AGENDA CULTURAL

Sesc Casa Verde apresenta ‘Tem Música No Meu Café’, projeto dedicado a música instrumental

A música instrumental é protagonista no Sesc Casa Verde com o projeto Tem Música No Meu Café. Em agosto, a programação conta com Nas Cordas da Viola (Dia 2/8), Duo Terra (Dia 9/8), Clube das Cordas (Dia 16/8), Fole Mangaio (Dia 23/8) e 85 Cg Duo De Harpas (Dia 30/8). A unidade oferece encontros musicais em pequenos formatos na Cafeteria, que ocorrem às sextas-feiras de forma gratuita.
.
Nas Cordas da Viola é um projeto da instrumentista Laura Campanér, que explora a viola caipira. Acompanhada pelo violonista André Moura e pelo percussionista Fábio Daros, Laura interpreta clássicos do repertório brasileiro de várias regiões como Calix Bento, Asa Branca e Trem do Pantanal. O projeto também apresenta composições originais, conectando tradição e contemporaneidade.

Desde 2012, o Duo Terra é formado por Caetano Ribeiro (guitarra) e Daniel Coelho (baixo acústico) e apresenta um setlist diversificado de autores brasileiros. Eles interpretam clássicos da música mineira, especialmente do álbum Clube de Esquina, como Trem Azul e Fazenda, além de incluir clássicos de Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso e João Donato com toques de rock instrumental.
.
Já o Clube das Cordas é formado por André Moura (cavaquinho/violão de 7/baixolão), Laura Campanér (viola de 10 cordas/violão tenor/violão natural) e Danilo Japolé (bandolim/violão/baixolão). O trio explora diferentes estilos da música brasileira executa músicas como Naquela Mesa (Sergio Bittencourt), Baião (Luiz Gonzaga), Debaixo dos Caracóis de Seu Cabelo (Roberto Carlos) e A Banda (Chico Buarque), entre outras.

O show Fole Mangaio traz Luisinho do Acordeom e a versatilidade do instrumento, acompanhado por Nelson Martins no contrabaixo. O repertório inclui temas brasileiros em choros, bossa-jazz, música nordestina e arrasta-pés, além de clássicos da MPB e obras eruditas do compositor Augustin Barrios (Uruguai) e Suítes Venezuelanas, de Antonio Lauro. Músico com formação erudita e popular, Luisinho também toca violão e piano e integra as bandas de Renato Teixeira e Sérgio Reis.
.
Finalizando o mês, o 85 Cg Duo De Harpas é formado pelas harpistas Rafaela Lopes e Talita Martins. As artistas apresentam composições originalmente escritas para duas harpas, além de arranjos feitos por elas. O duo inclui obras de compositores como Bernard Andrès, Marcel Tournier, Noel Rosa e Paul Desmond, destacando o som característico do instrumento. Desde 2017, o duo toca em diversos palcos do cenário paulistano. O nome “85 CG” refere-se a uma especificação especial de cordas para harpas.
.
Tem Música No Meu Café visa proporcionar ao público uma experiência cultural diversificada, que ultrapasse as fronteiras tradicionais da música e das artes. Busca apresentar uma gama variada de estilos e gêneros musicais em um ambiente inclusivo, onde todos possam participar e vivenciar a música, conectando-se com a arte sonora independentemente de idade, origem ou contexto social.

Grupo Nas Cordas da Viola – foto: Carrilho Martins

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE AGOSTO DO PROJETO ‘TEM MÚSICA NO MEU CAFÉ’
.
Nas Cordas da Viola
Dia 2/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
Nas Cordas da Viola é um projeto da instrumentista Laura Campanér, que explora a viola caipira. Acompanhada pelo violonista André Moura e pelo percussionista Fábio Daros, Laura interpreta clássicos do repertório brasileiro de várias regiões, como Calix Bento, Asa Branca e Trem do Pantanal. O projeto também apresenta composições originais, conectando tradição e contemporaneidade na música brasileira.

Duo Terra, com Caetano Ribeiro e Daniel Coelho – foto: Laura Campaner

Duo Terra, com Caetano Ribeiro e Daniel Coelho
Dia 9/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
O Duo formado por Caetano Ribeiro (guitarra) e Daniel Coelho (baixo acústico) atua desde 2012 e apresenta uma afinidade musical em um repertório diversificado de autores brasileiros. Eles interpretam clássicos da música mineira, especialmente do álbum Clube de Esquina, como Trem Azul e Fazenda, além de incluir temas de Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso e João Donato, com toques de rock instrumental.

Clube das Cordas – foto: Bel Carrilho Martins

Clube das Cordas
Dia 16/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
É formado por André Moura (cavaquinho/violão de 7/baixolão), Laura Campanér (viola de 10 cordas/violão tenor/violão natural) e Danilo Japolé (bandolim/violão/baixolão). O trio explora diferentes estilos da música brasileira, destacando a linguagem dos instrumentos de corda. O repertório tem músicas como Naquela Mesa (Sergio Bittencourt), Baião (Luiz Gonzaga), Debaixo dos Caracóis de Seu Cabelo (Roberto Carlos) e A Banda (Chico Buarque), entre outras.

Duo Fole Mangaio – foto: Laura Campaner

Fole Mangaio
Dia 23/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui
.
O show traz Luisinho do Acordeom e a versatilidade do instrumento, acompanhado por Nelson Martins no contrabaixo. O repertório inclui temas brasileiros em choros, bossa-jazz, música nordestina e arrasta-pés, além de clássicos da MPB e obras eruditas do compositor Augustin Barrios (Uruguai) e Suítes Venezuelanas, de Antonio Lauro. Músico com formação erudita e popular, Luisinho também toca violão e piano, e é integrante da banda de Renato Teixeira e Sérgio Reis, além de atuar em duos e trios instrumentais.

85 Cg Duo De Harpas – foto: Luiz Pereira

85 CG DUO DE HARPAS
Dia 30/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui
.
O duo é formado pelas harpistas Rafaela Lopes e Talita Martins, e apresenta um repertório eclético com composições originalmente escritas para duas harpas, além de arranjos feitos por elas. O duo inclui obras de compositores como Bernard Andrès, Marcel Tournier, Noel Rosa e Paul Desmond, destacando o som característico do instrumento. Desde 2017, o duo se apresenta em diversos palcos do cenário paulistano. O nome “85 CG” refere-se a uma especificação especial de cordas para harpas.

Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bilheteria: terça a sexta, 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site: sescsp.org.br/casaverde
Facebook: facebook.com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Mostra Bonecos Sem Fronteiras com a cia Caravan Maschera Teatro celebra 15 anos com espetáculos no Espaço Sobrevento

Cia Caravan Maschera celebra 15 anos com mostra Bonecos sem Fronteiras, no Espaço Sobrevento. Espetáculos…

15 minutos ago

Espetáculo ‘Agora É Que São Elas’ estreia temporada no Teatro das Artes

Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco estreiam o sucesso "Agora É que…

50 minutos ago

Espetáculo ‘O Fantástico Mistério de Feiurinha – O musical” estreia no Teatro dos 4

"O Fantástico Mistério de Feiurinha – O musical” - espetáculo adaptado da obra de Pedro…

2 horas ago

Josiel Konrad e Jade Baraldo juntos na 2ª edição do “Jazz Proibidão”

2ª Edição Jazz Proibidão, com Josiel Konrad e Jade Baraldo, a noite em que a…

2 horas ago

Tour ‘E a Vida Continua’ | Ritchie no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Prepare-se para uma noite inesquecível! No dia 12 de abril de 2025, o icônico cantor…

3 horas ago

Festival JAZZIN’ chega à sua 4ª edição com eventos na Tijuca e na Glória

Festival 'JAZZIN' O evento que conecta música, arte e improviso está de volta, começando com…

4 horas ago