Em seu novo álbum Songs of Dust and Shadow, Corciolli, tecladista e multi-instrumentista certificado com platina, explora a fusão de música eletrônica, ambiente e neoclássica. O primeiro single, Utopia (Reimagined), inspirado pela Escola de Berlim, tece sequências rítmicas intricadas e texturas atmosféricas por meio do uso de sintetizadores analógicos, criando uma fusão sofisticada de melodias cativantes e sons experimentais que reforçam ainda mais o reconhecimento do compositor.
.
Após dedicar-se a temática ambiental em seu último álbum H2O, inspirado pelos movimentos das águas em nosso planeta, o compositor e tecladista Corciolli aprofunda-se ainda mais nas esferas da música eletrônica e da ambient music, em seu mais novo projeto, SONGS OF DUST AND SHADOW. Neste trabalho, o artista revisita memórias sonoras que fundem nostalgia e experimentações inspiradas pela música eletrônica dos anos 70, notadamente a escola de Berlin. Caracterizado por padrões sequenciais hipnóticos, atmosféricos e minimalistas, os temas desvelam um conjunto de texturas requintadas, que proporcionam às composições um convite imersivo espontâneo, ao mesmo tempo que dão o espaço necessário a improvisações que trazem uma sensação de atemporalidade.
Ainda que os temas se caracterizem por linhas melódicas dominantes, com algumas revisitações de obras anteriormente gravadas pelo artista, é possível identificar em vários momentos, a pulsação rítmica do Krautrock e o uso extensivo dos sequenciadores eletrônicos como elemento sonoro fundamental na construção dos arranjos. Em uma mistura livre de instrumentos analógicos e virtuais, Corciolli busca extrair o melhor de cada universo. Conquanto a música seja instrumental, sua natureza conta múltiplas histórias, em narrativas abertas, ligadas as experiências pessoais de cada ouvinte. Não se ouve a mesma música duas vezes da mesma maneira…
.
Com uma impressionante trajetória que inclui mais de 2 milhões de álbuns vendidos e 400 milhões de streams globais, Corciolli se estabeleceu como uma figura pioneira ao romper as fronteiras do mercado brasileiro, popularizando o gênero ambient, a world music e o classical crossover. Sua música segue em contínua evolução, mesclando influências atemporais com sonoridades contemporâneas, oferecendo aos ouvintes um universo musical em constante transformação.
SINGLE ‘UTOPIA (REIMAGINED)’ • Corciolli • Selo Azul Music • 2024
Música / compositor
1. Utopia (Reimagined), de Corciolli
– ficha técnica –
Corciolli (teclados e sintetizadores) | Gravação e mixagem: Corciolli | Masterização: Carlos Freitas | Assessoria de imprensa: Bárbara Leu | Selo: Azul Music | Cat.: AMDS2044 | Formato: Single digital | Ano: 2024 | Lançamento: 11 de outubro | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
>> Siga: @corciolli | @azulmusic
.
.
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia Brasileira / Música instrumental / Música eletrônica / Single.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…
O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…
Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…
Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…
Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…
A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…