Em seu novo álbum Songs of Dust and Shadow, Corciolli, tecladista e multi-instrumentista certificado com platina, explora a fusão de música eletrônica, ambiente e neoclássica. O primeiro single, Utopia (Reimagined), inspirado pela Escola de Berlim, tece sequências rítmicas intricadas e texturas atmosféricas por meio do uso de sintetizadores analógicos, criando uma fusão sofisticada de melodias cativantes e sons experimentais que reforçam ainda mais o reconhecimento do compositor.
.
Após dedicar-se a temática ambiental em seu último álbum H2O, inspirado pelos movimentos das águas em nosso planeta, o compositor e tecladista Corciolli aprofunda-se ainda mais nas esferas da música eletrônica e da ambient music, em seu mais novo projeto, SONGS OF DUST AND SHADOW. Neste trabalho, o artista revisita memórias sonoras que fundem nostalgia e experimentações inspiradas pela música eletrônica dos anos 70, notadamente a escola de Berlin. Caracterizado por padrões sequenciais hipnóticos, atmosféricos e minimalistas, os temas desvelam um conjunto de texturas requintadas, que proporcionam às composições um convite imersivo espontâneo, ao mesmo tempo que dão o espaço necessário a improvisações que trazem uma sensação de atemporalidade.
Ainda que os temas se caracterizem por linhas melódicas dominantes, com algumas revisitações de obras anteriormente gravadas pelo artista, é possível identificar em vários momentos, a pulsação rítmica do Krautrock e o uso extensivo dos sequenciadores eletrônicos como elemento sonoro fundamental na construção dos arranjos. Em uma mistura livre de instrumentos analógicos e virtuais, Corciolli busca extrair o melhor de cada universo. Conquanto a música seja instrumental, sua natureza conta múltiplas histórias, em narrativas abertas, ligadas as experiências pessoais de cada ouvinte. Não se ouve a mesma música duas vezes da mesma maneira…
.
Com uma impressionante trajetória que inclui mais de 2 milhões de álbuns vendidos e 400 milhões de streams globais, Corciolli se estabeleceu como uma figura pioneira ao romper as fronteiras do mercado brasileiro, popularizando o gênero ambient, a world music e o classical crossover. Sua música segue em contínua evolução, mesclando influências atemporais com sonoridades contemporâneas, oferecendo aos ouvintes um universo musical em constante transformação.
SINGLE ‘UTOPIA (REIMAGINED)’ • Corciolli • Selo Azul Music • 2024
Música / compositor
1. Utopia (Reimagined), de Corciolli
– ficha técnica –
Corciolli (teclados e sintetizadores) | Gravação e mixagem: Corciolli | Masterização: Carlos Freitas | Assessoria de imprensa: Bárbara Leu | Selo: Azul Music | Cat.: AMDS2044 | Formato: Single digital | Ano: 2024 | Lançamento: 11 de outubro | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
>> Siga: @corciolli | @azulmusic
.
.
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia Brasileira / Música instrumental / Música eletrônica / Single.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Cristovão Bastos, Romero Lubambo, Mauro Senise lançam “Lembrando Garoto” - Uma homenagem ao grande mestre…
O longa-metragem “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” dirigido, escrito e produzido pela cineasta…
"O Menino d’Olho d’Água": Documentário inédito revela origens de Hermeto Pascoal e sua ligação íntima…
Violonista João Camarero lança EP 'Baden' em homenagem ao compositor carioca falecido há 25 anos…
As experiências do cortejo percorrendo, cantando e dançando pelas ruas e encruzilhadas do Rio de…
Rei de Nada”: Samuel de Saboia lança single e videoclipe de seu primeiro álbum. Conhecido…