quinta-feira, abril 3, 2025

Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’ na série Concertos de Eva

Jovem pianista mineiro com trajetória premiada no Brasil e na Europa, Rafael Ruiz é o convidado da série Concertos de Eva, na Casa Museu Eva Klabin. O recital solo “Piano em Perspectiva” acontece neste sábado, dia 5 de abril, às 17h, como parte da temporada 2025. Os ingressos estão à venda no site da Casa Museu.
.
Conquistando destaque no cenário da música de concerto, o pianista tem uma trajetória marcada por prêmios e apresentações internacionais. Natural de Minas Gerais, foi vencedor do prêmio especial “Hors Concours” no Concurso Souza Lima e do “Prêmio Antena 2”, em Portugal. Com formação no Royal College of Music, em Londres — onde obteve os títulos de Master of Music com Distinção e Artist Diploma —, Rafael já se apresentou em importantes salas de concerto em países como Reino Unido, Itália, França, Áustria, Espanha e Portugal, com transmissões ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2, além de gravações para a televisão.

No programa, o pianista apresenta uma seleção de obras que exploram a diversidade emocional, sonora e técnica do piano. O repertório reúne desde a brasilidade de Villa-Lobos, com peças da suíte “A Prole do Bebê nº 2”, até a sofisticação harmônica de Debussy e o lirismo do “Prelúdio em Sol Maior”, de Rachmaninoff. Em homenagem aos 150 anos de nascimento de Ravel, Ruiz interpreta as “Valses Nobles et Sentimentales”, encerrando a apresentação com a poética “Barcarolle”, de Chopin.
.
Com curadoria de Thomaz Soares, a série Concertos de Eva oferece ao público recitais e concertos de formações camerísticas, reafirmando o compromisso da Casa Museu Eva Klabin com o fomento e a difusão da performance musical. Esta iniciativa reafirma o legado de sua fundadora, Eva Klabin, como uma incentivadora de artistas através da promoção de inúmeras apresentações musicais durante a sua vida no espaço.

revistaprosaversoearte.com - Rafael Ruiz apresenta o recital 'Piano em Perspectiva' na série Concertos de Eva
Pianista Rafael Ruiz – foto: Olivia da Costa

SERVIÇO
Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’
Série Concertos de Eva
Dia: 5 de abril (sábado), às 17h
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
Ingressos: R$50 (inteira); R$25 (meia-entrada)
Ingresso/compra online: clique aqui.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre
Mais informações:
—————-
Assessoria de imprensa: Marina Magdaleno / Palavra Assessoria em Comunicação

revistaprosaversoearte.com - Rafael Ruiz apresenta o recital 'Piano em Perspectiva' na série Concertos de Eva
Pianista Rafael Ruiz – foto: Olivia da Costa

Sobre Rafael Ruiz, piano
Pianista premiado, Rafael Ruiz conquistou o prêmio especial “Hors Concours” no Concurso Souza Lima e o “Prêmio Antena 2” em Portugal. Obteve o Master of Music com Distinção e Artist Diploma no Royal College of Music, de Londres. Apresentou-se em recitais no Reino Unido, Itália, França, Áustria, Espanha e Portugal, com transmissões ao vivo nas rádios MEC FM (Brasil) e Antena 2 (Portugal), além de gravações para TV.

Sobre Tomaz Soares, curador
Natural de Uberlândia, MG, Tomaz Soares é violinista. Integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela Unirio. Recentemente, apresentou-se com o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em turnê pela Inglaterra e Alemanha. Em 2018, com o Quarteto Kalimera foi premiado no Festival de Música Rádio MEC, dentre outras premiações no Brasil. Estreou inúmeras obras contemporâneas dos compositores Alexandre Schubert, Calimerio Soares, Eli-Eri Moura, Ernst Mahle, Jocy de Oliveira, dentre outros. Participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) e do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (UFRJ). Em 2009, recebeu o primeiro prêmio do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como spalla, atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos e no Brasil, mais recentemente da Sinfonietta Carioca. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros

Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim.
.
Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, que será comemorado em todo ano de 2025. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES