AGENDA CULTURAL

Sunset Rio Instrumental 2025 | Programação

O Sunset Rio Instrumental está de volta com shows, oficinas e painéis gratuitos, que acontecem no Parque Garota de Ipanema (Arpoador), na Arena Afroreggae (Morro do Cantagalo) e na Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema), entre os dias 18 e 20 de abril 2025.
.
Idealizado e promovido pela Casa de Fulô Prod e com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (a Lei Rouanet), o Sunset se propõe a aproximar o público da música instrumental brasileira, colocar em pauta novas tendências e convidar o público, proveniente de todas as camadas sociais, a se apropriar de um dos maiores legados culturais de nosso país. No line up do festival, nomes como Toninho Horta, Marcos Valle, Trio Madeira Brasil, Mestrinho, PianOrquestra e Hamilton de Holanda, que recebem Ivan Lins, Joyce Moreno, Mariana Aydar, Luedji Luna, Céu e Diogo Nogueira.
 
O Sunset é um festival que se propõe a aproximar o público à música instrumental brasileira, colocar em pauta novas tendências e convidar o carioca a ocupar o espaço urbano e se apropriar de um dos maiores legados culturais de nosso país. Com uma programação que une o virtuosismo da música instrumental com a sofisticação da música popular brasileira, o festival oferece uma agenda diversificada, incluindo oficinas com grandes mestres, painéis com os principais players do mercado e shows de grupos instrumentais contemporâneos que convidam artistas consagrados da música brasileira.
.
“Criei o Sunset Rio Instrumental há quase 10 anos, mas entre a criação e a execução, muita água rolou. Perseverança ou cabeça dura…aqui estamos, abrindo a quarta edição do Sunset Rio Instrumental, sendo a primeira que acontece no formato e local que originalmente foi pensado. Minha motivação sempre foi meu maravilhamento com a música instrumental brasileira, para mim um dos maiores legados culturais de nosso país, mas muito pouco conhecida e valorizada por nosso povo. Unir o virtuosismo da música instrumental a vários nomes importantes da MPB é uma tentativa de jogar a luz dos holofotes a esta maravilha, aumentando o alcance de público e chegando a lugares ainda antes não conhecidos. O Sunset é um festival para curtir boa música com os amigos e a família, aplaudindo o pôr do sol mais bonito da cidade, na praia do Arpoador. Uma homenagem de uma mineira de alma carioca à música instrumental produzida em nosso país e à São Sebastiao do Rio de Janeiro.” (Anamaria Rigotto – diretora da Casa de Fulô Prod e do Sunset Rio Instrumental)

PROGRAMAÇÃO

18 de abril (sexta)

Toninho Horta convida Joyce Moreno | Toninho Horta / ft. ©Ana Colla e Joyce Moreno / ft. ©Leo Aversa

Toninho Horta convida Joyce Moreno
Toninho Horta prepara um show memorável para comemorar os 45 anos do lançamento do álbum Terra dos Pássaros, o primeiro disco de sua carreira. Para a turnê 2025, o artista criou a The Birdland Band, um grupo formado por seguidores de sua obra musical e do Clube da Esquina: Tattá Spalla (violão de aço, 12 cordas, guitarra e voz), Beto Lopes (baixo, guitarra e voz) e Cyrano Almeida (bateria, percussão e voz). São músicos renomados no cenário cultural da música instrumental mineira, de alto nível de qualidade sonora. Além da banda, Toninho estará acompanhado do pianista Lisandro Massa. Todas as músicas que compõe o disco estarão no roteiro do show, além de outras, como a icônica “Manuel, o Audaz” e “Aqui-oh!” do segundo álbum do artista.
.
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora, compositora, arranjadora e instrumentista, Joyce Moreno tem em sua bagagem uma extensa discografia e cerca de 400 gravações de suas músicas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Maria Bethânia, Monica Salmaso, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Edu Lobo e muitos outros. Sua marca registrada foi, desde o início da carreira, a linguagem feminina na primeira pessoa, no que foi pioneira: foi a primeira compositora brasileira a se expressar desta forma na história da MPB, abrindo caminho para um sem-número de outras criadoras que viriam depois.

Marcos Valle convida Luedji Luna | Marcos Valle / ft. ©Leo Aversa e Luedji Luna / ft. ©Henrique Falci

Marcos Valle convida Luedji Luna
Um dos principais nomes da segunda geração da bossa nova, Marcos Valle iniciou sua carreira em 1961, ao lado de Edu Lobo e Dori Caymmi. Ao longo de sua trajetória, transgrediu os limites da bossa nova e do samba, incorporando elementos do soul, funk, jazz e música eletrônica, o que o tornou um sucesso tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Japão e na Europa. “Jet-Samba” marcou o retorno de Valle ao Brasil após uma série de álbuns gravados no exterior. O instrumental moderno, sem o uso de programações eletrônicas, apresentou uma nova banda que definiria seu som até os dias de hoje. O disco é o primeiro totalmente instrumental com Valle comandando toda a produção e os arranjos. O disco, eleito melhor álbum instrumental no Prêmio da Música Brasileira de 2006, foi relançado em LP. No show de lançamento, Marcos fará com a mesma banda que gravou o álbum com Alberto Continentino (baixo), Renato Massa (bateria), Jessé Sadoc (trompete), Marcelo Martins (sax e flauta), Rafael Rocha(trombone).
.
Dona de uma das vozes brasileiras mais potentes da atualidade, Luedji Luna mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor. Aos 35 anos, a cantora e compositora lançou dois álbuns com diversas indicações, prêmios e participações em projetos musicais reconhecidos globalmente, como o Colors e o Tiny Desk com Afropunk.

19 de abril (sábado)
Trio Madeira Brasil convida Ivan Lins | Trio Madeira Brasil / ft. ©Rodrigo Lopes e Ivan Lins / ft. ©Rodrigo Simas

Trio Madeira Brasil convida Ivan Lins
O Trio Madeira Brasil surgiu, em 1997, a partir da reunião de três virtuoses –Ronaldo do Bandolim (bandolim), Zé Paulo Becker (violão) e Rafael Malmith (violão de 7 cordas) – em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e sofisticada com um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira.
.
Nascido em 1945, Ivan Lins tornou-se conhecido do grande público no início dos anos 1970, então despontando como um dos principais talentos de uma nova geração da música popular brasileira. Experimentou enorme e explosivo sucesso após ter sido segundo colocado no 5° Festival Internacional da Canção (1970), da Rede Globo, com a canção “O Amor é o Meu País” (Ivan Lins/Ronaldo Monteiro de Souza). No mesmo ano, Elis Regina lançava “Madalena” (Ivan Lins/ Ronaldo Monteiro de Souza), canção que marcaria toda a sua carreira. Com mais de 800 músicas gravadas, Lins continua compondo com intensidade, realizando shows pelo Brasil e em todos os continentes.

Mestrinho convida Mariana Aydar | Mestrinho / ft. ©Thamires Mulatinho e Mariana Aydar / ft. ©Autumn Sonnichsen

Mestrinho convida Mariana Aydar
Sergipano da cidade de Itabaiana, Mestrinho já chegou ao mundo respirando música. Seu avô, Manezinho do Carira, era tocador de oito baixos. Seu pai, Erivaldo de Carira, sanfoneiro. Com tanta influência dentro de casa, o início no universo musical acabou sendo muito cedo: aos seis anos já tocava sanfona e aos 12 fazia apresentações com bandas da região onde vivia. O crescimento artístico fez Mestrinho alçar grandes vôos, entre eles a oportunidade de dividir o palco com artistas consagrados como o mestre maior Dominguinhos, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, entre outros. Com tanta experiência, passou a trabalhar também como produtor musical e arranjador em obras de outros artistas.
.
Presente na trilha sonora das novelas “Renascer”, “Volta Por Cima” e “Travessia” da Rede Globo, a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar é reconhecida por reunir o novo e o tradicional, aliando sonoridades e pautas contemporâneas com as raízes do forró. Suas músicas e interpretações destacam o protagonismo e liberdade de escolha das mulheres, assim como a necessidade de atualizarmos discursos machistas e conservadores tão presentes no forró.

20 de abril (domingo)
PianOrquestra convida Céu | Pianorquestra / ft. ©Renato Mangolin e Céu / ft. ©Fernando Mendes

PianOrquestra convida Céu
Destacando-se pela originalidade, o grupo PianOrquestra transformou a maneira de se fazer música instrumental e conviver com o piano. Seu trabalho feito por dez mãos, sendo quatro pianistas, uma percussionista e um piano, resultam em uma sintonia maravilhosa entre o grupo e a qualidade da música. Buscando transformar a forma de se ver e ouvir um piano, o PianOrquestra consegue envolver em um espetáculo as encantadoras sonoridades do instrumento e da música em toda sua extensão. Além da beleza do piano em si, tradicionalmente tocado por um pianista, percebe-se o instrumento se transformando em uma escola de samba, sons de rabeca, quarteto de cordas, harpa e muito mais.
.
Em 2007, Céu lançou seu álbum homônimo, tornando-se uma das poucas artistas brasileiras indicadas ao Grammy americano. Notavelmente, marcou a posição mais alta nas paradas alcançada por um disco de um artista brasileiro nos charts mainstream dos EUA. Com seis álbuns lançados, Céu repetidamente conquistou o primeiro lugar nas paradas de música do mundo do iTunes nos EUA e no Canadá. Suas notáveis conquistas incluem oito indicações ao Grammy Latino e três vitórias, especialmente por seus álbuns “Tropix” (2017) e “Apka!” (2019).

Hamilton de Holanda convida Diogo Nogueira | Hamilton de Holanda / ft. ©Nando Chagas e Diogo Nogueira / ft. ©Souk Rio Filmes

Hamilton de Holanda convida Diogo Nogueira
Hamilton de Holanda começou sua carreira profissional, aos seis anos de idade, como um prodígio do bandolim, hoje, como compositor, improvisador, líder de banda, a música deste educador transcende os gêneros. Hamilton viaja para os diferentes cantos do planeta seja como solista convidado do Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincon Center Orchestra, dos Festivais Rock ao megashow de Dave Mathews Band; do Central Park em Nova York aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro; dos nobres museus como o Smithsonian em Washington ou o Grand Palais de Paris até o nosso famoso Carnaval no Rio de Janeiro.
.
Diogo Nogueira é um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade. Filho do lendário João Nogueira, ele canta o samba, a música pulsante, popular e alegre, sinônimo da cultura brasileira. Artista multifacetado, Diogo é cantor, compositor, instrumentista, personalidade da TV e do rádio.

Sunset Rio Instrumental_2025 – programação

SERVIÇO
SHOWS / FEIRA DE GASTRONÔMICA
PARQUE GAROTA DE IPANEMA
18 ABRIL (sexta)
14h às 23h – Feira gastronômica com DJs live
18h – Toninho Horta convida Joyce Moreno
20h – Marcos Valle convida Luedji Luna
19 ABRIL (sábado)
14h às 23h – Feira gastronômica com DJs live
18h – Trio Madeira Brasil convida Ivan Lins
20h – Mestrinho convida Mariana Aydar
20 ABRIL (domingo)
14h às 23h – Feira gastronômica com Djslive
18h – PianOrquestra convida Céu
20h – Hamilton de Holanda convida Diogo Nogueira

Sunset Rio Instrumental_2025 – Oficinas

OFICINAS
ARENA AFROREGGAE CANTAGALO
18 ABRIL (sexta)
9h30 à 11h30 – Oficina ¨O Choro¨ com Trio Madeira Brasil
12h30 à 14h – Oficina “Improvisos na MPB” com Claudio Dauelsberg
19 ABRIL (sábado)
9h30 à 12h – Oficina “Percussão e Pandeiro” com Marcos Suzano
12h à 14h30 – Oficina “A arte do Improviso” com Hamilton de Holanda
.
CASA DE CULTURA LAURA ALVIM
18 ABRIL (sexta)
9h30 à 14h30 – Oficina “Percussão e Pandeiro” com Marcos Suzano
12h à 14h – Oficina ¨O Choro¨ com Trio Madeira Brasil
19 ABRIL (sábado)
9h30 à 12h – Oficina “Além das Montanhas” com Toninho Horta
12h a 14h30 – Oficina “Improvisos na MPB” com Claudio Dauelsberg

Sunset Rio Instrumental_2025 – Painéis

PAINÉIS
18 ABRIL 2025 (sexta)
14h30 – Abertura do painel moderada por Cláudio Dauelsberg, pianista e curador dos painéis
14h40 – Rede Música e Ibermúsicas com a diretora de música da Funarte, Eulícia Esteves.
15h – Seu Espaço no Mercado da Música – Os Desafios dos Músicos na Área da Música Instrumental Brasileira com o empresário musical Marcos Portinari.
15h20 – Como Divulgar sua Música na Plataforma de Streamig com a gerente de marketing da The Orchard, Manu Chulam.
15h40 – Inteligência Artificial e Direitos Autorais – Desafios e Soluções com a advogada especializada em direitos autorais Letícia Carneiro.
16h – Mercado Musical Independente com o presidente da ABMI, Felippe Lerena.
16h20 às 17h – Speed Meeting, onde oferecemos espaço de networking descontraído na varanda da Casa de Cultura Laura Alvim, quando os participantes poderão apresentar seus projetos aos palestrantes.
19 ABRIL 2025 (sábado)
14h30 – Abertura do painel moderado por Guta Braga, um dos principais nomes na interseção entre música, direitos autorais e tecnologia no Brasil.
14h40 – Mercado Internacional e experiência Rocinante com o empresário artístico Geraldinho Magalhães.
15h – Tudo o Que você Precisa Saber Sobre Sync e Licenciamento na Música, com a gerente de sincrronização e licenciamento da BMG Brasil, Caroline Carneiro.
15h20 – Construindo Estrelas –Como se Destacar no Cenário Musical com o estrategista musical Geovane Bento.
15h40 – Como se Destacar no Mercado Digital da Música Brasileira e Marketing Novas Tendências com a diretora de marketing da distribuidora MusicPRO, Branda Espasandin.
16h – Terra dos Pássaros – A História da Composição do Primeiro Álbum com o compositor e instrumentista Toninho Horta.
16h20 às 17h – Speed Meeting, onde oferecemos espaço de networking descontraído na varanda da Casa de Cultura Laura Alvim, quando os participantes poderão apresentar seus projetos aos palestrantes.
————-
** O ingresso dá direito a entrada e saída do evento até às 18h. Após esse horário será necessário gerar um novo QR CODE para retornar ao festival. SUJEITO A LOTAÇÃO DO ESPAÇO.
.
CONTRAPARTIDA SOCIAL
Todas as atividades serão gratuitas à população e a Arena do Afroreggae, localizada no Morro Cantagalo, receberá oficinas com os maiores mestres da música instrumental brasileira.
.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Anamaria Rigotto
Realização: Casa de Fulô Prod
Patrocínio: Instituto Cultural Vale e Governo Federal, através da lei federal de incentivo à cultura Rouanet.
Assessoria de imprensa: Bebel Prates
—————–
Para mais informações
Site | Instagram | Facebook | Youtube | Tiktok | X Festival
———————-
Créditos – fotos capa da matéria: Toninho Horta / ft. ©Ana Colla | Joyce Moreno / ft. ©Leo Aversa | Marcos Valle / ft. ©Leo Aversa | Luedji Luna / ft. ©Henrique Falci | Trio Madeira Brasil / ft. ©Rodrigo Lopes | Ivan Lins / ft. ©Rodrigo Simas | Mestrinho / ft. ©Thamires Mulatinho | Mariana Aydar / ft. ©Autumn Sonnichsen | Pianorquestra / ft. ©Renato Mangolin | Céu / ft. ©Fernando Mendes | Hamilton de Holanda / ft. ©Nando Chagas | Diogo Nogueira / ft. ©Souk Rio Filmes

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Turnê | Flávio Venturini desembarca em São Paulo e Belo Horizonte com o show ‘Minha História’

Flávio Venturini segue com a turnê “Minha História” para celebrar seus 50 anos de trajetória…

26 minutos ago

Francis Hime celebra 85 anos com álbum de inéditas ‘Não navego pra chegar’

Chega às plataformas de streaming “Não navego pra chegar”, novo álbum de Francis Hime. O projeto reúne…

2 horas ago

Álbum e audiovisual: Sambabook Beth Carvalho reúne uma constelação de artistas

Sambabook Beth Carvalho presta homenagem à madrinha do samba na sexta edição do projeto da…

1 dia ago

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

2 dias ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

2 dias ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

2 dias ago