Cora Coralina escreveu desde jovem, mas apenas aos 76 anos teve seu primeiro livro publicado. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais fala sobre a vida rural do sertanejo goiano. A obra chega, agora, em sua 24ª edição pela Global Editora com novo projeto gráfico e tratamento editorial.
.
Fazem parte desta obra alguns dos poemas de maior destaque da carreira da autora, como “Minha cidade”, Antiguidades” e “Becos de Goiás”. Poemas que falam com delicadeza e simplicidade sobre personagens e locais do cotidiano de Cora Coralina.
A edição mantêm vivos alguns tesouros em forma de textos complementares, como “Cora Brêtas – Cora Coralina”, de J. B. Martins Ramos; a apresentação inspirada de Oswaldino Marques: “Cora Coralina, Professora de Existência”; e, particularmente, “Duas Palavras Especiais”, da própria Cora Coralina.
.
Ao longo das páginas do livro, são apresentadas ilustrações e gravuras de locais apresentados na obra e que marcaram a vida da autora, como o Beco do Sócrates e a Casa velha da ponte, onde Cora Coralina nasceu e residiu.
.
Mesmo sendo reconhecida tardiamente, Cora Coralina teve seu reconhecimento em vida e o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu o seguinte sobre a autora: “Cora Coralina é a pessoa mais importante de Goiás. Mais que o governador, as excelências, os homens ricos e influentes do Estado […] Cora Coralina, um admirável brasileiro.”
FICHA TÉCNICA
Título: Poemas dos becos de Goiás e estórias mais
Autora: Cora Coralina
Editora: Global
Coleção: Cora Coralina
Edição: 24ª edição
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 240
4 X 1 Cores
Peso: 360 gramas
ISBN: 9786556125084
R$ 75,00
* Compre o livro: clique aqui.
Sobre a autora
A obra de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas (1889‑1985), nome de batismo da grande Cora Coralina, é um dos marcos recentes de nossa literatura. Nascida em Goiás, em 1889, Cora teve uma trajetória literária peculiar. Embora escrevesse desde moça, tinha 76 anos quando seu primeiro livro foi publicado, e quase noventa quando sua obra chegou às mãos de Carlos Drummond de Andrade – responsável por sua apresentação ao mercado nacional. Desde então, sua literatura vem conquistando crítica e público. Cora Coralina não se filiou a nenhuma corrente literária. Com um estilo pessoal, foi poeta e uma grande contadora de histórias e coisas de sua terra. O cotidiano, os causos, a velha Goiás, as inquietações humanas são temas constantes em sua obra, considerada por vários autores um registro histórico‑social deste século. A Global Editora publica, com exclusividade, todas as obras de Cora Coralina.
Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.
LEIA TAMBÉM
:: ‘Isso não é um elefante’, livro de Bartolomeu Campos de Queirós, ilustrações Ivan Zigg.
:: ‘O Menino Azul’ de Cecília Meireles em nova edição, com ilustrações de Camila .Carrossine.
:: ‘Poesia Autónima Vol. 2’, de Fernando Pessoa é publicado pela Global.
:: ‘Macunaíma’ clássico nacional de Mário de Andrade ganha nova edição.
:: Global Editora apresenta nova edição da primeira obra de José Lins do Rego após o famoso “Ciclo da Cana-de-açúcar”.
:: ‘A Guerra total de Canudos’, livro do historiador Frederico Pernambucano de Mello.
:: “20 Poemas de vida e um sino quebrado” de Pablo Neruda, tradução Affonso Romano de Sant’Anna.
:: Com prefácio de Emicida, Sérgio Vaz lança novo livro e já é destaque na grande mídia.
:: ‘Mormaço na floresta’, livro do poeta Thiago de Mello.
:: Livro ‘Os construtores do Cosmos’, do físico Mario Novello.
:: Livro bilíngue, português – Libras, ensina crianças ouvintes a se comunicarem com os surdos.
:: ‘Antiguidades’, livro de Cora Coralina com ilustrações de Lelis
:: Editora Global lança ‘Melhores Contos Marcos Rey (Pocket)’
:: Marina Colasanti lança o livro “Sereno mundo azul” pela Global Editora
:: ‘Filha do fogo – 12 contos de amor e cura’, de Elizandra Souza é lançado pela Global Editora
:: Ruth Rocha lança ‘Em Levada, eu? E outras histórias’ pela Global Editora