sexta-feira, novembro 22, 2024

Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto na Sociedade Filarmônica Lyra

Apresentação marca a estreia do Projeto Jean William e Rafael Altro In Concert; O repertório será composto por Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Vivaldi, Schubert, Gounod, Di Cápua, Lara, entre outros.
.
O tenor Jean William e o violonista Rafael Altro se apresentam, em São Paulo, na Sociedade Filarmônica Lyra, com o Projeto Jean William e Rafael Altro In Concert, que reúne árias de óperas e canções brasileiras. A estreia do Projeto será no dia 19 de agosto, às 20h, na Rua Otavio Tarquinio de Sousa, 848 – Campo Belo, em São Paulo. O Projeto é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e Rafa Music e é patrocinado pela Caldema Equipamentos Industriais e Uberlândia Refrescos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Sociedade Filarmônica Lyra, do Instituto Alexa, da Damainfra e de Marcelo Canalli. A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados através do link: clique aqui.

O tenor e o violonista conheceram-se nos bastidores de um concerto de Jean com a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e decidiram criar um duo que conta com um amplo histórico de apresentações. Em geral os tenores são acompanhados por pianistas e orquestras. A proposta original de resgatar o dueto voz e violão na versão erudita tem a intenção de trazer o público da música popular para as salas de concertos eruditos. O repertório composto com arranjos especiais procura dar uma leveza ao concerto. Momentos instrumentais de violão solo levarão ao público o repertório original para o instrumento, que em outro momento será acompanhado por grupo de cordas e piano. A voz do tenor nos levará aos recitais com as famosas árias das óperas clássicas e os lieder românticos. Entre os compositores escolhidos para a apresentação estão Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Vivaldi, Schubert, Gounod, Di Cápua, Lara, entre outros.
.
O projeto oferece ainda um curso gratuito de História da Música e Apreciação Musical. Não há pré-requisitos para participar. Ministrado por Munir Sabag e Marcia Hentschel, o curso compreende o panorama da História da Música no Ocidente e é feito através de audições comentadas de obras musicais de diferentes épocas e estilos, da Idade Média ao século XXI. Ao invés de falar de música de uma maneira abstrata, os professores ampliam a escuta dos alunos contextualizando as obras, compreendendo as formas musicais, conhecendo compositores e construindo um ouvido capaz de apreciar o universo da música de concerto.

Sobre Jean William – Tenor
Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, e foi criado pelos avós. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou em Milão com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em mais de 11 países ao redor do mundo. Apadrinhado pelo Maestro João Carlos Martins, ganhou visibilidade nacional e internacional. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Aberto II. Possui um álbum gravado intitulado Dois Atos. Já se apresentou ao lado de distintos artistas como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém, Mônica Salmaso, entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome. Recebeu da Fundação Pirelli para as artes o prêmio “Talent ar Work”, que premia jovens artistas empreendedores.
.
Sobre Rafael Altro – Violão
Rafael Altro começou a tocar violão aos nove anos de idade. Formou-se no Conservatório Musical Anchieta em São Paulo onde estudou com o prof. Nelson Del Pezzo nos primeiros anos e prosseguiu seus estudos de técnica e de interpretação com o professor e luthier José Egídio de Oliveira. Participou como músico e compositor na gravação do CD “Ritmos do Brasil – Música do Norte”, lançado pelo selo Paulus em 2007. Pela mesma gravadora realizou direção musical e atuou como violonista no CD “Momentos de Reflexão, vol. 2”, lançado em 2008. Em 2012 gravou seu primeiro CD solo: “Conquistas”, uma produção independente que traz composições próprias originais para violão e releituras de temas de espetáculos teatrais. Em julho de 2013 realizou seu primeiro concerto internacional com repertório de música brasileira no XVI Festival Internacional de Guitarra José Tomás – Villa de Petrer (Alicante- Espanha). Atua em concertos com o Trio Cordas ao Vento ao lado de Natasha Matsuura (violino) e Richard Hartstein (flauta), com o Duo ViP, formado em 1998 ao lado do pianista William Labecca e com o Duo Hartstein-Altro, ao lado do flautista Richard Hartstein. Idealizador e produtor da Mostra de Cordas Dedilhadas já em sua 21ª. edição. Atualmente prepara a gravação de seu segundo CD solo intitulado “A Obra de José Egídio de Oliveira” e tem apresentado em seus concertos solos arranjos de Música Popular Brasileira. Ao lado do tenor Jean William apresentou os projetos “Bituca 80 Anos”, “Clássicos” e “Uma voz e um violão em Serenata”.

Sobre Munir Sabag
É doutor em Artes (Processos de Criação Musical / Questões Interpretativas) e licenciado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É também bacharel, mestre e doutor em Física pela USP. Atua como regente coral, arranjador e professor. É membro pesquisador do GEPEMAC (Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto) no Departamento de Música da ECA-USP e Editor Associado do projeto “Tudor Partbooks”, realizado em colaboração entre as universidades inglesas de Oxford e Newcastle. Participou dos International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Festival Europa Cantat realizadas em Barcelona – Espanha (2003), Mainz – Alemanha (2006), Utrecht – Holanda (2009), Torino – Itália (2012) e Tallinn – Estônia (2018). Foi Coordenador de Música da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires (2005-2007), dirigindo seu Coral Municipal durante o período. Desde 2007 é regente do Coral Physicantus (Instituto de Física da USP), do coro internacional “Together We Sing” (Univar Solutions) e do Coral do Ilha (Condomínio Ilha do Sul). Em 2022 assumiu também a direção do Madrigal LivrEncanto.

Sobre Marcia Hentschel
Marcia Hentschel é pianista formada pela Faculdade de Música de Santos, havendo se aperfeiçoado com o compositor e professor Amaral Vieira. Estudou regência com os maestros Juan Serrano, Benito Juarez e Oswaldo Luppi e participou dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de 1976 a 1978. Foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), e participou dos International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Festival Europa Cantat realizadas na Espanha (2003), Alemanha (2006), Holanda (2009), Itália (2012) e Estônia (2018). Atuou como regente convidada dos X e XI Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e já esteve à frente de diversos coros universitários e corporativos. Desde 1984 integra o quadro de regentes do CORALUSP, do qual é atualmente Diretora.

revistaprosaversoearte.com - Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto na Sociedade Filarmônica Lyra
Jean William e Rafael Altro In Concert – foto ©Fernando Mucci

Sobre o Projeto “Jean William e Rafael Altro In Concert
A proposta original do Projeto de resgatar o dueto voz e violão na versão erudita tem a intenção de trazer o público da música popular para as salas de concertos eruditos. O repertório composto com arranjos especiais procura dar uma leveza ao concerto. Momentos instrumentais de violão solo levarão ao público o repertório original para o instrumento, que em outro momento será acompanhado por grupo de cordas e piano. O Projeto oferece ainda um curso gratuito de História da Música e Apreciação Musical no qual os professores Munir Sabag e Marcia Hentschel ampliam a escuta dos alunos contextualizando as obras, compreendendo as formas musicais, conhecendo compositores e construindo um ouvido capaz de apreciar o universo da música de concerto. “Jean William e Rafael Altro In Concert” é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e Rafa Music e é patrocinado pela Caldema Equipamentos Industriais e Uberlândia Refrescos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Sociedade Filarmônica Lyra, do Instituto Alexa, da Damainfra e de Marcelo Canalli.

SERVIÇO
Jean William e Rafael Altro In Concert
Sociedade Filarmônica Lyra
Rua Otavio Tarquinio de Sousa, 848 – Campo Belo – São Paulo/SP
19/8/2023 – 20h
ENTRADA FRANCA
Retirada de ingressos: clique aqui.

Jean William e Rafael Altro in Concert Home Nova


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES