No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança.
Priscila Cruz também é responsável pelo projeto interdisciplinar De Conto em Conto que busca desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos
Formada em Pedagogia pela UFRJ, a professora e autora Priscila Cruz lançou o livro de poesias Ouvi Chover Poesias, em evento no Centro Cultural João Nogueira/Imperator, com boa receptividade do público presente.
No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança. Dessa maneira, consegue retratar em forma de poesia diversas situações recorrentes atualmente. Recebe destaque a poesia Anoiteceu em Chamas abordando o incêndio no Museu Nacional.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, o leitor será convidado a se libertar de tudo que o impede de mergulhar na poesia. Na segunda parte, já com os sentimentos aflorados, o leitor será envolvido com versos que tratam de pensamentos densos e complexos, como se a chuva da primeira parte fosse agora seguida de um vento que faz fluir pensamentos e reflexões inevitáveis aos dias em que vivemos. A terceira parte, é como um afago e um sim a tudo o que é possível quando se acredita ser. Um arco-íris de possibilidades e renovação de esperanças. São 39 poesias acompanhadas de um Conto emocionante que se traduz em esperança, amor e superação.
“É muito gratificante ver o público interagindo com o conteúdo do livro, dando retorno e suas impressões sobre o trabalho que foi realizado. É muito importante para o escritor ter a avaliação do público leitor. E a caminhada se dá em meio a esta interação. Neste trabalho tenho poesias que trazem um olhar leve sobre a vida, como também temas densos e reflexivos como Anoiteceu em Chamas, em homenagem ao Museu Nacional. Já estou com um novo projeto de escrita em andamento, mas agora é focar e curtir os frutos de Ouvi Chover Poesias.” – Ressalta Priscila.
A obra recebeu ilustrações de Camila de Souza que, com seu olhar atendo a escrita da autora, pode traduzir por meio de sua Arte formas e contornos que dialogam com cada texto ilustrado.
Desde 2013 a autora dá aulas na rede pública de ensino e atualmente trabalha lecionando no primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma. Lá ela desenvolve e coordena o Projeto interdisciplinar De Conto em Conto. Projeto este que tem como ponto de partida desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos. É o terceiro ano do projeto. Na edição deste ano os alunos irão mergulhar na obra da autora Ana Maria Machado, Mistérios do Mar Oceano. O objetivo é fazer com que no decorrer do processo os alunos se reconheçam como leitores e escritores. Recentemente Priscila Cruz ficou em 5° lugar no concurso nacional novos escritores entre mais de 800 inscritos. A Poesia selecionada foi “Em memória” em homenagem ás vitimas de Brumadinho.
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…
Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das existências dissidentes no espetáculo…
A Temporada 2025 da tradicional Série Dellarte Concertos Internacionais traz concertos de primeira linha com…