Singles EP's e videoclipes - com ficha técnica

Single/Clipe ‘Eles’, uma collab entre Cássia Eller, Chico Chico, Juliana Linhares e Zélia Duncan

A canção evoca a liberdade, libera os sentidos e mostra o quanto a artista se faz presente entre gerações. Uma collab entre Cássia Eller, seu filho Chico Chico, a jovem cantora Juliana Linhares e sua amiga Zélia Duncan.
.
Quando um jornalista lhe perguntou se sua música falava a língua de uma geração, Cássia Eller respondeu: “Acho que sim. Mas não tenho certeza. Apesar de que as coisas precisam de um tempo longe para sabermos o que estava realmente perto da gente…”. O tempo de fato passou e hoje não há dúvidas. A obra de Cássia representou não apenas os jovens de sua época, como vem se revelando nas gerações seguintes. É o que mostra a música “Eles”, uma das poucas escritas pela artista em sua carreira, que acaba de ganhar uma versão especial e contemporânea produzida por Rodrigo Garcia: Uma collab entre Cássia Eller, seu filho Chico Chico, a jovem cantora Juliana Linhares e sua amiga Zélia Duncan.

O single e clipe de “Eles” chegou às plataformas de streaming na data de aniversário da cantora, via Universal Music.
.
O encontro a quatro vozes em “Eles” envolve o chamado de liberdade que a letra evoca: “Os meninos e as meninas / Os meninos e os meninos / As meninas e as meninas / Eles só querem é gozar / E que os deixem a sós (…) / Eles só querem é amar / E que os deixem em paz”. Mais atual, impossível.

Lançada originalmente no álbum “O Marginal”, em 1992, a música foi composta em parceria com o poeta Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho, baixista de sua banda e pai de Chico Chico. A combinação de vozes de Cássia, Chico, Zélia e Juliana evoca e libera os sentidos, a liberdade e o prazer, sem perder a ternura.
.
“É uma letra que tem tudo a ver com o contexto atual, do que vem sendo discutido sobre a igualdade de gêneros. E nessa música Cássia já falava disso de uma forma muito poética, muito suave, de um jeito minimalista e ao mesmo tempo forte, passando uma mensagem importantíssima”, diz Rodrigo Garcia. Ele já vinha com a ideia de gravar duetos de composições da cantora com artistas amigos, começando com a Zélia Duncan, e viu nesta oportunidade o pontapé inicial. “Ao começar a trabalhar na canção, achei interessante incluir mais vozes e logo pensei na Juliana Linhares. Acreditamos que a Cássia iria gostar do seu trabalho. E também chamei o Chico, que nunca havia gravado algo com ela, e sendo uma música do pai e da mãe, ele topou”, conta Garcia. “É uma canção pouco conhecida da Cássia. Tem um sabor muito grande de ineditismo”, opina ele, que mesclou a voz da gravação original com takes alternativos que não entraram no disco.

A nova versão de “Eles” direciona os holofotes para a marcante linha de baixo de Tavinho Fialho. O rock’n’roll da gravação original abre espaço para a música latina, brasileira, com muito suingue um “naipe” de percussões que traz uma sonoridade moderna e alinhada com a artista e os novos intérpretes. “Nosso desejo era fazer um arranjo percussivo com o baixo genial do Tavinho conduzindo a canção. Pra mim, ele é o grande destaque. Ao invés de usar bateria, adicionamos percussões, como o pandeiro e beats de Marcos Suzano; as congas e tambores de candombe, um ritmo do Uruguai, de Álvaro Salas; o reco-reco de Durval Pereira, o triângulo de Thays Sodré e o cowbell de Alex Merlino”, explica Rodrigo Garcia. Ele próprio gravou algumas linhas de violão e adicionou a guitarra de Walter Villaça, grande parceiro da carreira de Cássia no instrumento. “Achamos o resultado bem legal e destacamos o Tavinho como se ele fosse também um artista da faixa, uma vez que ele criou uma linha de baixo incrível e é o compositor”, completa.
.
O clipe de “Eles” traz uma emoção à parte, com imagens da gravação em estúdio e uma apresentação da cantora ao lado de Tavinho Fialho no Circo Voador. “O que busquei capturar neste vídeo é o encontro de vozes, olhares, risadas, abraços e afetos que brotam da obra de Cássia. Fiz imagens que buscaram uma estética mais íntima e próxima, para que quem assista sinta-se também ali, naquele momento”, conta o diretor Rafael Saar., que ainda incluiu na edição imagens da letra manuscrita e ilustrações de Cássia presentes no encarte do álbum “O Marginal”. O título “Eles” usado no grafismo do clipe foi adaptado pelo designer Emerson Ferreira a partir da letra da cantora. “Fazer este trabalho tem uma dimensão muito profunda na celebração desta artista única e tão presente. É uma canção que ainda hoje é muito transgressora, atual e necessária”, opina Rafael.

Com seu jeito irreverente e tímido ao mesmo tempo e uma presença de palco conquistadora, Cássia Eller encantou meninos e meninas. A liberdade sempre foi sua maior luta e conquista. E a nova gravação reverbera e ecoa essa mensagem. “Acho que esse negócio de geração é muito engraçado (…). Nem sempre estamos no lugar certo, com a turma certa ou num tempo que tem a ver com nossas ideias. Não creio que todo mundo seja igual ou que determinada faixa-etária pense igualzinho. Ninguém é igual a ninguém. Graças a Deus. Geração é só um momento que a gente vive”, disse ela, na mesma entrevista*.
.
Na época, Cássia não refletia sobre seu legado, mas hoje os meninos e meninas agradecem a sua escrita, coragem e ousadia. Que venham novas versões para fazer o nosso mundo mais completo!
.
– Por Kélita Myra / Fogo no Paiol Music Hub (Dezembro de 2024) –
————–
* Declarações de Cássia Eller extraídas de entrevistas concedidas ao repórter Pedro Maciel, especial para Folha de São Paulo, entre 1996 e 2001.

Capa single ‘Eles’ • Cássia Eller, Chico Chico, Juliana Linhares / part. Zélia Duncan • Selo Universal Music • 2024

SINGLE / CLIPE ‘ELES’ Cássia Eller, Chico Chico, Juliana Linhares e Zélia Duncan • Selo Universal Music • 2024
Canção / compositores
1. Eles (Cássia Eller, Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) | com Cássia Eller, Chico Chico, Juliana Linhares e Zélia Duncan
– ficha técnica –
Vozes: Cássia Eller, Chico Chico, Juliana Linhares e Zélia Duncan | Baixo: Tavinho Fialho | Guitarra: Walter Villaça | Violão: Rodrigo Garcia | Pandeiro e beats: Marcos Suzano | Congas e tambores: Álvaro Salas | Reco-reco: Durval Pereira | Triângulo: Thays Sodré | Cowbell: Alex Merlino | Produção musical e arranjo: Rodrigo Garcia | Produção executiva: Thays Sodré, Rodrigo Garcia, Raphael Parett e Adriano Garcia | Mixagem e masterização: Evaldo Luna || Imagens Cássia Eller (clipe): Acervo Circo Voador | Direção, fotografia e montagem do clipe: Rafael Saar | Design: Emerson Ferreira | Selo: Universal Music | Formato: Single digital / clipe | Ano: 2024 | Lançamento: 10 de dezembro |Ouça o single: clique aqui | Assista o clipe: clique aqui.
.
[Eis a Letra]
.
ELES
(Cássia Eller / Luiz Pinheiro / Tavinho Fialho)
.
Os meninos e as meninas
Os meninos e os meninos
As meninas e as meninas
Eles só querem é gozar
E que os deixem a sós
Eles só querem é gozar
E que os deixem a sós
Os meninos e as meninas
Os meninos e os meninos
As meninas e as meninas
Eles só querem é amar
E que os deixem em paz
Eles só querem é amar
E que os deixem em paz
Os meninos e as meninas
Os meninos e os meninos
As meninas e as meninas
Eles só querem é gozar
E que os deixem a sós
Eles só querem é gozar
E que os deixem a sós
Eles só querem é amar
E que os deixem em paz
Eles só querem é amar
E que os deixem em paz.
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB /  Canção / Single e clipe.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Selo Sesc | Brian Jackson lança álbum ‘Of Corners & Brigdes’, em homenagem a Milton Nascimento

Milton Nascimento é homenageado em novo álbum do nova-iorquino Brian Jackson.“Of Corners & Bridges” traz releituras…

12 horas ago

Série ‘Encontros Históricos na Sala São Paulo’ abre venda de ingressos

Sexta edição dos Encontros Históricos na Sala São Paulo terá oito concertos de estrelas da…

14 horas ago

Assucena apresenta ‘A canção é urgente: vozes latina-americanas’ no CCBB BH

Assucena convida Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara para apresentações da série musical “A Canção…

15 horas ago

Espetáculo ‘Onde Vivem os Bárbaros’ faz apresentações no Teatro Paulo Eiró

Com direção de Wallyson Mota e dramaturgia de Pablo Manzi, espetáculo cria uma reflexão sobre…

15 horas ago

Espetáculo ‘Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt’ tem apresentações no Arena B3

Com direção de Elias Andreato, solo escrito e interpretado por Luciana CarnieliUma Rapsódia para Sarah…

16 horas ago

Gilberto Gil ‘Tempo Rei’: a última turnê – datas e locais

“Tempo e espaço navegando todos os sentidos”. Esse é um dos trechos da canção escolhida…

19 horas ago