SOCIEDADE

Quer saber quem são os 5 finalistas do Troféu Juca Pato 2024?

União Brasileira de Escritores (UBE) anuncia quem são os 5 finalistas do Troféu Juca Pato 2024
.
A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou hoje os nomes dos cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2024 – Prêmio “Intelectual do Ano”. A escolha foi feita pela diretoria da entidade, baseada nos resultados de uma indicação aberta ao público. A lista contempla escritores que publicaram obra inédita de sua autoria no Brasil em 2023.
.
Criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey, o Troféu Juca Pato é uma homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, se destaque em qualquer área do conhecimento pela sua obra literária e também pela sua contribuição para o desenvolvimento e prestígio do país na defesa dos valores humanos, democráticos e republicanos.

A professora, escritora, ativista e empreendedora indígena carioca Eliane Potiguara está entre os finalistas por ter em 2023 o livro “O vento espalha minha voz originária” (Grumin Edições). O escritor, roteirista, dramaturgo, diretor de cinema, jornalista e defensor da causa LGBTQIA+ João Silvério Trevisan entrou na lista após o lançamento da autoficção “Meu irmão, eu mesmo” (Alfaguara).
.
Já a escritora paulista Maria Valéria Rezende publicou em 2023 seu livro de contos “O mistério de Digiolho” (Outubro Edições). A jornalista e escritora mineira Míriam Leitão foi escolhida após ter publicado o relato jornalístico “Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades” (Intrínseca). E a jornalista e escritora cearense Socorro Acioli fecha a lista de candidatos ao Juca Pato. Em 2023 ela publicou o romance “Oração para desaparecer” (Cia das Letras).

Maria Valéria Rezende publicou em 2023 seu livro de contos “O mistério de Digiolho”

Nome do Intelectual do Ano sai em 20 de setembro
Na etapa final, um dos cinco finalistas será eleito o vencedor do Troféu Juca Pato, em votação pelas sócias e sócios da UBE, a ser realizada entre os dias 12 de agosto e 13 de setembro de 2024. Cada sócia ou sócio da UBE deverá escolher um dos cinco candidatos. O nome da escritora ou do escritor vitorioso será anunciado no dia 20 de setembro. Para participar da escolha do Juca Pato, é necessário que a escritora ou escritor se associe previamente à UBE clicando aqui.

Criado em 1962, troféu é réplica de personagem
O Troféu Juca Pato é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). Careca por tanto levar na cabeça, cujo lema era “podia ser pior”, o Juca Pato encarnava as aspirações e frustrações da classe média brasileira.

Sobre a UBE
A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. O escritor Ricardo Ramos Filho é o seu atual presidente.
.
Desde a sua fundação, resultante da fusão entre a Sociedade Paulista de Escritores e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária.
.
Nos últimos anos, a UBE tem se manifestado pela manutenção e fortalecimento dos princípios republicanos que devem nortear o país. Promove encontros virtuais e presenciais com escritores de relevante importância para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como utiliza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

3 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

3 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

3 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

3 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

3 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

3 dias ago