Discografia brasileira

Raquel Durães lança álbum homônimo pela Savalla Records

Raquel Durães reúne músicos da banda de Tim Maia para homenagear o síndico da MPB em faixa de novo álbum. Um lançamento da Savalla Records, a obra está disponível em todas as plataformas digitais e mistura canções lançadas ao longo dos anos e duas faixas inéditas
.
A cantora, pianista, compositora e escritora Raquel Durães, indicada ao Grammy Latino pelo disco “Hora de Dormir” em 2008, apresenta para o público uma compilação de músicas lançadas ao longo dos últimos anos como singles, junto com duas faixas inéditas, no seu primeiro álbum de estúdio. Entre essas novas músicas, destaca-se “Ouvindo Tim Maia Cantar”, uma homenagem ao icônico cantor e compositor Tim Maia. A participação de músicos que trabalharam com o síndico da MPB, como Jorjão Barreto, Silvério Pontes e Jurema de Cândia, traz ainda mais autenticidade e emoção à homenagem. “Ter esses amigos no trabalho é motivo de muito orgulho e alegria. Eles trouxeram toda a energia da personalidade e do estilo de Tim”, afirma Raquel.

Raquel Durães, Carlos Savalla e Jurema de Cândia – foto: Pablo Savalla

Todas as faixas do álbum foram produzidas pelo produtor musical Carlos Savalla que já trabalhou com nomes como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Pato Fu e Davi Moraes. Nesse sentido, o disco passeia por sons e ritmos bem característicos. A faixa que exalta o legado de Tim combina o suave do bolero com a energia da soul music, resultando em uma sonoridade única que remete ao passado de Raquel. “Essa canção me leva para os bailes e festas da minha vida, onde a música dele sempre fez e ainda é sucesso”, revela a artista.
.
O álbum também inclui “Vamos Sair Pra Dançar”, uma bossa nova que, segundo Raquel, equilibra bem o repertório do álbum, que é marcado pela diversidade de estilos. “Acho que essa seleção do repertório ficou muito boa, porque mostra a flexibilidade no meu trabalho, nas minhas composições. E estou muito contente porque é o primeiro álbum assim, e traz essas duas músicas que é para botar o pessoal para dançar de rosto colado”, explica a cantora.

Fora as faixas inéditas, o álbum também reúne canções autorais e em parceria com nomes como o do consagrado poeta e letrista Sérgio Natureza, além de Shi Ko Pupo, Chico Canela e Ronaldo Millecco (1955 – 2001). Os arranjos foram assinados por músicos renomados como Pedro Baldanza (1953-2019), da banda Som Nosso De Cada Dia, Jorjão Barreto (ex-integrante da banda Black Rio) e Julinho Teixeira, complementando a diversidade de estilos que compõem o repertório. “Julinho Teixeira, um arranjador consagrado da MPB, fez os arranjos de ‘Pouco Juízo’ e ‘Portais’. Pedro Baldanza e eu nos conhecemos durante o projeto ‘Registros da Savalla Records’, e ele trouxe toda a concepção da música, incluindo os vocais e a levada“, comenta Raquel sobre o processo criativo. “Eu e Jorjão já trabalhamos juntos algumas vezes e é uma satisfação imensa tê-lo como arranjador na faixa Ouvindo Tim Maia Cantar”.
.
Raquel Durães compartilha que a ideia inicial de compilar essas músicas em um álbum partiu do filho Pablo e depois contou com o trabalho do produtor Carlos Savalla, que selecionou algumas de suas canções. “Foi uma forma de ter um primeiro álbum autoral, mas com novidades também”, explica a cantora.
.
O álbum de Raquel Durães promete conquistar os fãs com suas canções únicas, e, claro, com a calorosa homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira. Todas as faixas estão disponíveis em todas as plataformas digitais de música

Capa do álbum ‘Raquel Durães’ • Raquel Durães • Selo Savalla Records • 2024

DISCO ‘RAQUEL DURÃES’ • Raquel Durães • Selo Savalla Records • 2024
Canções / compositores
1. O pescador (Raquel Durães e Chico Canela)
2. Silêncio (Raquel Durães)
3. Vamos sair pra dançar? (Raquel Durães)
4. Serei canções (Raquel Durães e Shi Ko Pupo)
5. Portais (Raquel Durães e Shi Ko Pupo)
6. Quem dera… (Raquel Durães)
7. Pode ser (Raquel Durães e Sérgio Natureza)
8. Sempre você (Raquel Durães)
9. Pouco juízo (Raquel Durães e Ronaldo Milleco)
10. Ouvindo Tim Maia cantar (Raquel Durães)
– ficha técnica –
Raquel Durães (voz – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10; piano – fx. 1, 3, 7, 8; teclado – fx. 4) | Jurema de Cândia (voz – fx. 10) | Rafael Garrafa (baixo – fx. 1, 3, 8; violão – fx. 1) | Patrick Angello (violão – fx. 2) | Rafael Prista (violão – fx. 3, 8) | Pablo Savalla (percussão – fx. 3, 8, 10; violão solo – fx. 8) | Zé Carlos Bigorna (flauta – fx. 3) | Silvério Pontes (flugelhorn – fx. 10) | Glaucus Linx (sax tenor – fx. 10) | Fabiano Salote (trombone – fx. 10) | Julinho Teixeira (piano, teclados e arranjo – fx. 5, 9; acordeon – fx. 9) | Jorjão Barreto (teclados e arranjo – fx. 10) | Pedro Baldanza (violão sete cordas e arranjo – fx. 6) | Produção, gravação e mixagem: Carlos Savalla | Foto e capa: Pablo Savalla | Selo: Savalla Records | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 30 de agosto | ♪Ouça o álbum: clique aqui.

.
LEIA TAMBÉM
:: Sucesso no YouTube: ‘Uma História Africana’, de Raquel Durães vira livro infantil
:: Álbum ‘O Teatro’ | Raquel Durães
:: Álbum infantil ‘As Cores’ | Raquel Durães
:: ‘Hora de Dormir’ – álbum infantil de acalantos da multiartista Raquel Durães, indicado ao Grammy Latino

Raquel Durães – foto: Pablo Savalla

Sobre Raquel Durães
Raquel Durães nasceu em Belo Horizonte e mora no Rio de Janeiro. Graduada em piano e musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música é também cantora e compõe para crianças e adultos. Como diretora musical, suas composições para o teatro lhe renderam o Troféu Mambembe – MINC em 1985. Criou e executou ao vivo, como pianista, trilhas sonoras para filmes mudos de curta e média metragem. Educadora musical e professora de piano, começou a escrever para crianças a partir de suas composições. Lançou as coleções “Histórias Que Voam” e “Quero Mais Poesia”, narradas e sonorizadas para o público infantil. Tem uma indicação ao Grammy Latino por seu CD de acalantos “Hora de Dormir” em 2008. Em 2017 lançou “Hora de Dormir 2” e o álbum instrumental “O Teatro” com suas composições para peças teatrais. No ano de 2019 lançou o EP “Cinema Mudo” com temas instrumentais para o acompanhamento ao vivo de filmes mudos. Sua canção Beijinhos à Beira-Mar lhe rendeu o prêmio de melhor música original no Sanremo Videoclipe Awards – Itália em 2020. Em 2021 relançou “O Teatro” com duas músicas inéditas em uma edição especial. Em 2023 lançou o álbum infantil “As Cores”. Em 2024 lançou o álbum homônimo com suas composições para adultos.
.
>> Siga: IG @duraesraq / @savallarecordsoficial / @carlossavalla | YT @savallarecordsinfantil / @savallarecords | Rede
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

7 horas ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

8 horas ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

9 horas ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

9 horas ago

Rafael Ruiz apresenta o recital ‘Piano em Perspectiva’ na série Concertos de Eva

Jovem pianista mineiro com trajetória premiada no Brasil e na Europa, Rafael Ruiz é o convidado da…

10 horas ago

Mostra Bonecos Sem Fronteiras com a cia Caravan Maschera Teatro celebra 15 anos com espetáculos no Espaço Sobrevento

Cia Caravan Maschera celebra 15 anos com mostra Bonecos sem Fronteiras, no Espaço Sobrevento. Espetáculos…

10 horas ago