cappella Mediterranea. É ainda diretor da Millenium Orchestra, fundada para acompanhar o Coro de Câmara de Namur, reconhecido como uma das melhores formações corais barrocas da atualidade, e cuja direção também assumiu em 2010. Alarcón passou a dirigir La Cité Bleue, em 2021, sala de espetáculos em Genebra que reabriu suas portas em 2024 após restauração.

Johann Sebastian Bach – por GeorgiosArt

PROGRAMA
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO — OSESP
CORO DA OSESP

LEONARDO GARCÍA ALARCÓN regente
MARIANA FLORES soprano
DARA SAVINOVA mezzo soprano
VALERIO CONTALDO tenor
ANDREAS WOLF barítono
Johann Sebastian BACH | Missa em si menor, BWV 232

SERVIÇO
5 de dezembro, quinta-feira, 20h30
6 de dezembro, sexta-feira, 14h30 — Concerto Digital
7 de dezembro, sábado, 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 271; e R$ 39,60 [Osesp duas e trinta] (valores inteiros)
Bilheteria (INTI): neste link | (11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Estacionamento: R$ 35,00 (noturno e sábado à tarde) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.
.
*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.
.
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Banda Black Circle apresenta “Pearl Jam Symphonic” no Teatro Riachuelo Rio

Teatro Riachuelo Rio recebe "Pearl Jam Symphonic" - projeto sinfônico da banda carioca Black Circle,…

15 horas ago

Espetáculo ‘Os Piratas da Terra do Nunca’ estreia temporada no Teatro Procópio Ferreira

Os Piratas da Terra do Nunca estreia dia 1º de fevereiro no Teatro Procópio Ferreira.…

17 horas ago

A comédia TOC TOC estreia temporada no Teatro das Artes

Sucesso de público, a comédia TOC TOC reestreia no Teatro das Artes, depois de temporada…

17 horas ago

Turnê no Brasil | Diogo Ramos – Cabaça Convida

Cantor e compositor paulistano Diogo Ramos radicado em Montreal (CA) realiza turnê "Cabaça Convida" no…

18 horas ago

Joyce Moreno recebe novos convidados no Terças no Ipanema

Dando continuidade ao projeto "Terças no Ipanema", a cantora e compositora Joyce Moreno segue em cartaz com a temporada…

20 horas ago

Cainã Cavalcante lança single ‘Blackbird’, clássico de Lennon & McCartney

O single que antecede o lançamento no novo álbum do violonista, compositor e produtor Cainã…

20 horas ago