AGENDA CULTURAL

Premiada “Banda dos Curumins”, projeto musical de ONG suíço-brasileira, faz apresentação no próximo dia 21, em São Paulo

“Sons do Amanhã” é apresentado no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, com entrada franca
.
A cidade de São Paulo recebe no domingo, 21 de maio, às 19h, a “Banda dos Curumins”, projeto musical de reconhecida excelência da Associação Casa dos Curumins, ONG suíço brasileira presente há quase 20 anos em São Paulo. É a terceira vez que os músicos tocam no Teatro Paulo Eiró, no bairro Santo Amaro, zona sul da capital.
.
Intitulado “Sons do Amanhã”, o show tem entrada gratuita. Dezesseis estudantes entre 16 e 30 anos formam as vozes e fazem a sincronia com instrumentos como violão, baixo, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão, flauta transversal e bateria. Eles darão vida aos mais diversos clássicos da música popular brasileira, todos com arranjos próprios.
.
Com o patrocínio do fomento à música da Secretaria Municipal de São Paulo, o grupo de músicos juvenis trará no repertório canções como: “Canto das 3 Raças” – Clara Nunes; “Frevo Mulher” – Zé Ramalho; “Berimbau” – Vinicius de Moraes, Baden Powell; “Toda Menina baiana” – Gilberto Gil; “Caxangá” – Fernando Brant, Milton Nascimento; “Ponteio” – Edu Lobo; “Água de março” – Tom Jobim; “Wave’ – Tom Jobim; “Amazonas” – João Donato; “Gogó do nego” – Patrícia Bastos; “Naquela Mesa” – Sérgio Bittencourt, entre outros clássicos.
.
Sons do Amanhã” faz uma conexão com uma apresentação realizada na Suíça, em 2019, por Salomão Soares, Michael Pipoquinha, Jonathas Sansão e Vanessa Moreno, ícones inspiradores da música instrumental nacional, que se apresentaram em Lugano, na Suíça,  divulgando as atividades de música da Associação. O público vai se emocionar e se encantar com nossos jovens talentos”, revela Alberto Eisenhardt, cineasta suíço fundador da Associação Casa dos Curumins.

A Banda dos Curumins comemora 10 anos em 2023. Neste período, acumulou importantes premiações como a da 6ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) na categoria projetos educativos. Ano passado, a banda realizou sua primeira turnê internacional quando se apresentou no “Festival de Jazz Lugano”, na Suíça, e em um evento na histórica Villa Arconati, em Milão, na Itália.
.
Associação Casa dos Curumins – Há duas décadas lutando por um mundo mais igualitário
.
A Banda dos Curumins é considerada um dos importantes frutos da “Associação Casa dos Curumins” – organização sem fins lucrativos, sem vinculação religiosa ou partidária, criada em 2005, pelo casal suíço-brasileiro Adriana e Aberto Eisenhardt.
.
A entidade, desde então, tem como principal missão a inclusão sociocultural de crianças, adolescentes, jovens e idosos, todos moradores da comunidade de Pedreira, localizada na zona sul, São Paulo, onde tudo começou. Por meio de atividades lúdicas, educativas, culturais, ambientais, artísticas, esportivas, e, claro, musicais, a organização tem contribuído para a construção de um mundo mais justo e igualitário. “Tudo começou há quase 20 anos, mas só iniciamos a escola filantrópica de música em 2016. Hoje, de longe, a Banda dos Curumins é o nosso ‘cartão de visita’, afinal, música é sinônimo de resgate, de educação e disciplina, por isso, tem ajudado muitos a serem protagonistas da sociedade”, reflete Alberto Eisenhardt.

Mais do que incentivar a arte e proporcionar integração e novas relações, a intenção da Associação Casa dos Curumins é dar oportunidades para todos, seja de um bom começo de vida para as crianças, uma opção de futuro para os nossos jovens, como também, uma alternativa de continuidade para a melhor idade. “Ao fazer parte de uma de nossas iniciativas, ajudamos de forma holística, desde a oferta de bolsas de estudo integral para os que têm melhor desempenho e aptidão, além da oportunidade de emprego, como o caso de mais uma das integrantes da banda que acabou de se formar e que hoje atua como professora do ‘Quarteirão da Música’, nome de nossa escola filantrópica, local de ensaios semanal dos músicos”, relata o fundador.
.
Além da apresentação única no teatro, a Banda dos Curumins também faz parte da programação da Virada Cultural 2023 que começa no dia 27 de maio. Informações atualizadas ainda serão divulgadas pela ONG e pela Prefeitura de São Paulo, organizadora do maior evento de cultura da capital paulista. “Marcar presença nas apresentações de projetos sociais como este é, em primeiro lugar, valorizar a arte brasileira e, em segundo lugar, é incentivar e prestigiar iniciativas como essa, que visam a inclusão sociocultural de milhares de jovens pelo Brasil. A Associação Casa dos Curumins acredita na mudança por meio da educação, do amor, da arte e da música, seja para os integrantes do projeto ou para quem assistir. A música é uma ferramenta que transforma vidas, podem acreditar”, conclui Eisenhardt.
.
SERVIÇO
Show “Sons do Amanhã” – Banda dos Curumins
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Quando: 21 de maio de 2023, às 19h
Gratuito
.
> Mais informações sobre o local: facebook. clique aqui.
> Mais informações sobre a apresentação e sobre a Casa dos Curumins, acesse: site. clique aqui.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Sunset Rio Instrumental 2025 | Programação

O Sunset Rio Instrumental está de volta com shows, oficinas e painéis gratuitos, que acontecem…

16 horas ago

Álbum e audiovisual: Sambabook Beth Carvalho reúne uma constelação de artistas

Sambabook Beth Carvalho presta homenagem à madrinha do samba na sexta edição do projeto da…

22 horas ago

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

1 dia ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

1 dia ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

1 dia ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

1 dia ago