Single “O meio do mundo” reúne Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum, e chega às plataformas no dia 3 de novembro pelo selo Jasmim Music
.
Chega às plataformas dia 3 de novembro “O meio do mundo” (Jasmin Music), single inédito que celebra o encontro inspirado do piano de Ricardo Bacelar com o violoncelo de Jaques Morelenbaum. Os dois se encontraram pela primeira vez na gravação do álbum “Andar com Gil”, no início de 2023, quando Gilberto Gil e Jaques participaram como convidados de Bacelar e Délia Fischer na faixa “Prece”, do compositor baiano. Morelenbaum participou ainda do show de lançamento do projeto, no Rio de Janeiro.

“Mostrei ‘O meio do mundo’ para o Jaques, ele gostou, e acabamos optando por gravá-la em duo, o que valorizou ainda mais os dois instrumentos”, pontua Ricardo, que recebeu o violoncelista e arranjador carioca no Jasmin Studio.
.
O arranjo final foi escrito a quatro mãos, já que ambos são craques no assunto: Jaques é arranjador de projetos de Tom Jobim, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ryuichi Sakamoto e Sting, entre outros artistas, e Ricardo, por sua vez, é autor dos arranjos de seus álbuns solo e de projetos como “Nós e o mar”, que dividiu com Roberto Menescal e Diego Monzo.

Um dos mais conceituados músicos brasileiros, Jaques Morelenbaum conta mais sobre o processo: “Ricardo me apresentou um arranjo para o cello escrito por ele, com bastante abertura pra que eu adaptasse e sugerisse algumas pequenas mudanças, aqui e ali. Com toda a calma e tempo, ensaiamos até que nós dois ficássemos satisfeitos com o resultado. O som fantástico tirado no seu magnífico estúdio facilitou muito o processo de preparação do tema, pois a qualidade sonora é altamente inspiradora e animadora”, conclui.
.
Já Ricardo Bacelar ressalta o entrosamento entre os dois: “Jaques é um grande arranjador e um grande músico, foi uma satisfação enorme poder tocar e gravar com ele. Temos vontade de fazer novos projetos juntos, porque tudo fluiu de maneira muito natural. Ele é um mestre, sempre oferece para a música uma saída, uma alternativa de beleza, e o seu violoncelo tem muita personalidade”, conta Ricardo Bacelar, dando um spoiler do que pode vir por aí…

O single “O meio do mundo” é mais um projeto a ser editado pelo selo Jasmin Music, que nasceu a partir do estúdio de Ricardo Bacelar, em Fortaleza. Pelo selo foram lançados o single “De passagem”, com a participação de Toninho Horta, além dos álbuns “Paracosmo” (Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante), “Congênito”, “Andar com Gil” (Ricardo Bacelar e Delia Fischer) e o já citado “Nós e o mar”. “No processo de construção do Jasmin Studio, me veio a ideia do selo, para que eu possa gravar os meus discos e também trabalhos com outros músicos e artistas”, pontua Bacelar.
.
No estúdio de Bacelar foram gravadas faixas do novíssimo álbum de Ivan Lins, “My Heart Speak’s”, superprodução musical lançada no Brasil e no exterior. “O Jasmin está entre os estúdios mais importantes da América Latina, porque traz muita tecnologia embarcada, como o Dolby Atmos e som em 3D. A ideia é poder exercer o ofício de produtor, músico e compositor de uma forma mais intensa”, finaliza Ricardo.

Capa do single ‘O meio do mundo’ • Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum • Selo Jasmin Music • 2023

SINGLE ‘O MEIO DO MUNDO’ • Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum • Selo Jasmin Music • 2023
Música / compositor
:: O meio do mundo, de Ricardo Bacelar
– ficha técnica –
Ricardo Bacelar (piano) | Jaques Morelenbaum (violoncelo) | Produção musical e arranjo: Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum | Gravação: Melk, no Jasmin Studio – Fortaleza/CE | Mixagem: Luiz Orsano | Masterização: Carlos Freitas | Capa: Mzk | Fotos: Leo Soares | Assessoria de imprensa: Belinha Almendra / Coringa Comunicação | Selo: Jasmin Music | Formato: Single digital | Ano: 2023 | Lançamento: 3 de novembro | ♪Ouça o single: clique aqui

Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum – foto © Leo Soares

LEIA TAMBÉM
:: ‘Nós e o Mar’, álbum de Roberto Menescal, Diogo Monzo e Ricardo Bacelar
:: Álbum ‘Trem das Cores’ de Gaia Wilmer e Jaques Morelenbaum, em homenagem Caetano Veloso
:: Álbum ‘Flor do Milênio’, de Jaques Morelenbaum CelloSam3aTrio.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Bossa Nova | Música instrumental / Single.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

3 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

3 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

3 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

3 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

3 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

3 dias ago