quinta-feira, fevereiro 20, 2025

Temporada 2025 | Orquestra Sinfônica da USP comemora 50 anos

Orquestra Sinfônica da USP – Primeira apresentação do ano conta com repertório carnavalesco de cantores como Djavan, Jorge Ben Jor e Vinicius de Morais
.
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre sua programação de 2025, neste sábado, 22 de fevereiro, às 16h, com um concerto que antecipa o clima do Carnaval, trazendo ao palco um passeio pela tradição carnavalesca brasileira. O programa sinfônico reúne uma seleção de grandes clássicos populares sob uma nova roupagem, em versões orquestrais que homenageiam gêneros como samba-enredo, marcha-rancho, choro e frevo, e interpreta uma série de marchinhas e canções da bossa nova de autoria de Jorge Ben Jor, Zequinha de Abreu, Djavan, Moraes Moreira e Vinicius de Moraes em arranjos de Mateus Araújo e Gilson Santos. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser adquiridos online. Clique aqui para acessar o site.

Em março, a Orquestra apresenta a série “Concertos 60+: memórias sonoras”. O projeto, pensado especialmente para esta faixa etária, busca aproximar os espectadores da música clássica, a partir de experiências que vão além do usual. A cada evento os participantes terão a oportunidade de se envolver com os repertórios, participar de bate-papos com os músicos e acessar materiais sobre música clássica. A inscrição individual ou de instituições é feita mediante o preenchimento de formulário online. Clique aqui!
.
No mesmo mês, o grupo dá sequência às séries “Esculpir o Tempo”, “Torre do Relógio” e mantém ainda os “Ciclos Didáticos: Naipe da Hora”, projeto pensado com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do funcionamento de uma orquestra pelo ensino e apresentação dos instrumentos utilizados em sua composição, bem como seus naipes e formações. A iniciativa é voltada para escolas públicas ou privadas e as inscrições são realizadas online. Clique aqui!

Em setembro, na Semana Camargo Guarnieri, a Osusp conta com apresentações de solistas conceituados, como Cássia Carrascoza, Luciana Sayure e Eliane Tokeshi. No final do ano, em novembro, o grupo comemora seus 50 anos de existência com apresentações especiais abertas à comunidade USP e ao público em geral.
.
Além de implementar novidades para o público 60+, a temporada 2025 retoma parcerias com o Coral da USP (Coralusp) e a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
.
Texto | Beatriz Ferreira – Da Orquestra Sinfônica da USP. Publicado originalmente em Jornal da USP.

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP 
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec – Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural – Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas “USP 60+”, “Incubadora USP de Cooperativas Populares” e “USP Aproxima-Ação”.
————-
Assessoria de imprensa: Elcio Silva e Fabio Rubira


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES