Entrada franca para visitação da exposição e do acervo exclusivo de 23 toneladas de fantasias e adereços, roda de conversa e palestras
.
O projeto Sustenta Carnaval EXPO é a primeira exposição de fantasias e adereços recolhidos na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro. Com entrada franca, o evento que será realizado nos dias 30 e 31/5 no saguão do 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa, propõe no bairro da zona portuária, além da exposição dos insumos, mini palestras, roda de conversa e atelier de reciclagem com profissionais de referências dos setores culturais e de sustentabilidade.
.
O acervo do Sustenta Carnaval conta com mais de 23 toneladas recolhidas no Carnaval de 2022 e 2023. Esses insumos estão sendo disponibilizados para projetos de iniciativas solidárias em forma de doação e projetos culturais e educacionais em forma de revenda por quilo.
.
A entrada para a programação de lançamento é gratuita com confirmação da presença até 28/05 (informações no serviço), tendo como foco principal: representante de empresas, organizações, instituições, gestores, lideranças, intelectuais, educadores, artistas plásticos, profissionais das áreas ambiental e social, performistas e atores em diversas áreas da cultura. A realização é da Associação Brasil Cultural em parceria com a Moby Self Storage, espaço onde está sendo feita a triagem e a organização dos insumos, após os desfiles das 27 escolas de samba nas 5 noites do Carnaval 2023, um trabalho executado em conjunto com a equipe da Comlurb.
Projeto Sustenta Carnaval
Idealizado em 2020 por Mariana Pinho, o Sustenta Carnaval é um projeto socioambiental e de economia circular cujo conceito tem como objetivo gerar debates e reflexão sobre a adoção de princípios sustentáveis de circularidade no desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria criativa. O projeto integra sua ação na engrenagem cíclica do Carnaval Carioca (evento anual). Reinventando, reciclando e fazendo durar o Carnaval do Brasil, estabelecendo assim a relação com a economia circular.
.
O impacto direto nas ações do projeto Sustenta Carnaval vem do resultado da receita de revenda dos insumos que, uma vez concretizada, é revertida em projetos de neutralização de carbono e programas de inclusão e capacitação profissional.
.
O objetivo do projeto Sustenta Carnaval não é apenas impedir que esses novíssimos trajes sejam descartados, mas demonstrar o potencial de reúso em diferentes eventos e propostas. Entre as parcerias bem sucedida, destaca-se a ponte estabelecida pela SECEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) e as Prefeituras dos Municípios do Rio de Janeiro, que ao utilizarem as fantasias em suas decorações festiva, nos figurinos dos projetos culturais e eventos que fazem parte do calendário de cada localidade, agrega sustentabilidade ao projeto e a cada região do Rio de Janeiro. Uma engrenagem sustentável, cultural e um exemplo para a futura geração.
O acervo do projeto faz parte do objeto do Convênio com a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, dando impulso a uma série de ações sustentáveis sem fins lucrativos, em relação direta com desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, associadas ás áreas temáticas que envolvem tecnologias, competências e novas oportunidades.
.
Realizado pela Associação Brasil Cultural, o projeto não possui fins lucrativos. Os ocasionais lucros são destinados à programas de investimentos e capacitação profissional para mulheres (negras, monoparentais, trans e refugiadas).
.
As ações do Sustenta Carnaval estão alicerçadas nos 17 ODS da ONU, tendo como base um desenvolvimento responsável e atuante para os resultados esperados do projeto. A meta é permanecer diretamente ligado à Agenda 2030 e à “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas” que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.
.
PROGRAMAÇÃO
30 de maio – terça-feira
Participação das seguintes autoridades:
Danielle Christian Ribeiro Barros
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ
Tainá de Paula
Secretária de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro
Clara Paulino
Presidente do Theatro Municipal
Sergio Almeida Firmino
Presidente FICCCERJ
Andréa Feio
Vice-Presidente da Riotur
Cláudia Gonçalves de Lima
Pró-reitora de Pós-graduação da UERJ
.
13h – Abertura da casa
14h – Cerimônia de Lançamento com representantes e parcerias
15:30h – Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto
16h – Mini palestras com roda de conversa com:
— Marcel Gallo Balassiano – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação · Prefeitura do Rio de Janeiro
—Tema: “Carnaval de dados”
— Roberta Castro – Radar Corporativo.
—Tema: “O beabá do ESG”
— Barbara Rigaud – G.R.E.S. TPM
—Tema “Protagonismo Feminino no Carnaval”
.
31 de maio – quarta feira
10h – Aula de customização e reaproveitamento
14h – Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto
Roda de conversa com representantes de iniciativas sustentáveis
Realização: Associação Brasil Cultural
Coprodução: Fundação Macatur e SertãoRio
Apoio institucional: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal Ambiente e Clima, Comlurb, FICCCERJ (Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro), RioTur e Radar Corporativo
Apoio Cultural: A.R.E.S. Vizinha Faladeira, Theatro Municipal, Dimona Camisetas e Polo da Região Portuária
Apoio: Moby Self Storage e Turtles Café
.
Na Rede:
Facebook: Sustenta Carnaval
Instagram: Sustenta Carnaval
CRÉDITOS IMAGENS
Acervo e fantasias: Mariana Pinho
Modelos: Rudah Pinho Martins, Ana Paulino e Eloá Abreu
Direção artística e fotografia: Eliane Góes
.
SERVIÇO
Evento: “Sustenta Carnaval Expo”
Dia 30/5: 14h às 18h
.
Dia 31/5: 9h30 às 18h
Local: 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa
Endereço: Rua Rivadávia Corrêa, 127 – Porto Maravilha, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3148-0300
Capacidade: 600 lugares
ENTRADA FRANCA com inscrições antecipadas até o dia 28/5, domingo, pela plataforma Sympla. cliquei aqui.
EVENTO GRATUITO: Sujeito a lotação
Classificação: LIVRE
(permitida a entrada de menores de 18 anos apenas
se acompanhados dos responsáveis legais)
Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…
No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…
Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…