AGENDA CULTURAL

Projeto “Terças no Ipanema” estreia com Joyce Moreno

No dia 7 de janeiro acontece a estreia do projeto “Terças no Ipanema”, que vai levar a música de volta ao Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa em caráter permanente, sempre às terças-feiras. A ideia do projeto é retomar o hábito das temporadas, hoje restrito aos espetáculos teatrais
.
Quem abre o “Terças no Ipanema” é a cantora e compositora Joyce Moreno, ela própria assídua frequentadora do Teatro, no palco e na plateia. “Fiz várias temporadas no Teatro Ipanema, nos anos 1970 e 1980. Lembro especialmente de uma em 1979, chamada ‘Feminina’, onde eu dava uma prévia do álbum que faria no ano seguinte”, lembra Joyce. A temporada da artista carioca, batizada de “O Janeiro do Rio”, será nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro.

Nas duas primeiras terças-feiras – dias 7 e 14 de janeiro -, Joyce Moreno recebe Jards Macalé, parceiro e amigo de longa data. Nas terças seguintes – 21 e 28 de janeiro -, os convidados serão o baixista Jorge Helder e o baterista Tutty Moreno. “A ideia é oferecer dois shows diferentes: um de voz e violão (dias 7 e 14), em que vou cantar canções bem cariocas minhas, como “Tardes Cariocas”, e de compositores como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra e Paulinho da Viola. Jards participa dividindo alguns sambas antigos, como os de Dorival Caymmi, e “Um Abraço do João” que fizemos juntos”, conta.
.
Nos shows que acontecem nos dias 21 e 28 de janeiro, Joyce Moreno terá a companhia do baixista Jorge Helder e do baterista Tutty Moreno, em uma formação de trio. Já indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor álbum de Jazz, o baterista Tutty Moreno participou de shows e discos emblemáticos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jards Macalé, produzidos em Londres nos anos 1970, entre outros inúmeros artistas. Imprimiu seu estilo na bateria nos discos que Joyce gravaria a partir de “Feminina”, de 1980. Requisitado por grandes nomes da MPB, como baixista e produtor, Jorge Helder acaba de lançar um projeto solo com obras de Chico Buarque, com quem toca há décadas. O clima deste encontro será um pouco mais jazzístico: “O repertório vai continuar carioca, com composições minhas, mais recentes, e também de Chico Buarque.

Flávia Souza Lima, produtora cultural há 30 anos, com foco no ecossistema da música, é a responsável pela coordenação executiva e curadoria artística do projeto: “O ‘Terças no Ipanema’ nasceu em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de voltar a ocupar um espaço que sempre teve uma forte vocação musical. Será uma imensa alegria e um enorme desafio para todos nós”.
.
Vale lembrar que o antigo Teatro Ipanema revelou artistas como Marina Lima, Cazuza, Jards Macalé, Angela Ro Ro, Marisa Monte, Eduardo Dussek e a banda Barão Vermelho, entre muitos outros.
.
O projeto “Terças no Ipanema” possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Joyce Moreno – foto: Isabela Espindola

Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

Joyce Moreno – foto: Leo Aversa

SERVIÇO
“Terças no Ipanema” – Joyce Moreno
Dias: 7, 14, 21 e 28 de janeiro
Horário: 20 horas
Endereço: R. Prudente de Morais, 824, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Preços: R$ 80,00 inteira /R$ 40,00 meia
Auto classificação indicativa: Livre
Produção: Planetário Produções Culturais
Administração: Da Lapa Produções Artísticas
Realização: KAB
Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Vendas online: clique aqui.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

ZéVitor lança álbum ‘Imago Mundi’

ZéVitor, muito além de uma expedição a si mesmo. Em seu novo álbum 'Imago Mundi',…

9 horas ago

Malásia, clássico de Djavan, é lançado em vinil pela Rocinante Três Selos

Rocinante Três Selos lança Malásia, clássico de Djavan. Faixas como Que foi My Love e…

11 horas ago

Álbum ‘Paratodos’ de Chico Buarque, ganha edição especial pela Rocinante Três Selos

Lançado originalmente em 1993, O álbum Paratodos, de Chico Buarque retorna ao formato vinil em…

2 dias ago

Fi Bueno: mini-doc revela bastidores de novo trabalho

Fi Bueno revela bastidores da produção de seu novo álbum. Com o lendário produtor musical Guto…

4 dias ago

Mario Tommaso lança álbum ‘Rasga o Coração: poemas e canções de amor para o nosso tempo’

O cantor e compositor paulistano Mario Tommaso lança seu primeiro disco - Rasga o Coração:…

4 dias ago

Edson Sant’anna Trio lança disco homônimo

Formado pelo pianista Edson Sant’Anna, o contrabaixista Bruno Migotto e o baterista Bruno Tessele, o…

4 dias ago