Projeto Sopro, do trio formado por Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta, lança o single ‘Silêncio’, com participações da cantora Áurea Martins e da Orquestra Sinfônica Nacional da República Tcheca
.
Mais um lançamento do projeto Sopro, de Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta! É o single “Silêncio”, que contou com as participações especiais da cantora Áurea Martins e da Orquestra Sinfônica Nacional da República Tcheca. A composição de Vicente e Vinicius chegou às plataformas digitais no dia 13 de outubro.
.
“Participar dessa gravação foi uma bênção pra mim. Viajei legal! Muita coisa bonita se junta à simplicidade e à beleza dessa canção. E foi incrível gravar ao som de uma orquestra, que fez com que a música parecesse um tema de filme”, emociona-se Áurea Martins.
A história da canção vem de longe… “No dia 25 de maio de 2012, perdi uma pessoa muito importante, que fez parte das minhas vivências no canto coral e da minha família. Imbuído de emoções, busquei fazer uma homenagem. Reuní alguns pedaços de melodias que me lembravam dessa pessoa e alguns outros que me conectavam com aquele intenso momento. Foi um misto de lembranças boas com uma dor profunda, culminando em um breve e repentino final, que me trazia a sensação de aceitação da perda – sentimento que talvez estivesse buscando naquele dia”, conta Vicente, que guardou a composição para deixar a “poeira assentar”.
.
“Depois de um período de luto, decidi que ela merecia receber uma letra. Fiquei curioso, então, em saber o que o Vinicius poderia escrever sobre aquela melodia cheia de significados pra mim. E ele devolveu com o título de “Silêncio”. Tive certeza da canção. E senti enorme felicidade ao perceber que uma das características mais marcantes de Malu Cooper, que homenageei secretamente na composição, residia na síntese da letra: o olhar”, conclui Vicente, referindo-se à saudosa professora de canto Malu Cooper, que atuou como preparadora vocal e regente de corais no colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho.
“Silêncio” é o terceiro single do Sopro. O primeiro foi “Precipício” (Vicente Nucci, Zé Motta e Vinicius Castro), que teve Lenine como convidado na gravação. O segundo, “Valsa espelhada”, também composição do trio, contou com a participação de Claudio Nucci.
.
A ideia de convidar Áurea Martins para gravar com eles foi de Zé Motta, fã da artista. “Ela é uma das grandes cantoras e referências da música brasileira. Sou apaixonado pela voz dela”, derrama-se Zé, para quem ‘Silêncio’ é a música mais bonita do álbum. A canção tem arranjo primoroso de Pedro Araújo e uma segunda surpresa: a participação da Orquestra Sinfônica Nacional da República Tcheca.
SINGLE ‘SILÉNCIO’ • Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta • Selo Independente / Distribuição Tratore • 2023
Canção / compositores
:: Silêncio, de Vicente Nucci e Vinicius Castro
– ficha técnica –
Vinicius Castro (violão) | Vicente Nucci (voz) | Zé Motta (voz) | Participação especial: Áurea Martins (voz) | Orquestra: Czech National Symphony Orchestra | Produção musical: Vinicius Castro | Arranjo: Pedro Araújo | Mixagem: Gustavo Krebs | Masterização: Carlos Freitas | Arte: Frederico Cavaliere | | Fotos: ©Rafael Catarcione | Assessoria de imprensa: Sheila Gomes | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Formato: Single digital | Ano: 2023 | Lançamento: 13 de outubro | #* Ouça o single: clique aqui.
SILÊNCIO
(Vicente Nucci e Vinicius Castro)
.
Foi feito um filme mudo
Uma fala escrita
Um filme europeu
Foi um suspense tal
A pausa banal
Que a orquestra estendeu
.
Foi feito um baque surdo
Antes da colisão
Foi um hiato denso
A luz do silêncio
Antes do trovão
.
Foi feito comunhão
Uma oração
Com a voz de Deus
Foi a confirmação
A respiração
Antes de saltar no breu
.
Foi um grito no espaço
Feito de som sem ar
Foi um momento, um lapso
A paz que há entre as batidas
De um pulsar
.
Foi feito rouquidão
Ou hesitação ao atravessar
Foi imaginação
Ou foi seu olhar sobre o meu olhar.
SOBRE VINICIUS CASTRO, VICENTE NUCCI E ZÉ MOTTA
Vinicius Castro é um compositor e produtor brasileiro que, depois de morar em Lisboa, Portugal, está de volta ao Rio de Janeiro. Suas músicas já foram gravadas por artistas como Sérgio Assad, Gilberto Gil e Lenine. Vinicius foi indicado à edição 2013 do Prêmio da Música Brasileira com o álbum CRIA – A Família, e à edição 2019 do Prêmio Profissionais da Música com o álbum CRIA – Pra Bagunçar. Castro escreveu 4 canções para a série indicada ao Emmy Kids ‘Gaby Estrela’ em 2015. Sua canção em parceria com Adilson Xavier, ‘Ser Diferente é Normal’, foi traduzida por Emily Perl Kingsley e Sharon Lerner, escritores da Rua Sésamo, e apresentada na ONU em 2012. Vinicius Castro escreveu várias trilhas sonoras para peças de teatro e produziu diversos artistas independentes do Brasil, Estados Unidos e Portugal.
Vicente Nucci é cantor, compositor e arranjador vocal carioca. Atuou no canto coral de 2003 a 2022, como monitor de naipe, regente, diretor musical e arranjador, participando de diversos grupos e apresentações. Um dos trabalhos de maior destaque no canto coral foi o espetáculo São Vicente A Cappella e Guinga, em 2019, no qual Vicente foi arranjador e dividiu a direção musical com Patricia Costa. Como intérprete, integrou trabalhos como os discos “De bem com a vida” (Alberto Rosenblit – 2009), “Amazônia, na trilha da floresta” (Mario Adnet- 2012), “Jobim, orquestra e convidados” (Paulo Jobim e Mario Adnet -2017), OuroBa (2017), “Integridade” (Claudio Nucci e Felipe Cerquize -2018) e “Arretados” (Dedeco e Jean Charnaux – 2019). Vicente tem composições em parceria com artistas como Luiz Fernando Gonçalves, Michele Leal, Claudio Nucci e Juca Filho, além dos amigos Zé Motta e Vinicius Castro. Atualmente, integra o projeto Canto Interior, com Jéssica Nucci, no Rio Grande do Sul.
Zé Motta é músico e compositor. Desde 2010, integra o Bloco do Sargento Pimenta como percussionista e regente, e já tocou em diversas cidades dentro e fora do Brasil, mais recentemente em Nova York (abril/2023), e teve a oportunidade de fazer uma série de shows na Inglaterra em 2012, incluindo apresentações durante as Olimpíadas de Londres. Recentemente, compôs as trilhas para os espetáculos “Uma mulher é uma mulher” (2019); “Antes D+ Nada” (2020), “Fêmea” e “Resid(u)o” (2021). Faz parte do trio “Sopro” projeto em parceria com os, também, compositores e músicos Vicente Nucci e Vinicius Castro. Integra o duo Alma de Gato com o também compositor e violonista Carlos Chaves, e faz parte, como músico e ator, do elenco do espetáculo itinerante “Proncovô”, que tem direção de Eduardo Moreira (Grupo Galpão) e direção musical de Sergio Pererê.
.
.
LEIA TAMBÉM
:: Lenine participa do projeto “Sopro”, que reúne Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta
:: ‘Valsa Espelhada’, segundo single do trio Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / Single.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske