AGENDA CULTURAL

Sesc Casa Verde apresenta ‘Tem Música No Meu Café’, projeto dedicado a música instrumental

A música instrumental é protagonista no Sesc Casa Verde com o projeto Tem Música No Meu Café. Em agosto, a programação conta com Nas Cordas da Viola (Dia 2/8), Duo Terra (Dia 9/8), Clube das Cordas (Dia 16/8), Fole Mangaio (Dia 23/8) e 85 Cg Duo De Harpas (Dia 30/8). A unidade oferece encontros musicais em pequenos formatos na Cafeteria, que ocorrem às sextas-feiras de forma gratuita.
.
Nas Cordas da Viola é um projeto da instrumentista Laura Campanér, que explora a viola caipira. Acompanhada pelo violonista André Moura e pelo percussionista Fábio Daros, Laura interpreta clássicos do repertório brasileiro de várias regiões como Calix Bento, Asa Branca e Trem do Pantanal. O projeto também apresenta composições originais, conectando tradição e contemporaneidade.

Desde 2012, o Duo Terra é formado por Caetano Ribeiro (guitarra) e Daniel Coelho (baixo acústico) e apresenta um setlist diversificado de autores brasileiros. Eles interpretam clássicos da música mineira, especialmente do álbum Clube de Esquina, como Trem Azul e Fazenda, além de incluir clássicos de Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso e João Donato com toques de rock instrumental.
.
Já o Clube das Cordas é formado por André Moura (cavaquinho/violão de 7/baixolão), Laura Campanér (viola de 10 cordas/violão tenor/violão natural) e Danilo Japolé (bandolim/violão/baixolão). O trio explora diferentes estilos da música brasileira executa músicas como Naquela Mesa (Sergio Bittencourt), Baião (Luiz Gonzaga), Debaixo dos Caracóis de Seu Cabelo (Roberto Carlos) e A Banda (Chico Buarque), entre outras.

O show Fole Mangaio traz Luisinho do Acordeom e a versatilidade do instrumento, acompanhado por Nelson Martins no contrabaixo. O repertório inclui temas brasileiros em choros, bossa-jazz, música nordestina e arrasta-pés, além de clássicos da MPB e obras eruditas do compositor Augustin Barrios (Uruguai) e Suítes Venezuelanas, de Antonio Lauro. Músico com formação erudita e popular, Luisinho também toca violão e piano e integra as bandas de Renato Teixeira e Sérgio Reis.
.
Finalizando o mês, o 85 Cg Duo De Harpas é formado pelas harpistas Rafaela Lopes e Talita Martins. As artistas apresentam composições originalmente escritas para duas harpas, além de arranjos feitos por elas. O duo inclui obras de compositores como Bernard Andrès, Marcel Tournier, Noel Rosa e Paul Desmond, destacando o som característico do instrumento. Desde 2017, o duo toca em diversos palcos do cenário paulistano. O nome “85 CG” refere-se a uma especificação especial de cordas para harpas.
.
Tem Música No Meu Café visa proporcionar ao público uma experiência cultural diversificada, que ultrapasse as fronteiras tradicionais da música e das artes. Busca apresentar uma gama variada de estilos e gêneros musicais em um ambiente inclusivo, onde todos possam participar e vivenciar a música, conectando-se com a arte sonora independentemente de idade, origem ou contexto social.

Grupo Nas Cordas da Viola – foto: Carrilho Martins

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE AGOSTO DO PROJETO ‘TEM MÚSICA NO MEU CAFÉ’
.
Nas Cordas da Viola
Dia 2/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
Nas Cordas da Viola é um projeto da instrumentista Laura Campanér, que explora a viola caipira. Acompanhada pelo violonista André Moura e pelo percussionista Fábio Daros, Laura interpreta clássicos do repertório brasileiro de várias regiões, como Calix Bento, Asa Branca e Trem do Pantanal. O projeto também apresenta composições originais, conectando tradição e contemporaneidade na música brasileira.

Duo Terra, com Caetano Ribeiro e Daniel Coelho – foto: Laura Campaner

Duo Terra, com Caetano Ribeiro e Daniel Coelho
Dia 9/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
O Duo formado por Caetano Ribeiro (guitarra) e Daniel Coelho (baixo acústico) atua desde 2012 e apresenta uma afinidade musical em um repertório diversificado de autores brasileiros. Eles interpretam clássicos da música mineira, especialmente do álbum Clube de Esquina, como Trem Azul e Fazenda, além de incluir temas de Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso e João Donato, com toques de rock instrumental.

Clube das Cordas – foto: Bel Carrilho Martins

Clube das Cordas
Dia 16/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui.
.
É formado por André Moura (cavaquinho/violão de 7/baixolão), Laura Campanér (viola de 10 cordas/violão tenor/violão natural) e Danilo Japolé (bandolim/violão/baixolão). O trio explora diferentes estilos da música brasileira, destacando a linguagem dos instrumentos de corda. O repertório tem músicas como Naquela Mesa (Sergio Bittencourt), Baião (Luiz Gonzaga), Debaixo dos Caracóis de Seu Cabelo (Roberto Carlos) e A Banda (Chico Buarque), entre outras.

Duo Fole Mangaio – foto: Laura Campaner

Fole Mangaio
Dia 23/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui
.
O show traz Luisinho do Acordeom e a versatilidade do instrumento, acompanhado por Nelson Martins no contrabaixo. O repertório inclui temas brasileiros em choros, bossa-jazz, música nordestina e arrasta-pés, além de clássicos da MPB e obras eruditas do compositor Augustin Barrios (Uruguai) e Suítes Venezuelanas, de Antonio Lauro. Músico com formação erudita e popular, Luisinho também toca violão e piano, e é integrante da banda de Renato Teixeira e Sérgio Reis, além de atuar em duos e trios instrumentais.

85 Cg Duo De Harpas – foto: Luiz Pereira

85 CG DUO DE HARPAS
Dia 30/8, sexta, das 17h às 18h30. Cafeteria. Todas as idades.
Para mais informações: clique aqui
.
O duo é formado pelas harpistas Rafaela Lopes e Talita Martins, e apresenta um repertório eclético com composições originalmente escritas para duas harpas, além de arranjos feitos por elas. O duo inclui obras de compositores como Bernard Andrès, Marcel Tournier, Noel Rosa e Paul Desmond, destacando o som característico do instrumento. Desde 2017, o duo se apresenta em diversos palcos do cenário paulistano. O nome “85 CG” refere-se a uma especificação especial de cordas para harpas.

Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bilheteria: terça a sexta, 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site: sescsp.org.br/casaverde
Facebook: facebook.com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Daniela Aragão entrevista a cantora Áurea Martins

Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…

1 hora ago

Grupo Nós do Morro comemora 38 anos com eventos gratuitos para todas as idades no Vidigal

“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…

2 horas ago

Grupo Corpo completa 50 anos em 2025 e anuncia novo balé

Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…

3 horas ago

Carnaval | Ensaios do Bloco da Orquestra Voadora

Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…

4 horas ago

Canções de Frank Sinatra e o cantor e compositor Celso Fonseca são atrações do Soberano

Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…

4 horas ago

Marcus Moreno apresenta ‘Danças de Presente’ na Casa das Rosas

Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…

4 horas ago