AGENDA CULTURAL

Prêmio UBC anuncia Rita Lee e Roberto de Carvalho como ganhadores em 2024

Pela primeira vez, premiação terá edição especial realizada em São Paulo e vai contemplar dois compositores, sendo um deles com homenagem póstuma
.
“Me cansei de lero-lero / Dá licença, mas eu vou sair do sério”. Ícones da música brasileira, Rita Lee e Roberto de Carvalho são os vencedores da oitava edição do Prêmio UBC, criado pela União Brasileira de Compositores. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a dupla – parceira na música e na vida – acumula 146 composições registradas. Em uma edição especial, pela primeira vez, o Prêmio será concedido a dois artistas, sendo uma delas ‘in memoriam’ (Rita Lee 1947–2023). Este ano, o evento acontecerá também em local inédito, o Teatro B32, em São Paulo, no dia 4 de dezembro.

A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso. Agora, a honraria segue em boas mãos.

Todas as edições foram realizadas, até então, na Casa UBC, sede da entidade no Rio de Janeiro, que no momento passa por reformas de ampliação.
.
“A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

Roberto de Carvalho e Rita Lee – foto: Bob Wolfenson

Rita Lee e Roberto de Carvalho trouxeram para a música os sentimentos e a intimidade do casal, que viveu junto por 47 anos, criando uma vasto repertório de hits, incluindo “Mania de Você”, “Flagra”, “Papai Me Empresta o Carro”, “Lança Perfume”, “Chega Mais”, “Cor de Rosa Choque” e “Desculpe o Auê”. A dupla fez sucesso no Brasil e mundo afora. O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1980) bateu recordes internacionais com a música “Lança Perfume”, que conquistou 7º lugar na parada Billboard. Rita e Roberto formaram uma das mais longas parcerias musicais da música brasileira. Ao todo, os dois lançaram juntos cinco álbuns: “Rita Lee e Roberto de Carvalho”(1982), “Bombom” (1983), “Rita e Roberto” (1985), “Flerte Fatal”(1987) e “Rita Lee & Roberto de Carvalho – Perto do Fogo”(1990).
.
“O legado destes inspirados e inspiradores arquitetos da música brasileira é dos mais preciosos e será uma honra para nós da UBC celebrá-los. Este ano, excepcionalmente, mas com imensa alegria, pela primeira vez, o Prêmio UBC acontecerá em São Paulo. O coração já bate forte, pois o nosso respeito, amor e admiração Rita e Roberto é imenso e imensurável. Viva Rita e Roberto, para sempre!”, destaca Paula Lima, presidente da UBC.

A edição especial do Prêmio UBC 2024 terá direção artística de Beto Lee, filho de Rita e Roberto, e contará com a banda de Rita Lee. Em um show surpresa até para o próprio Roberto de Carvalho, junto a convidados, artistas e personagens que marcaram a trajetória da dupla, grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, irão interpretar ao vivo versões inéditas de Rita e Roberto.
.
Além de anunciar os homenageados da edição especial de 2024 do Prêmio, no dia 7 de outubro, Dia do Compositor Brasileiro, a UBC lançará em seu canal no YouTube o audiovisual inédito com trechos do show e entrevistas da cerimônia de 2023, que celebrou Caetano Veloso.
.
Para mais atualizações sobre a o Prêmio UBC, acompanhe as  redes sociais da UBC.

Rita Lee e Roberto de Carvalho – foto: Acervo Estadão

SOBRE A UBC
A União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 70 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.

.

 

.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Violonista André Siqueira lança álbum ‘Aura’

Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…

23 horas ago

Barão Vermelho apresentará o seu novo show ‘Do Tamanho da Vida’ no Circo Voador (RJ)

O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…

1 dia ago

Fi Bueno lança ‘Que Clichê’, parceria com Zeca Baleiro

Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…

1 dia ago

Cristina, 1300: A escrita visual e a imemorabilidade poética de Affonso Ávila, por  Clarice Lippmann

Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…

1 dia ago

O peso das formas, do padrão e o vazio do pertencimento, por Clarice Lippmann

Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…

1 dia ago

A ciência, o jogo e o fascínio pela roleta no universo de “The Eudaemonic Pie”

A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…

1 dia ago