Um pesquisador canadense garante ter achado as primeiras imagens filmadas correspondentes ao célebre escritor francês Marcel Proust (1871-1922), informou a revista “Le Point” na quarta-feira (15.2.2017) .
De acordo com Jean-Pierre Sirois-Trahan, professor da Universidade Laval, em Québec, um homem que tem a fisionomia de Proust aparece rapidamente descendo as escadas em um vídeo feito em 1904 durante o casamento de Élaine Greffulhe, filha da Condessa Greffulhe, amiga do autor de “Em busca do tempo perdido”.
“Tudo leva a crer que se trata de Proust. A silhueta e o perfil correspondem aos dele, mas é difícil identificar com certeza alguém em um vídeo desse tipo, especialmente quando só o conhecemos por fotos posadas”, afirmou Sirois-Trahan.
O que sim está comprovado, segundo os estudiosos de sua obra, é que o escritor foi à cerimônia em questão e que se inspirou na família Greffulhe para desenvolver o personagem Oriane de Guermantes, de “Em busca do tempo perdido”.
As imagens, guardadas no Centro Nacional do Cinema, em Paris, mostram um Proust de cerca de 30 anos, desacompanhado – situação rara em uma cerimônia de casamento – e usando o refinado figurino do começo do século XX e que se assemelhava ao de um dandy inglês (cartola e casaco longo).
Assista o vídeo
Fonte: Agência EFE
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…
“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…