Em palestra, ela vai abordar o crescente repúdio ao racismo na sociedade. Também vai lançar dois livros sobre a temática. Entrada franca
.
RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ inicia, nesta quinta-feira (13/4), a programação 2023 do Projeto Consciências, com uma palestra da professora, pesquisadora e ex-ministra da Igualdade Racial Nilma Lino Gomes. O evento vai acontecer às 13h30h, no auditório da Fecomércio, no Flamengo, Zona Sul do Rio. A entrada é franca.
.
Nilma vai apresentar a palestra “Tempo de Esperançar”, em que vai abordar o crescente repúdio ao racismo na sociedade. Para a ex-ministra, embora o preconceito racial e a desigualdade ainda façam parte do dia a dia da população negra, novos ventos começaram a soprar em 2020 com a reação popular nas ruas, praças e redes sociais contra a forma com que negros são expostos à violência.
Nilma também afirma que as últimas eleições municipais trouxeram uma expectativa de que é possível mudar, lutar por uma nação justa, por igualdade de oportunidades e de que não se pode abrir mão das políticas sociais afirmativas e de inclusão da história, literatura e cultura negra nas escolas e universidades e da representação nos poderes democráticos constituídos.
.
Durante o evento, que integra uma série de atividades do Projeto Consciências, também serão lançados os livros “Saberes das Lutas do Movimento Negro Educador” e “Infâncias Negras”, ambos organizados pela ex-ministra.
.
Esse será o primeiro de três encontros promovidos pelo Sesc RJ que ocorrerão até junho a fim de lançar luz sobre o racismo e todas as suas interseções. Os próximos encontros estão previstos para 12 de maio e 22 de junho.
.
Lançado no ano passado, o Projeto Consciências tem por objetivo de promover a discussão e a reflexão acerca das temáticas e problemáticas relacionadas à questão de raça e o racismo estrutural brasileiro, por meio de programações educativas contínuas nas unidades do Sesc RJ, promovendo a educação antirracista em consonância à Lei Federal 10.639/2003.
.
Mais sobre a palestrante
Nilma Lino Gomes é professora titular emérita da UFMG. Formada em pedagogia, com pós-doutorado em Sociologia e em Educação, foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff (2015-2016).
.
É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPq) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Também é membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negras e Negros (ABPN). Entre 2013 e 2014, foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
.
Entre suas obras como escritora destacam-se “A mulher negra que vi de perto” (Mazza Edições); “Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra” (Autêntica Editora); “Para entender o negro no Brasil de hoje”, em parceria com o professor doutor Kabengele Munanga (Global Editora) e o “Movimento Negro Educador” (Vozes).
.
SERVIÇO
Projeto Consciências
Palestra “Tempo de Esperançar”, com a ex-ministra Nilma Lino Gomes
Sesc RJ: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro.
Auditório da Fecomércio.
Data: 13/04, às 13h30.
Entrada franca.
A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…
Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…
O cantor e compositor Roger Resende busca beleza na saudade no sensível single “Duas Léguas”.…
Zécarlos Ribeiro e Ná Ozzetti lançam “Bem Humorado”. Single irradia felicidade e tem a participação…
Cantora, compositora e pesquisadora musical, Ilessi reverencia sua ancestralidade e explora a liberdade sonora em…
A interpretação da música é o ponto alto dos shows da Turnê Xande Canta Caetano.…