Henrique Portugal e Matriarcak / foto acervo do projeto
Single “Hype” chega às plataformas de música, com distribuição digital da Strm. Uma parceria da poeta e rapper Matriarcak e Henrique Portugal, produzido por Jair Oliveira e Daniel Carlomagno, com participação da Orquestra Gerando Falcões/Núcleo Poá.
.
A canção “Hype” é uma parceria da poeta e slammer Matriarcak e Henrique Portugal. O cantor e compositor mineiro musicou o poema da multiartista nascida e criada na Zona Norte de São Paulo. Matriarcak se lançou na cena hip hop em 2014, e como slammer já conquistou vários títulos importantes. “Hype, pra mim, é ir no mercado e voltar com o carrinho cheio”, pontua Matriarcak em seu poema. Integrante do grupo Skank por mais 30 anos, Henrique Portugal lançou projeto solo em 2024, misturando pop e rock.
Gravado no estúdio S de Samba, em São Paulo, com produção musical de Daniel Carlomagno e Jair Oliveira, o single reúne a sonoridade do rap ao da jovem Orquestra Gerando Falcões. “Hype” foi gerado no projeto Assim Que Se Faz, fruto da parceria entre o Instituto Abramus (criado pela Associação Brasileira de Música e Artes) e a Gerando Falcões, organização que promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social. A parceria teve início em 2024, com o objetivo de levar formação musical e cultural a jovens em situação de vulnerabilidade.
“Foi uma experiência emocionante construir com estes jovens talentos, a partir do nada, uma linda canção que teve como guia a poesia e a voz sincera da Matriarcak. Mais uma vez, é a música e seu poder transformador”, comenta Daniel Carlomagno, que também integra a diretoria do Instituto Abramus. Henrique Portugal destaca o lado desafiador da proposta: “Como conciliar uma artista da música urbana com uma orquestra de Poá, SP? A mensagem deste encontro é que não existem limites para a música. Fiquei muito feliz com resultado”.
.
Juntos, o Instituto Abramus e a Gerando Falcões continuarão avançando no desenvolvimento de jovens que não têm acesso a formações qualificadas na área da cultura, especialmente de forma gratuita. “Esta parceria com a Abramus é essencial, pois proporciona acesso a recursos, conhecimento técnico e oportunidades que muitas vezes não estão disponíveis nesses contextos, ajudando os nossos alunos a adquirirem competências que os ajudam na empregabilidade e inserção social”, conclui Anderson Machado, coordenador de cultura da Gerando Falcões.
Sobre o Instituto Abramus
O Instituto Abramus é uma iniciativa da ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes que busca transformar vidas por meio da música e da arte. Com projetos como o Assim Que Se Faz, o Instituto, presidido por Tania Khalill, promove a formação cultural e profissional de jovens, ampliando suas perspectivas de carreira e inserção no mercado musical.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é uma rede de desenvolvimento social que atua em comunidades de alta vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de educação, cultura e empreendedorismo. Através dos Polos Culturais, a organização promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social.
Single ‘Hype’ • Matriarcak e Orquestra Gerando Falcões Poá • Selo Instituto Abramus / distribuição Strm • 2025
Canção / compositor
1. Hype (Matriarcak, Henrique Portugal)
– ficha técnica –
Matriarcak: voz | Orquestra Gerando Falcões/Núcleo Poá – Ana Beatriz dos Santos: coral; Roberth Willian Carriel da Costa: coral; Ryhanna Victoria Carriel: coral; Victor Levi Andrade Santos de Oliveira: coral; Victória Ingredi Sousa da Silva: coral; Érika Rocha do Nascimento: violino; Guilherme Leite da Silva Santos: saxofone; Gustavo Felix de Andrade Guilherme: viola; Ingrid Lima Luciano: clarinete; Jhony Filipe dos Santos: baixo elétrico; Lucas da Silva Machado: trompete; Nathan Macedo da Silva: viola; Pedro Henrique da Silva Santos: violino; Robson Bernuci Carpinter Filho: saxofone; Miquéias Correia da Costa: maestro coral; Kelvin Dias Santana Borges: maestro coral; Isak Mello: correpetidor coral; Henrique Azevedo Marques de Lima: maestro orquestra; Priscila Ribeiro Fernandes da Silva: maestrina orquestra | Produção musical: Daniel Carlomagno e Jair Oliveira | Engenharia de gravação, mixagem e masterização: Antonio Arruda | Gravado no estúdio S de Samba | Designer de capa: Marcela Maciel | Assessoria de imprensa: Belinha Almendra / Coringa Comunicação | Selo: Instituto Abramus | Distribuição digital: Strm | Formato: Single digital | Ano: 2025 | Lançamento: 27 de março | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / Single.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Depois de estrear no mundo digital, o celebrado Pagode da Mart’nália, um tributo à geração…
O homem malvestido na quarta fila da platéia inclinou-se para a frente e olhou, incrédulo,…
No alto da noite do Rio de Janeiro, luminoso, generoso, o Cristo Redentor estende os…
O tênis deixou de ser apenas um calçado esportivo há muito tempo. Hoje, ele é…
Na pulsante energia da cultura afrodiaspórica, Alè traduz suas ideias em música, criando performances contemporâneas…
Com um EP 'Em Canto' e quatros singles lançados, a cantora paulistana Cristina Guimarães envereda…